Japão acusa Rússia de invadir seu espaço aéreo
Segundo o jornal Kyodo, caças japoneses foram acionados para interceptar dois Su-27
O Japão acionou seus caças na quinta-feira para interceptar dois jatos russos que acreditam ter violado o espaço aéreo do país, segundo informou o jornal Kyodo news, citando uma fonte do Ministério da Defesa. Militares russos negaram que seus aviões entraram no espaço aéreo japonês.
Tóquio encaminhou um protesto formal para Moscou após o incidente, informando que dois caças russos Su-27 passaram um minuto e 11 segundos dentro do espaço aéreo japonês no sudeste da ilha de Rishiri, próximo de Hokkaido, informou Kyodo.
O incidente ocorreu próximo à região onde quatro ilhas são disputadas pelos dois países desde o final da II Guerra Mundial, chamadas de Territórios do Norte pelos japoneses e Ilhas Curillas pela Rússia.
Tropas russas, aeronaves e navios estão realizando uma manobra militar de grande escala desde quarta-feira nas Curilas.
“Voos de aeronaves navais da Frota do Pacífico ocorrem regularmente na área e elas obedecem estritamente às regras internacionais sobre o uso do espaço aéreo, sem violar as fronteiras de outros países”, informou o comandante Roman Martov, porta-voz do Distrito Militar Russo do Leste, à RIA Novosti após o incidente.
Tóquio acusa regularmente de violação do seu espaço aéreo por aeronaves russas e o Ministério da Defesa da Rússia tem regularmente negado tais acusações. O Kyodo citou que segundo o Ministério da Defesa do Japão o incidente foi “a primeira incursão em cinco anos.”
FONTE: RIA NOVOSTI (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
Irônia. O Japão tem que agradecer “as bombas” por não ser um país dividido…
Esses russos são xaropes. O maior país do mundo e ficam enchendo o saco dos outros por causa de meia dúzia de ilhas geladas perdidas no fim do mundo.
Giordani,
Ao ver o mapa lembrei do final da Segunda Guerra Mundial.
Se a inevitável rendição demorasse um pouco mais, o Japão estaria dividido e Hokkaydo seria outro país.
“Agradecer as bombas” pode ser demais, entretanto mais dois ou três meses de guerra dividiria o pequeno território e haveria outra Korea (norte e sul) ou Vietnã (norte e sul) no país arquipélago.
Abç,
Ivan.
MiLord Vader, Olha o mapa (ka ka ka): http://www.fuiviagens.com.br/fuiviagens//objects/images/2010-11/745.jpg Vladivostok fica no meio do Mar do Japão e é a principal base naval russa para o Oceano Pacífico. Outra região importante para a marinha é Petropavlovsk-Kamchatski na Baía de Avacha, na península de Kamchatka logo acima das Kurilas, que inclui ma mesma baia uma grande base de submarinos em Vilyuchinsk. Não sei qual a situação operacional destas bases mais ao norte, até porque podem ficar bloqueadas pelo gelo no inverno. Admiral Dalton e CVN-76 poderiam falar a respeito. Apesar da enorme extensão territorial, a maior do mundo, a Rússia sofre… Read more »
Essa região está como andam os vigilantes de carro forte. Se bater palmas perto deles…
Japao ta sendo apertado pela Russia e pela China. Nao é a toa que queriam F-22!
uma violação de 1 min e 11 s, fazer esse auê todo…e os russos é que são xaropes? Devolver as kurilas para o Japão seria o mesmo que devolvermos o Acre…não vai rolar, ao menos por bem. Como bem disseram acima, trata-se de rota de saída para o Pacífico, de submarinos estratégicos, não irão entregar para um aliado dos EUA.
“uma violação de 1 min e 11 s, fazer esse auê todo…e os russos é que são xaropes?”
lol, Marcelo, pimenta nos olhos dos outros é refresco né não?!?!
Recordar é viver, rsrsrsrsr
http://www.youtube.com/watch?v=lh0F4kn7Hv4
[]s
Passou da hora dos Japoneses começarem a derrubar intrusos, façam isso com Israel…
Rogerio, só se eles ficassem fazendo PACs quando ocorressem tais exercícios mas além de caro seria potencialmente mal interpretado do ponto de vista político e militar. A situação do Japão não é sólida o suficiente pra bater de frente com os russos. De mais a mais, mesmo com uma PAC no ar seria difícil chegar a tempo…..
Vendo este episodio lembrei do piloto soviético que desertou com um MIG-25 para o Japão. A força aérea Japonesa simplesmente não conseguiu interceptar o MIG por mais que tentasse, claro que interceptar um MIG-25 que pode alcançar uma velocidade três vezes a do som é complicado. O piloto posou o MIG em uma pista curta para esta aeronave só com o vapor do querosene.
Só aqui, deitados em berço esplêndido, tratamos os vizinhos como hermanos.
Lá fora o pau come, impõe-se com armas e competência, não com papo furado pseudo-ideológico.
Vamos lá,,, só para atiçar a nossa curiosidade… Como seria o sempenho dos F-15J japoneses contra os SU-27 em caso de engajamento dos dois??????? 😉
Correção!!!!! Onde se lê “sempenho”, leia-se desempenho.
Arrisco dizer que os Mitsubishi F-15J japoneses, com AN/APG-63, HMD, AAM-3 e AAM-4 acabariam com os Su-27 com relativa facilidade, caso as regras de engajamento o permitissem.
A Rússia ainda não está preparada para enfrentar uma moderna força aérea como a JASDF. Em alguns anos a coisa poderá ficar mais complicada, mas por enquanto a vantagem seria francamente japonesa.
“Mantenha-os sob tensão e canse-os.”
… … … … … … … … … … (Sun Tzu)
Se fossem os Su-35S ou Su-30SM os japoneses teriam problemas mas estes Su-27, no 1×2 ou no 2×2, estão atrás do F-15J.
Interessante vídeo promocional do NG com a dupla que considero ideal para a FAB. Aqui estão em lados opostos mas na FAB se complementariam em alto nível:
http://www.youtube.com/watch?v=oKlQyPOiRuE
Marcelo disse:
8 de fevereiro de 2013 às 16:34
Ora meu caro, e até parece que é a primeira vez que os russos invadem espaço aéreo japonês né?
Xaropes sim. Mesmo sem as Kurilas eles tem um enorme território de saída para o Pacífico.