General Dynamics recebe contrato para computadores do Super Hornet
–
Mais de 1500 computadores de missão já foram entregues pela empresa para jatos F/A-18 da Marinha dos EUA
–
Na última quarta-feira, 13 de março, a empresa norte-americana General Dynamics Advanced Information Systems informou que recebeu contrato de 19,3 milhões de dólares para fornecer computadores de missão avançados (advanced mission computers – AMC) Type 3 destinados a aeronaves F/A-18 Super Hornet e E/A-18G Growler, da Marinha dos Estados Unidos. A empresa, que é uma unidade de negócios da General Dynamics, vem fornecendo equipamentos AMC para jatos F/A-18 desde 2002.
O AMC é o centro nervoso do Super Hornet, provendo consciência situacional e controle dos sistemas de combate para a tripulação de voo. Trata-se, segundo a empresa, de um sistema robustecido, de elevado desempenho e altamente confiável para processamento de informações. O AMC pode processar fluxos de dados em alta velocidade provenientes das mais recentes tecnologias de sensores, desempenhando processamento de uso geral, entrada e saída, vídeo, voz e gráficos, sendo também projetado para operar em condições ambientais extremas encontradas pelos aviões de combate de alta performance da atualidade.
Na nota, a empresa também destacou um marco atingido no ano passado, quando foi entregue o AMC de número 1500 para a Marinha dos EUA, dentro do programa do Super Hornet. O uso de itens “de prateleira” (COTS – commercial off-the-shelf ) e a arquitetura aberta do sistema permitem rápidas insersões de tecnologia para aumentar a capacidade e manter os custos de ciclo de vida baixos. O trabalho relativo a este novo contrato deverá ser completado no final de 2014.
FONTE: General Dynamics (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Marinha dos EUA
NOTA DO EDITOR: apesar da quantidade de computadores envolvida neste contrato não ter sido revelada pela nota da empresa, informe de dois anos atrás a respeito de outro contrato relacionava a produção de 118 unidades a 30,6 milhões de dólares – pode-se, então, estimar comparativamente a quantidade do novo pedido a partir desses números.
VEJA TAMBÉM:
- Novidades do Super Hornet: contrato para 118 computadores de missão…
- Boeing oferece Super Hornet ao Canadá pela metade do preço do F-35
- Super Hornet para a USN: mais contratos da Boeing e da General Electric
- Cinco bilhões por mais 124 Super Hornet/Growler
- DoD* certifica aquisição de 124 Super Hornets e Growlers
- Que é que há, ‘velhinho’? Há encomendas de F/A-18!
- Marinha dos EUA de olho no ‘Super Hornet International Roadmap’
- Boeing revela mais detalhes do ‘International Roadmap’ do Super Hornet
- Boeing e AEL conectam simuladores nos Estados Unidos e Brasil
- Simuladores: Poder Aéreo ‘voa’ Super Hornet ‘na ponta dos dedos’ – parte 1
- Simuladores: Poder Aéreo ‘voa’ Super Hornet ‘na ponta dos dedos’ – parte 2
Bela foto do SH nas cores do VF 143 Pukin’ Dogs, tradicional esquadrão da USN que voou de Tomcat de 1974 até 2005, e após 31 anos transicionou para o SH.
Na foto que se segue no link, um vôo em formação de um Tomcat e um SH nas cores do VF 143, sobre a ‘Naval Air Station de Key West’, na Flórida.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3b/VF-143_F-14_F-18_2005.jpg
É tudo isso regado com rede de fibras óticas trafegando de um lado para o outro dentro do avião.