Esquadrão francês de EC725 ‘Caracal’ deixa o Afeganistão após sete anos
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Aeronaves do esquadrão 1/67 ‘Pyrénées’ cumpriram mais de 3400 missões e 3325 horas de voo no Teatro de Operações Afegão
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Na semana passada, a Força Aérea Francesa divulgou nota sobre a última missão realizada pelo Esquadrão de Helicópteros (EH) 1/67 “Pyrénées” no Afeganistão, realizada em 24 de fevereiro. A unidade é equipada com aeronaves EC725 Caracal. A missão foi marcada pela seguinte fonia no rádio, às 19h45 hora (hora local) daquele dia:
– Controle de Kaboul, aqui é ‘Roxana 67.’
– Roxana 67, prossiga.
– Roxana 67 vai cortar os motores e sair… definitivamente!
Naquele instante, segundo a nota, a emoção foi grande na tripulação do helicóptero EC725 Caracal da Força Aérea Francesa, pois isso marcava a virada de uma página de sete anos de presença no Afeganistão, numa experiência sem equivalente naquele Teatro de Operações para o esquadrão “primeiro a chegar, último a sair”.
A última missão se juntou a mais de 3400 outras realizadas, que somaram 3325 horas de voo realizadas e 229 evacuações aeromédicas (Medevac), em condições especialmente hostis, com temperaturas extremas e noites muito escuras.
Segundo a nota, a unidade esteve presente nos engajamentos mais marcantes do conflito, como a Emboscada de Uzbeen e a Batalha de Alasay. O esquadrão também realizou duas missões de Busca e Salvamento de Combate (C-SAR) atendendo a dois acidentes de helicópteros. Estes engajamentos operacionais renderam em novembro de 2011 a condecoração da Cruz do Valor Militar (Croix de la Valeur Militaire) à unidade.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
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Comentário de fundamentalista pró-EUA chamando essa belíssima máquina de jaca em 3, 2, 1…
Belíssima máquina??? Essa kombi-voadora atulhada de penduricalhos e cheia de arestas? Credo, isso deve dar até tétano!
Pô, num força parceiro. Poderia até ter dito que é uma boa aeronave, que cumpre a função, etc.
Mas ao dizer que esse treco é “belíssimo” quem acabou passando por fundamentalista francófilo foi você…
Hehehehe eu ganho pouco, mas me divirto…
O problema deste helicóptero, não é ele, mas sim o quanto foi pago por ele, e para oquê ele é destinado….
Como já disse em outras vezes, na nossa situação, se optarem pelo Rafale, ou pelo F35, ou por SU 35, ou pelos F16 de fim de linha, será um progresso… mas o negócio só vai ser bom, dependendo do quanto pagaremos e o quanto “agregaremos” com isso…
Abraços
Esquadrão???
Tinham só 3 gatos pingados operando e olha lá.
Qnto a cumprir a função, depende, vai que a transmissão quebra…
Roxana… hummmmmmm
Aliás, as aeronaves continuam com PROIBIÇÃO de voar sobre o mar.
E sem previsão de solução quanto ao problema.
Pois é, Ribeiro, o problema é justamente o quanto pagamos por ele.
No câmbio da época do contrato equivalia a US$60 milhões por unidade.
Os irmaos destes ainda nao estao voando por aqui! o EC 225.
sds
GC
Vários amigos meus do EB me disseram que o gatinho sofre na Amazônia…
Enquanto os Falcões Negros sobram…
Só uma pergunta que não quer calar:
Por que a MB não aproveitou o gatinho e prefiriu comprar o Falcão do Mar???
ST.
Chute mesmo: essa caixa de transmissão está subdimensionada para essa aeronave.
Adivinha que vai pagar a conta na hora de trocar todo o conjunto?
CorsarioDF
É que gatinho escaldado tem medo de água fria.
Dois detalhes nessa aeronave da força aérea francesa:
1) A proteção na saída de gases do motor, obviamente para reduzir
a assinatura de calor;
2) E a proteção blindada na porta da cabine, na altura da cabeça dos pilotos.
Ninguém consegue digerir o valor pago por estas aeronaves e o que elas trarão de operacionalidade para nossas forças desarmadas e incentivos para a indústria nacional. Pagar os olhos da cara pela tal “ToT”de uma aeronave antiga e cheia de problemas na sua versão mais nova é de doer. Os Falcões do Mar (valeu CorsarioDF!) custaram U$ 194 milhões por 4 unidades mais duas opções. Entregues em menos de dois anos. Com os U$ 3 BILHÕES gastos nesse programa sem licitação, RFP e requisitos das Forças Armadas, dava pra ter comprado 61 (SESSENTA E UM) Seahawks COMPLETOS DE FÁBRICA mais… Read more »
Só para comparação:
http://3.bp.blogspot.com/-Kbw6mbVicAM/UBcHohaUeqI/AAAAAAAABP0/WJC_SFVUCEw/s1600/Seahawk-MH-16-3035.jpg
Algum colega advogado aqui do blog poderia me ajudar a criar uma petição pedindo a investigação desta compra pelos órgãos legais cabíveis? Só aqui no blog já dava pra colher umas mil assinaturas!
Emails para darthmmaARROBAgmailPONTOcom
Almeida
Só uma correção: até onde sei, o custo de cada Sea Hawk foi de US$25 milhões.
Marcos,
Depende a compra. Há valores e datas diferentes.
Depende fundamentalmente de cada contrato, se FMS, ou não e de que e quais componentes e acessórios , etc, etc, foram adquiridos.
Sds.
Vader disse:
19 de março de 2013 às 7:10
“Credo, isso deve dar até tétano!”
kkkkkkkkkkkkk
Almeida disse:
19 de março de 2013 às 16:02
Almeida, é só alguém que conheça um Procurador da República dar a fita.
Mas duvido que alguém queira mexer nessa cumbuca. Foi muito dinheiro pra muita gente. Da situação e da oposição.
Bota na conta do Papa… 😉
Vader:
Bota junto os milicos-melancia!
Para quem não sabe o que é milico melancia: é aquele que é verde por fora, mas vermelho por dentro.
“…e a indústria aeroespacial nacional.”
Quem???
Ah, vc deve estar falando daquele monte de fabricantes de ultra-leves.
Senhores,
Falando em heli….. sabem aquele “modelo de ataque” que a Alemanha está devolvendo ao “fabricante”….. que está cheio de problemas também…e recentemente foi “groundeado”…..
Pois é….. já estão dizendo que foi oferecido a um certo pais acostumado a comprar coisas usadas…..
Sds.
E alguém aí sabe ou tem condições de descobrir o que o Antonov, que chega ao Brasil hoje, está trazendo ??
Sds.
Sabe se vem pra SBKP Bascha?
Vader,
Não ….. não é Campinas…. é região dos lagos….
Sds.