Pernambuco vai firmar parceria com Boeing para transferência de tecnologia
O governador Eduardo Campos e Donna Hrinnak, presidente da Boeing Brasil, assinam nesta quarta-feira (27), às 15h, na sede provisória do governo do estado, no Centro de Convenções, um memorando de entendimento entre a Boeing e o estado de Pernambuco.
A parceria abre caminho para a transferência de tecnologia e aprimorar o treinamento na área de soldagem e outras técnicas essenciais de fusão de materiais utilizadas por empresas locais na construção de navios e plataformas de petróleo para a indústria brasileira de petróleo, óleo e gás.
Em nota à imprensa, a assessoria de comunicação do governo informa que “o acordo assinado pelo governador e a Boeing permitirá colaborações com instituições técnicas e universidades brasileiras”. O apoio às indústrias e às instituições de ensino locais, segundo o documento, “faz parte da proposta apresentada pela Boeing para a licitação do programa F-X2, da qual a empresa participa com o caça Super Hornet”.
A TWI Ltda., líder global em tecnologia de engenharia com sede no Reino Unido, trabalhará com a Boeing e instituições técnicas e universidades brasileiras para compartilhar os últimos avanços nas tecnologias e técnicas de fusão de materiais e para desenvolver programas de treinamento.
FONTE: Diário de Pernambuco
COLABOROU: Corsario137
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Vou dizer o que depois dessa? E ai Ivan, vamos de Vespões?
Abs,
Ricardo, o rubronegro.
Ricardo, temos duas coisas em comum, ambos somos do Grande Recife e ambos somos rubronegros (do Sport Recife e não do Flamengo).
Cara, não gosto do Eduardo Campos pela sua tendência autoritária, entretanto, o cara não tem pena de investir, com ele o Guido Mantega não teria vez. Por esta razão creio que será meu candidato à presidência no próximo ano, quem sabe assim saem os programas de modernização das nossas forças armadas.
Boeing aumentando o poder de fogo do seu lobby… Tá ficando difícil não escolher o F-18E , se já não o escolheu.
[]’s
Senhores, por favor não entrem no assunto de eleições e candidatos, para não desvirtuar o debate (independentemente do partido de cada um) para a propaganda política.
Foi mal Nunão… Se quizeres podes editar meu comentário.
Muito bom: a transferência de tecnologia francesa é ruim, mas agora o Brasil aprende a soldar com a Boeing e, isso sim, é transferência de tecnologia!
Já dizia Chaves: “É melhor ir ver o filme do Pelé!”
Qual transferência de tecnologia francesa?
Enquanto a Dassault promete, a Boeing faz…
No mais, sugiro se informar do que está envolvido em aprender técnicas de fusão de materiais de alta tecnologia. Dica: é coisa bem pouco simples…
Exatamente Milord! Enquanto a Dassault fica iludindo a petralhada com a tal da “transferênfia irrestrita di tequinúlugia”, a Boeing já está cumprindo com os offsets desejados pelo Brasil
Que chore a Dassalt e a Saab pois a Boeing nao ta jogando p/ perder e ainda tem chance do negocio ja estar encaminhando sem uma notificaçao formal.
Tireless, bom dia. Por definição, e também por requisitos, offset só existe e só é aceito depois da assinatura do contrato comercial. O objetivo é que ninguém venha a pedir ressarcimento caso não seja contratado, e que sejam trazidos projetos novos, sem usar aquilo que já é passado e tenha sido realizado com outras motivações. Por isso é que as empresas apenas fazem memorandos ou promessas nessa fase. Algumas ações mais efetivas e custosas, quando são feitas, têm real vantagem econômica perante outras alternativas no mercado. Todas as demais iniciativas pré-contrato são atividades pagas com dinheiro do caixa, contabilizadas como… Read more »
Obrigada pela correção Justin. Mas o fato é que o esforço comercial da Boeing se mostra mais robusto e benéfico ao Brasil que o demonstrado até o presente pela Dassault.
Justin Case disse: 27 de março de 2013 às 8:42 Ééééé caro Justin, tá tudo muito certinho, e coisa e tal, offset só depois de assinado os contratos e etc… Mas a verdade é que o que a Boeing demonstra é CONFIANÇA em nosso país. Vontade de INVESTIR de verdade no Brasil, e isso independente do porco do contrato do FX2. Logo eles, “usmalditusamericanu”, que sempre foram acusados, mais do que injustamente por sinal, de deixarem o Brasil para escanteio. O que esse ato da Boeing demonstra, aliás como outros já tomados anteriormente, é que CAIU POR TERRA a desculpa… Read more »
A Boeing não está de olho só no F-X2.
A empresa é muito grande e atua em vários segmentos. Seus interesses no Brasil vão além do F-X2.
Cara não da pra acreditar no que leio aqui, quando que o BRASIL precisa de tecnologia pra unir chapas para plataforma e navios, isso é aço comum, vcs sabiam que as turninas de Itaipu foram feitas aqui, o maior rotor do mundo de turbina de geração de energia eletrica de tres gargantas tambem foi soldada aqui, os soldadores brasileiros sempre ganham os melhores premios como melhores soldadores do mundo, e agora pq a Boeing fala que vai ensinar o Brasil a soldar o pessoal se derrete, particularmente tambem estou torcendo para que eles vençam, mas por favor nao venha me… Read more »
Galeão, Acho que precisamos saber um pouco mais do que é mostrado na curta nota, a respeito dessa transferência de tecnologia citada, antes de “malhar” ou “aplaudir” a notícia. Atendo-me ao pouco que é dito na nota, uma suposição é que os planos de expansão dessa indústria em Pernambuco necessitem de programas massivos de treinamento da mão de obra em novas técnicas, e a Boeing está aproveitando a oportunidade aberta. Problemas com recursos humanos, em praticamente todos os níveis, tiveram que ser enfrentados na indústria naval em Pernambuco, e o caso do navio João Cândido do estaleiro Atlântico Sul é… Read more »
Galeão Cumbica disse:
27 de março de 2013 às 10:20
Caro Galeão, ao que parece o governo de Pernambuco não concorda contigo. E se não tivesse utilidade nenhuma (a tecnologia da Boeing) não haveria empresas brasileiras da área interessadas concorda?
Sds.
MiLord,
Isso é tipico coisa de politico, quando vão dar lápis nas escolas, montam palanque e compram horário de TV.
GC
Nunão sempre levantando pontos interessantes, isso ta acontecendo muito na área de Oleo e Gás, que é a área que a Boeing esta entrando ai, mesmo o pais ja possuindo um amplo conhecimento em varias áreas não esta tendo competência de repassar este conhecimento, pois são muitas pessoas novas chegando, bem citado também toda a experiencia brasileira em construção marítima no período de 70 e inicio dos anos 80, e foi dizimada, diga os estaleiros no RJ Sermetal, etc! Agora que a Boieng poderia ser mais arrojada, tipo pegando as empresas de tecnologia de Recife que não são poucas, principalmente… Read more »
Ricardo e Lyw,
Saudações alvirubras!
Interessante iniciativa, mostrando que a Boeing está realmente interessada no Brasil, e não apenas no F-X2, o que me parece natural.
Continuo gripeiro, ou gripado para outros tantos, mas tenho observado que os yakees estão buscando redescobrir os caminhos para o sul deles, ou quem sabe para nosso nordeste. Quase abala minhas convicções… he he he.
Abraço,
Ivan, do Recife.
Nunão,
Estes movimentos de norte (Yankee) para sul (Tupiniquim) tem outros lances interessantes, como este descrito no Valor Economico:
http://www.valor.com.br/empresas/3062316/rockwell-collins-entra-no-projeto-do-kc-390#
Abç.,
Ivan
De fato, Ivan. Acho que enquanto vc escrevia essa matéria do Valor Econômico já estava entrando no ar, via Poggio.
Caríssimos,
Foi apenas um movimento no Xadrez. A Boeing estará sim ganhando com esse investimento, independente do FX2, porém o que sai na Manchete é o que vira notícia.
Aguardemos…
Ricardo Recife e Lyw, também sou de Recife e torcedor do Sport.
Gostei muito de ler sobre um acordo entre Pernambuco e a Boeing, mesmo sendo relativo a solda visando construção naval. Penso que é por aí mesmo, temos que buscar toda capacitação para produzirmos, nos tornarmos competitivos em todas as áreas que resolvermos nos envolver. Investimos na construção naval? Então temos que buscar competência. Parabéns ao Governador pela parceria com a Boeing.
E o conterrâneo Ivan (Timbu) parece que vai ganhar o segundo turno do pernambucano.
Abraços
Ivan, sinto muito pelo teu problema congênito, dizem que é uma deficiência incurável (ser alvirubro). De Ivan O Terrível, passarás a ser chamado de, Ivan O Delicado 😛
Abraços a Ricardo Recife e Ivanildo Tavares.
Talvez a demanda por essa tecnologia seja um desejo do governador de Pernambuco em sanar os problemas que afligem os navios oriundos do EAS, obra de marketing do iluminado de 9 dedos. De toda forma é um excelente sinal da Boeing demonstrando confiança em nosso país cumprindo aquilo que pôde prometer, bem diferente da Dassault que fez promessas que não podia cumprir (ToT irrestrita e auxílio no desenvolvimento dos caixões das asas do KC-390). E nessa hora, onde se esconde notável petralha tigroso….rs!