LAS: contrato do Super Tucano pode superar o dobro do valor inicial
O contrato para venda do Super Tucano aos Estados Unidos pode ficar maior do que as 20 aeronaves e outros itens a serem entregues até 2015. Um detalhe importante do contrato divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (clique aqui para acessar o original) pode ter passado despercebido por quem focou apenas nos 427 milhões de dólares da chamada “Delivery Order 001”: sob o mesmo contrato concedido, pode-se fazer encomendas até um valor máximo autorizado de 950 milhões de dólares até o final da vigência em fevereiro de 2019, ou seja, mais do que o dobro do valor do pedido inicial. Veja os trechos a seguir, em inglês:
Delivery Order 0001 was awarded for $427,459,708 for 20 Light Air Support Aircraft, one computer based trainer, one basic aviation training device, one flight training device, six mission planning stations, six mission debrief systems, long lead spares for interim contractor support, outside the continental United States base activation, site surveys, flight certification to U.S. Air Force military type certification standards, and data. (…) The maximum amount that can be ordered under this contract is $950,000,000. The contract period of performance goes through Feb. 26, 2019 and Delivery Order 0001 work is expected to be complete by April 2015.
VEJA TAMBÉM:
A encomenda e’ 20+20 – como e’ de habito nos contratos da USAF
De fato, Thomas, e vale lembrar que isso não costuma acontecer apenas nos contratos da USAF. As aquisições do Super Hornet pela USN também aproveitam essas margens para acrescentar pedidos a um contrato original, sem ter que assinar novos, apenas as costumeiras “modificações de contrato”, como as chamadas “ceiling-priced modification to a previously awarded fixed-price-incentive-fee contract”
http://www.aereo.jor.br/2012/12/03/super-hornet-para-a-usn-mais-contratos-da-boeing-e-da-general-electric/
“This is an indefinite quantity, indefinite delivery contract worth up to $950 million; the intention is for other allies to procure the aircraft.”
(http://www.aviationweek.com/Blogs.aspx?plckBlogId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post:98216d5d-02b9-4642-aa42-d3446fb3ada0)