Nota de Falecimento – Major Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos
Lamentamos profundamente informar que o herói de guerra, Major Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos, alçou hoje seu último voo diretamente ao seu merecido lugar na história.
O veterano da II Guerra Mundial faleceu após cinco dias de internação no Hospital Central da Aeronáutica, em decorrência de infarto agudo do miocárdio e pneumonia. As homenagens serão prestadas nesta tarde, das 13 às 16 horas, no Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). O sepultamento será no Cemitério São João Batista, às 17 horas. O uniforme previsto é o 7°A.
Depois de uma longa vida dedicada à Força Aérea, marcada, principalmente, pelas 93 missões de combate do 1° Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) nos céus da Itália, o Major Brigadeiro Meira deixa a esposa, Maria do Carmo Pessoa Meira de Vasconcelos, com quem teve três filhos, Hélio, Gilda e Marcio. Os filhos lhes deram quatro netos, Roberta, Giulia, Luiz Paulo e Lucas.
Seu legado de profissionalismo, vibração e amor pela Força Aérea Brasileira será sempre lembrado por esta instituição que ele ajudou a construir.
Brasília, 30 de março de 2013.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
LEIA TAMBÉM:
Descanse em Paz Aviador.Meus sentimentos a Família.
Meus sinceros, profundos e tristes pêsames às famílias, sim, as unidas pelos laços de sangue, de ofício, das lutas nos céus da Europa e os demais familiares reunidos ao longo de uma vida de exemplos e virtudes que tornam nossos vínculos eternos. Há uns 18 anos, quando me aprofundei mais na literatura das armas, pela disponibilidade quase infinita de excelentes mídias a respeito que se sucedeu no Brasil a partir de então, pesquisava a história da FAB, mais especialmente do 1º GAvCa, e sempre me intrigou a imagem do Brig. Meira. Em praticamente todas as fotos suas fotos da época… Read more »
É com profunda tristeza que presto essa homenagem ao Major-Brigadeiro Meirinha, combatente da Segunda Guerra Mundial. Quando retornou do teatro de operações europeu ajudou a dar continuidade ao grupamento de caça (1º Grupo de Caças), que hoje reside na Base Aérea de Santa Cruz. Nesse momento voltou para o céu, onde por vezes esteve, deixou seu nome no panteão da história e deve ser lembrado como herói nacional.
93 missões de combate! Isso é para poucos!
Que descanse em paz. Condolências aos familiares.