Segundo representante da Kamov, WZ-10 chinês baseou-se em projeto russo
O construtor principal da empresa Kamov, Serguei Mikheev, apresentou, na feira Heli-EXPO de Las Vegas, informações segundo as quais o WZ-10, que é o principal helicóptero militar moderno com que está a ser equipada a aviação do exército da China, foi criado com base num esboço de projeto da autoria da Kamov.
Essa declaração permite ver de outra forma o papel da Rússia no desenvolvimento do fabrico de helicópteros chinês.
Desde os anos de 1970 que a indústria de helicópteros da China se desenvolvia se apoiando na cooperação com os fabricantes europeus. Os tipos de helicóptero de base principais que a indústria chinesa fabrica, o Z-8, o Z-9 e o Z-11, são versões sob licença, ou cópias criadas por iniciativa própria, de helicópteros franceses.
Quando apareceram as primeiras fotos do WZ-10, a maioria dos observadores estrangeiros não suspeitou que havia influência russa nesse helicóptero. Como fonte tecnológica estrangeira era sobretudo citada a companhia anglo-italiana Agusta Westland.
No entanto, segundo o construtor principal da empresa Kamov Serguei Mikheev, o esboço de projeto tinha sido executado em 1995 no âmbito de um contrato com a parte chinesa e de acordo com o caderno de encargos preparado pelos chineses. A Kamov não participou no posterior desenvolvimento do helicóptero e, por isso, não se pode dizer que o WZ-10 tenha sido concebido pela Rússia. Entretanto, a declaração de Mikheev permite avaliar de uma nova forma o papel da Rússia no desenvolvimento da construção de helicópteros pela China nas últimas décadas.
O projeto em esboço é apenas o primeiro passo na criação de um aparelho. Os desenvolvedores russos, se apoiando na sua vasta experiência, puderam indicar aos chineses apenas as abordagens de base e os princípios de solução para os problemas. A realização do projeto e as soluções técnicas em concreto são exclusivamente chinesas. O helicóptero WZ-10 percorreu um longo e penoso caminho na busca de soluções ótimas e na eliminação das falhas. Ele realizou o seu primeiro voo em 2003 e sua entrada ao serviço nas unidades se iniciou a partir de 2010. Durante muito tempo, ele não teve um motor chinês adequado, por isso os protótipos usavam motores importados da Pratt&Whitney of Canada.
Apesar de a maioria dos helicópteros completos terem sido comprados pela China à Rússia (Mi-17, Ka-27, Ka-32 e Mi-26), a indústria de construção de helicópteros continua se desenvolvendo em estreita cooperação com o consórcio construtor europeu Eurocopter. Em conjunto com os europeus, está a ser desenvolvido o principal projeto perspectivo da construção de helicópteros chinesa que é o novo helicóptero multifuncional Z-15 com 6 toneladas.
A China está a discutir neste momento com a Rússia um novo projeto conjunto importante na área da construção de helicópteros que é o projeto conjunto de um helicóptero pesado de transporte. Está previsto que ele seja inferior em peso de decolagem e em carga útil ao gigante russo Mi-26, mas ele será superior ao Mi-17. As conversações, que tiveram início ainda em 2008, estão a decorrer com grande dificuldade. As partes discordaram durante bastante tempo do aspeto técnico do aparelho e da parte do projeto que iria caber a cada uma das partes. As direções políticas da Rússia e da China, no entanto, sublinharam por diversas vezes o seu interesse nesse projeto, o que permite supor que, no final, ele será realizado em termos práticos.
FONTE: Voz da Rússia
NOTA DO EDITOR: este helicóptero e outros armamentos chineses estão num artigo da revista Forças de Defesa número 7, em breve numa banca perto de você.
Eu acho dúbias as matérias da Voz da Rússia.
Um exemplo: Neste fim de semana, agências noticiosas ocidentais, davam como certo a assinatura de um novo acordo de aquisição de equipamentos militares (24 caças Su-35 e quatro submarinos diesel, além de outros itens importantes…) pela China junto a Rússia.
No mesmo dia, a Voz da Rússia desmente o assunto acima.
Mas, na semana passada, se lia, no site da Voz uma matéria com o título de “Situação no Mundo Empurra Rússia E China Para A Cooperação Militar”….
Vai entender o que o editor que dizer….
Sds.
Baschera disse:
25 de março de 2013 às 14:23
“Eu acho dúbias as matérias da Voz da Rússia.”
Mas essa declaração foi dada pelo Mikheiev em uma Heli-Expo nos EUA e foi noticiada pela Aviation Week, então, não é einvenção da Voz da Russia (pode ser que seja invenção do Mikheiev, mas há documentos da Kamov e fotos em túnel de vento):
http://www.aviationweek.com/Blogs.aspx?plckBlogId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post:a4ea89f3-93ec-4ad8-9955-732646b5a423
http://www.aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/awx_03_07_2013_p0-556313.xml
Abraços
Em termos de desenho, o helicoptero chines e belissimo. Se presta, nao sei.
Ja em Banarnia, continuamos a “receber“ a tal “transferencia de tecnologia“ dos franceses (ho, ho, ho… tenho que rir), pagando um valor que daria para desenvolver uma aeronave nacional e ainda comprar as mesmas unidades.
Acredito que uma solucao para o Brasil seria uma parceria sino-banarniense, para a aquisicao do expertise chines na area de fuzilamento em caso docorrupcao. So isso para explicar a diferenca entre eles e nos.
Olhando a evolução chinesa militar nos últimos 20 anos, sempre será possível “achar” influencias de terceiros em seus projetos. Olhamos seus AAM e vemos o PL-11 como uma cópia licenciada do Aspide Italiano. O PL-8 e vemos ali uma cópia licenciada do Python III israelense. O PL-7 e vemos o Matra 550 Magic (este não licenciado). Quando se vê o Chengdu J-10 alguns enxergam ali um certo DNA do programa LAVI. Quando olhamos a Shenzhou vemos uma atualização do projeto da Soyuz, espaçonave esta que teve um exemplar vendido pela Rússia e detalhadamente examinado pelos chineses no começo dos anos… Read more »
Que é bonito o bicho é. Se solta pecinha ou não são outros quinhentos… 🙂
O WZ-10 pode ter partido de um esboço da Kamov, mas os méritos são todos chineses. E mais, esse heli lembra mais um modelo ocidental que russo. Por exemplo, o resultado final parece ser o cruzamento de um Comanche com o Mangusta . 🙂
Parabéns para os chineses.
[]’s
Enquanto isto,em Banânia… um certo contrato multi-milionário de aquisição de kombis voadoras que não podem voar por muito tempo e muito menos sobre o mar…. começa a incomodar…. “ratos” vermelhos já pularam fora…deixando o abacaxi para os “ratos” bicudos … também envolvidos até o pescoço nesta nebulosa aquisição….. cujos downpayments já começaram a atrasar ante a falta de solução do fabricante. Aliás, problema que vem sendo mascarado pela mídia… causando prejuízo de milhares de dólares a empresas de taxi e a contratante principal, certa empresa estatal, a qual esta “pagando” por helicópteros que não podem ser usados nas operações do… Read more »