Esquadrilha da Fumaça inicia treinos com nova aeronave Super Tucano
Adaptação dos pilotos da FAB começa nos próximos dias em Pirassununga. Tucano T-27, usado por 30 anos, será substituído pelo Super Tucano A-29
Os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciam nesta semana, em Pirassununga (SP), os treinamentos no avião Super Tucano A-29. A nova aeronave substituirá o Tucano T-27, modelo utilizado pela Esquadrilha da Fumaça há 30 anos.
“Foram anos muito marcantes. Com certeza as pessoas têm ótimas lembranças, atravessando o país, a América, o Atlântico, para chegar à Europa. É um avião que vai trazer muita saudade para aqueles que já o operaram”, declarou o capitão André Fabiano da Silva.
O novo modelo traz uma pintura com cores mais vibrantes e uma bandeira brasileira estampada no leme, além de novas tecnologias. Algumas informações de comando, como velocidade e altitude, estão bem na visão do piloto.
“Sem precisar gerenciar a aeronave olhando para dentro, ele gasta toda sua energia olhando para o líder e tendo as informações de como ele está em relação ao avião. Dessa forma, ele utiliza a aeronave como um todo com maior facilidade”, explicou o capitão Daniel Garcia Pereira.
O Super Tucano é utilizado pela FAB para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil. Segundo o sargento mecânico Marcelo Gomes de Moraes, o avião terá diferenciais para atuar na Esquadrilha da Fumaça. “A adaptação que vai diferenciar dos outros Super Tucanos é o sistema de fumaça, que, mecanicamente, é muito parecido com o que a gente já usa”, disse.
Cursos
Os mecânicos também estão fazendo cursos para a nova manutenção. O A-29 tem praticamente o dobro do peso do Tucano e quase o dobro de potência, além de ser mais rápido. A velocidade máxima do Tucano era de 500 quilômetros por hora, enquanto o Super Tucano atinge 690 quilômetros por hora.
“Isso faz com que o voo seja um pouco maior. Isso dá mais energia para o piloto trabalhar e requer uma adaptação”, afirmou o capitão Garcia.
Antes do voo os pilotos, vestem um equipamento com um sistema que diminui os impactos da força da gravidade no organismo. “É tipo uma boia, ele é inflado de forma a não permitir que o sangue em excesso vá para as pernas”, contou o capitão André.
Os primeiros voos estão sendo feitos com apenas um avião. Cinco Super Tucanos já estão em Pirassununga e outros sete ainda chegarão. A partir deste momento, os estudos vão ser intensificados.
“Vamos ter aula, estudar, aprender, fazer muita reunião para começar implantar o A-29 e, se Deus quiser, até o fim do ano, quem sabe, estarmos demonstrando com a aeronave”, informou o capitão Marcelo Oliveira da Silva.
FONTE: G1
Boa sorte ao EDA nessa nova fase.
Gostaria de saber se as duas ponto 50 foram retiradas como forma de reduzir o peso da aeronave nas demonstrações.
Gostaria de saber se as duas ponto 50 foram retiradas como forma de reduzir o peso da aeronave nas demonstrações.
Caro Eleazar Moura Jr.
Sim, elas já foram retiradas das aeronaves que estão na AFA. Repare nas fotos que nós tiramos do primeiro avião recebido pelo esquadrão em dezembro passado. Fotos no link abaixo
http://www.aereo.jor.br/2012/12/18/ha-algo-de-novo-no-hangar/
Obrigado, acredito que esta era uma das dúvidas principais de muitos internautas que visitam este blog.
O A-29 ficou bem no uniforme novo do EDA. Não vejoa hora de ver uma apresentação com os novos pássaros.