Gripen E/F e sua carga de mísseis ar-ar: testes de hoje, possibilidades de amanhã
Na foto acima, o demonstrador da nova geração (NG) do caça sueco Gripen, às vezes também chamado de aeronave de testes do Gripen F (embora as possíveis encomendas de nova geração ainda só tratem do modelo E, monoposto), é visto demonstrando uma carga de quatro mísseis Meteor de médio alcance e dois IRIS-T de curto alcance.
A demonstração foi feita em janeiro deste ano na Suíça. Pode-se reparar, clicando na foto para ampliá-la, que há duas estações vazias na fuselagem ao lado da que está ocupada por um tanque externo central. Podemos contar seis mísseis ar-ar no total.
Numa possibilidade mostrada em ilustração da Saab da futura aeronave suíça, logo acima, pode ser vista uma carga de três mísseis Meteor sob a fuselagem (um deles no lugar do tanque central externo da foto do alto), além dos quatro sob as asas, aos quais se somam os dois IRIS-T dos trilhos pontas das asas. Nessa imagem que já foi divulgada aqui no site, um total de nove mísseis ar-ar poderia ser levado pelo caça – evidentemente à custa de outras cargas externas, como tanques de combustível.
Já imagem no site da campanha do caça para o Brasil, logo abaixo, há uma ilustração com várias possibilidades de transporte de mísseis ar-ar, com a diferença que, na estação central da fuselagem (denominada 5C), não aparece a possibilidade de transporte de um míssil ar-ar como na imagem acima.
Outra curiosidade é que apenas os mísseis de médio alcance AIM-120 aparecem como possibilidades nas duas estações da fuselagem (5R e 5L), com o Meteor surgindo como opção apenas nos pilones sob as asas (vale lembrar que a estação 4, mais à frente sob a fuselagem, é destinada a um pod designador). Assim, o máximo de mísseis ar-ar transportados nesta ilustração, em variadas opções, chega a um máximo de oito unidades.
Com a continuidade do desenvolvimento da nova geração do caça para a Suíça e a Suécia, decorrente da aprovação de verbas para esse fim (veja links abaixo) é possível que essas diferentes configurações divulgadas em momentos diversos se consolidem. Assim, com a eventual produção de novos protótipos para as campanhas de testes da nova versão (um deles previsto para este ano, conforme matéria da lista abaixo), talvez vejamos nos próximos anos a divulgação de imagens com mísseis sendo transportados nessas estações da fuselagem, ou mesmo fotos de testes de separação das armas.
IMAGENS: Saab
VEJA TAMBÉM:
- Saab recebe segundo pedido para desenvolvimento do Gripen E
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F
- Um Gripen conjunto para Suécia e Suíça
- Seminário na Suécia vai responder a questões sobre o Gripen E para a mídia
- Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG
- Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013
- Forças Armadas da Suécia querem Gripen modernizado
- Gripen na Suíça: ratificação da compra poderá ocorrer em junho deste ano
Propagandas do Gripen e da Hyundai nos remetem sempre a um mundo de produtos perfeitos.
Brincadeiras e ironias a parte, alguém sabe algo sobre a quantas anda o MAA-1B que aparece nesta ilustração da SAAB?
Até onde eu sei as estações 2 e 3 podem receber lançadores duplos, que somados ao MRAAM da estação central (5C), soma 13 misseis ar-ar ao todo.
Do jeito que está ficou parecendo que só pode-se levar 8 AAMs.
Todas as estações, com exceção da 4, podem receber pelo menos 1 AAM, podendo as estações 2 e 3 receberem ou não lançadores duplos.
E até onde eu sei as estações molhadas são as 3 e as 5 (R,C,L), mas de modo que não pode ser levado um tanque na estação central (5C) se as laterais (5R e 5L) estiverem ocupadas com tanques.
Ou seja, simultaneamente o máximo de tanques transportados são 4 (3, 5R, 5L e 3).
Na verdade, se houver tanques instalados na estações 5R e 5L, a 5C fica inutilizada.
Pode até acontecer de em uma eventualidade um Gripen E/F ter de sair carregado com 9 mísseis. Mas não acredito muito nisso não… 2+4 me parece estar de bom tamanho.
[]’s
Nick, Eu não acredito que na prática vá com mais de 6, mas a questão é, teoricamente, qual a quantidade máxima por estação e qual as estações que podem recebê-los. Pelo que eu sei do Gripen NG, ou se preferir, E/F, todas as 9 estações de armas suportam mísseis ar-ar, sendo que quatro delas podem opcionalmente receber um lançador duplo para mísseis MRAAMs. E em sendo verdade, é um fator importante se imaginarmos a maior flexibilidade que isso possibilita no caso do planejamento da missão. Por exemplo, num caso de ataque naval as estações 5R e 5L podem estar ocupadas… Read more »