Ainda não descobri onde foi isso mas tenho algumas pistas.
O avião é um F-4E equipado com o o sistema AN/ASX-1 TISEO (Target Identification Set Electro-Optical), que pode ser facilmente identificado no bordo de ataque da asa esquerda.
Forças Aéreas que adotaram o TISEO, que eu me lembro agora, foram Irã e Turquia. Estas são minhas opções onde isso ocorreu.
aldoghisolfi
Visitante
11 anos atrás
O avião é, realmente um Phanton, inindentificável qualquer detalhe, me desculpa o Poggio. Não foi abatido? O piloto teve algum mal súbito? Ejetaram? O avião aparece em cena, já se estoporando todo… quem sabe -apesar de toda a aviônica- um stall de velocidade?
Bem legal esse video do REVO com CH-53E, Giordani… A sonda de reabastecimento foi cortada pelo rotor principal “graças” ao uso brusco dos comandos pelo piloto. Ao perceber que o C-130 reabastecedor subiu bruscamente em relação ao helicóptero (pode ter sido uma corrente de ar ascendente, por exemplo), o piloto puxou bruscamente o coletivo e o cíclico. A puxada do coletivo aumenta o passo das pás, aumentando sua sustentação, fazendo-as “subir” (as pontas das pás sobem, a cabeça do rotor principal que fixa as pás no helicóptero forma o vértice de um cone, é o “efeito cone”). A puxada do… Read more »
Mother oF God!
Quando e onde foi isso? Não consegui informações no video.
Parece que era um avião reabastecedor que ficou sem calda…como? Alguem ajuda ai tambem… porque não sei…
Diego,
Isso foi no irã e a vítima, um pobre dum Forevis-5…que descanse em paz…
http://www.youtube.com/watch?v=tO0sRWCf9k4
Ainda não descobri onde foi isso mas tenho algumas pistas.
O avião é um F-4E equipado com o o sistema AN/ASX-1 TISEO (Target Identification Set Electro-Optical), que pode ser facilmente identificado no bordo de ataque da asa esquerda.
Forças Aéreas que adotaram o TISEO, que eu me lembro agora, foram Irã e Turquia. Estas são minhas opções onde isso ocorreu.
O avião é, realmente um Phanton, inindentificável qualquer detalhe, me desculpa o Poggio. Não foi abatido? O piloto teve algum mal súbito? Ejetaram? O avião aparece em cena, já se estoporando todo… quem sabe -apesar de toda a aviônica- um stall de velocidade?
aldoghisolfi disse:
O avião é, realmente um Phanton, inindentificável qualquer detalhe, me desculpa o Poggio.
Caro aldoghisolfi, eu é que peço desculpas por não ter entendido o que você quis dizer com “me desculpa o Poggio”.
Senhores, mais informações sobre este acidente no link abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Caspian_Airlines_Flight_7908
168 mortos infelizmente.
Penso que deve ser uma aeronave turca. O padrão de camuflagem turco apresenta cores mais escuras. Sim, não?
F4 Turco
http://outlookafghanistan.net/assets/assets1011/turkish_military_jet.jpg
F4 Iraniano
http://2.bp.blogspot.com/-Q6R0msTaVzU/T6F_hafc99I/AAAAAAAAAJ0/g0qQxcpRN8g/s1600/Iranian%2520F4.jpg
http://www.nycaviation.com/2011/04/video-iran-air-force-il-76md-awacs-plane-crashes-during-2009-military-parade/#.URPOj_dTu70
Aí está, ponto para o Roberto!
Bem legal esse video do REVO com CH-53E, Giordani… A sonda de reabastecimento foi cortada pelo rotor principal “graças” ao uso brusco dos comandos pelo piloto. Ao perceber que o C-130 reabastecedor subiu bruscamente em relação ao helicóptero (pode ter sido uma corrente de ar ascendente, por exemplo), o piloto puxou bruscamente o coletivo e o cíclico. A puxada do coletivo aumenta o passo das pás, aumentando sua sustentação, fazendo-as “subir” (as pontas das pás sobem, a cabeça do rotor principal que fixa as pás no helicóptero forma o vértice de um cone, é o “efeito cone”). A puxada do… Read more »