Novaer: apresentadas as primeiras peças do TXc
A Novaer apresentou no último dia 14 as primeiras partes e peças estruturais em fibra de carbono do primeiro protótipo do avião T-Xc. As peças foram fabricadas na empresa First Wave Brasil, fornecedora da Novaer. As peças feitas em material composto têm um processo produtivo de alta complexidade que compreende diversas etapas, como corte e montagem das camadas de tecido de fibra de carbono, laminação das peças, conformação a vácuo e cura em autoclave.
As primeiras peças produzidas em fibra de carbono fazem parte das superfícies de comando do T-Xc: flaps, profundor, leme, empenagem horizontal e ailerons. Os revestimentos são produzidos com tecidos de carbono pré impregnados com resina epóxi e posterior cura em autoclave com temperatura e pressões elevadas. Após a cura das primeiras peças elas passam pelo processo de acabamento e controle de qualidade com análise por equipamento de ultra-som. Nas próximas semanas a Novaer estará produzindo as nervuras e longarinas das superfícies de comando do T-Xc, também em material composto. Segundo Plínio Junqueira, Diretor Técnico da Novaer e responsável técnico pelo programa, as próximas partes estruturais a serem produzidas devem ser os revestimentos e as longarinas das asas. “Nós estamos focando nossos esforços em produzir grupos de peças que pertençam a um mesmo sub-conjunto, para assim otimizar o processo de montagem da aeronave”, declarou Plínio.
“O voo do primeiro protótipo é um marco muito importante do programa e é nossa prioridade no momento. Por isso é estimulante vermos as primeiras partes do avião tomando forma, mas a nossa engenharia já está trabalhando na próxima etapa do programa: a campanha de certificação do T-Xc. As atividades desta etapa, como desenhos, análises e relatórios de engenharia já estão ocupando a maior parte da nossa equipe.” declarou Graciliano Campos, Diretor Presidente da Novaer.
FONTE: Novaer
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O avião é bonito!
O motor vai ter quantos HP?
Um projeto para lá de promissor. Espero que venda bastante na área civil e para outras forças aéreas de países mais sérios visto que, sob os auspícios do circo chamado UNASUL, ao que tudo indica a FAB vai adquirir o Bolivarian Trainer Aircraft (BTA).
315 HP dá e sobra.
Eu preferiria treinadores em tandem, mas inventaram que lado a lado facilita a comunicação e o treinamento…
Mesmo assim, é mesmo um projeto promissor, avião bonito vende.
A FAB precisa de um substituto pra o T-25, e o TXc é perfeito para a vaga, escolher o BTA seria a maior das loucuras e idiotices já promovidas por este governo! Além do mais este projeto (o BTA) ainda está no papel, aliás, ainda está sendo posto no papel… portanto ainda vai demorar um tempo para decolar! O TXc logo estará fazendo seu primeiro voo!
Roberto F Santana disse:
O motor vai ter quantos HP?
Colocamos a ficha completa do avião. A potência é mais ou menos o que tem no Universal, com um pouco de sobra.
Roberto F Santana disse:
Eu preferiria treinadores em tandem, mas inventaram que lado a lado facilita a comunicação e o treinamento…
Segundo o pessoal da academia (AFA) para início do aprendizado lado a lado é melhor para ver o que e como o cadete está se virando com os controles e mostradores.
Considerando um peso máximo de decolagem de 1140 kg com 315 HP, do TX-2, e 1700 kg com 300 HP para o Universal, temos:
3,61 kg/HP TX-2
5,66 kg/HP T-25.
Acho que a atual referência para aeronaves desse porte é o Grob, que tem opção de motor turbo-hélice e assento ejetável.
Então o que a Novaer esta fazendo é um marco no Brasil, desenvolvendo tecnologia sem o dinheiro do GF? Ou mesmo sem garantias que vai vender pra o GF?
GC
Preazdo Guilherme, Obrigado pela tabela de informações. Várias forças aéreas corroboram o uso do trainer side by side. Penso eu, que desse modo, pode até ser bom para treinamento de pilotos de transporte e pilotos civis.Entretanto, na indocrinação, talvez seja esta a palavra certa, de pilotos de caça, seja melhor um início do voo já acostumando-os na solidão da cabine, sem ninguém ao lado. Isso, logo no início,como quase tudo na vida, terá um impacto mental e psicológico para todo o resto de sua vida profissional, e claro junto com essa certa “indocrinação” de que falei, o ajudará nas tomadas… Read more »
Caro Roberto F Santana O que a FAB menos tem é piloto de caça. São cerca 700 aeronaves para perto de uma centena de caças. Dos outros 600, são mais de 400 onde os pilotos sentam lado a lado. Não faz o menor sentido priorizar a formação da minoria. Os cadetes começam a voar no segundo ano com o Universal. Não dá para saber quem será da caça e quem não será logo naquele estágio. Primeiro é mais importante ver quem tem aptidão para o voo em si e posteriormente selecionar quem vai para a caça ou para outra aviação.… Read more »
Roberto F Santana disse:
23 de janeiro de 2013 às 12:43
Eu compreendo seu ponto de vista, mas como você mesmo falou deve-se levar em consideração que não serão apenas pilotos de caças que irão iniciar seu treinamento nesta aeronave. Os pilotos de aeronaves de transporte, reabastecimento, patrulha e etc, também irão iniciar seu treinamento nestas aeronaves. E são apenas os primeiros voos, logo os caçadores vão para os Super Tucanos.
Prezado Guilherme,
Com toda certeza, obviamente no caso da FAB, como em outras muitas forças aéreas, a solução lado a lado parece ser a melhor solução.
O Universal é lado a lado, mas o Tucano é tandem certo, mas todos passam pelos 2, mesmo quem não tem aptidão para pássaro (AV’s) e há o desmembramento na final. Os primeiros passos serão reduzidos, pois breve serão aplicados testes p/ seleção dos que serão (Av’s) aviadores e quem serão os demais (Inten., infan., manut., etc.), assim gastar-se-a menos. Ficando sómente gastos com quem realmente tem-se-a habilidade de voar e aí define-se qual aviação chegará. Descobriram agora que precisarão de menos aviões, combustiveis, infraestrutura. Menos…., menos, e menos! Se eu fosse selecionavel, corria para o transporte e especialmente para… Read more »
sergiocintra disse:
Os primeiros passos serão reduzidos, pois breve serão aplicados testes p/ seleção dos que serão (Av’s) aviadores e quem serão os demais (Inten., infan., manut., etc.), assim gastar-se-a menos.
Caro Sergio
Na AFA de hoje quem escolhe o CFOAV (curso de aviador) e não possui aptidão, é sumariamente cortado. Não há chance de ir para Infantaria, Indendência ou o que quer que seja.
Quanta saudade da Industria Aeronáutica Neiva, que nos anos 70 já fabricava o Regente (ELO na FAB) o Universal (T-25 na FAB) o Paulistinha, presente em cada aeroclube (e na FAB também). É muito bom ver que um projeto (Kovacs) desta época ainda tem potencial para existir, moderninho, em fibra de carbono, mas ainda com o DNA da Neiva e a força do Universal. Quem aí é piloto e não se iniciou no Paulistinha? Quem foi, ou é da FAB, e não desejou voar no T-25? Quem não se lembra da Esquadrilha de Ligação e Observação equipada com o Regente?… Read more »
Bem cruel hein?
Não é como aqui no Poder Aéreo, onde o sujeito recebe o primeiro aviso, segundo aviso e só depois é desligado.
🙂
Aqui, uma amostra do que acontece quando se coloca pilotos lado a lado:
http://www.youtube.com/watch?v=wru7XVriBdQ
Ou em tandem…
É uma mudança de uns 10 anos se bem me lembro. Havia o argumento que o modelo anterior, que permitia aos reprovados no vôo remanejarem-se para os outros quadros, produzia cadetes “revoltados”, estigmatizando a Infa e a Intendência como quadros dos “restos”, dos “reprovados no vôo”, desqualificando as funções e os próprios cadetes. Sumária a medida, mas razoável, mesmo justa. Se o cara tem dúvidas na sua proficiência no vôo, não escolha a Av, vá pra Intedência ou Infa desde logo. E o curso de aviadores navais de asas fixas ? A quantas anda ? Os atuais estão mantendo suas… Read more »
Não sei se mudou.
Isso tudo depois do camarada estudar três anos (muito) na EPCAR, mais um ano na AFA, e ter dez ou doze horas para solar um T-25.
Fora isso, conservar um acuidade visual 20/20.
Isso tudo, copiado na década de quarenta da USAAF.
Volto a dizer, não sei se mudou.
Pobre FAB, mais uma aeronave que a força será obrigada a comprar…
Se serve eu não sei, mas e daí???
Esta discussão de tandem versus lado a lado não há consenso, acredito que se no mundo existirem umas 100 forças aéreas devemos ter umas 200 correntes de opiniões sobre esta questão e tantas outras envolvendo treinamento de aviadores. Uma coisa me chamou a atenção, a ideia de que voar em tandem produziria pilotos mais acostumados com o “lay out” da cabine de caças. Sem julgar se isto procede ou não, já que não tenho conhecimento para isto, gostaria de projetar a mesma situação porem na aviação comercial. Há 20 longos anos, acredito que pelo menos metade dos aviadores civis brasileiros… Read more »
Legal, parabéns à Novaer. Tomara que o governo o escolha para substituir o T-25, e não aquela porcaria de treinador “da UNASUL” proposto pela Cristina Kirchner.
315 é HP pra caramba. Mas deixo a crítica: porque não fazer um glass cockpit em peça única? Isso é uma coisa que não é tão cara mas faz uma diferença brutal na pilotagem.
Nossa !
Quanta bobagem !
Um quer saber mais do que o outro !
Um preciosismo de ser em linha ou lado a lado !
O fato é que a aeronave está aí , pronta para decolar !
Projeto Nacional , excelente !
Aeroclubes e particulares deveriam se interessar !
Que se mantenha no mercado , tanto produzindo , como repondo peças e manutenções !
Lembro dos Ximangos da Aeromot , que sucumbiram !
Tinham um motor fantástico !
Eram EXCELENTES ,tanto de treinamento como patrulhas militares e super econômicos!