Caça estadunidense F-35 Lightning II não é capaz de resistir a um relâmpago, concluiu a equipe de Avaliação e Teste Operacional (OT&E) do Pentágono.

 

2003-Aug-23 - Toronto thunderstorm

vinheta-clipping-aereoAlém da proteção de aviônica contra relâmpagos mal concebida, o caça também possui um sistema fraco de geração de gás inerte a bordo (obiggs), responsável por preencher o volume desocupado de tanques de combustível com gases inertes, mantendo lá baixos níveis de oxigênio. Em áreas com possibilidade elevada de relâmpagos e pressão atmosférica que muda constantemente, o sistema pode falhar.

A manutenção de um nível baixo de oxigénio nos reservatórios de combustível é necessária para evitar uma explosão do motor e os próprios tanques em situações em que um relâmpago atinge o avião.

FONTE: Voz da Rússia

COLABOROU: ‘Marcos’

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Marcos

O “Relâmpago” que tem medo de relâmpago.

Marcos

Seria cômico ver o governo americano vir a público e anunciar o cancelamento do F-35 por ser necessário enfiar ainda mais dinheiro para solucionar os problemas dessa aeronave.

Vida longa aos G-4++/+-

Giordani

“voz da russia”…

Na boa, deve ser a imprensa oficial da Terra Média…só trolagem!

Darkman

Aí fica complicado o projeto já não se apresenta “aquilo” e ainda me vem com essa de relâmpago, acho que estão querendo acabar com a fama do F35.

joseboscojr

Pelo visto os russos ainda estão fazendo experiências parapsicológicas usando projeção astral e visão remota.

Nautilus

Fonte: Voz da Rússia… Acabou a credibilidade da notícia…

tpivatto

As well… Como a “voz da Rússia” soa um tanto parcial, vai aí o endereço de um relatório do chefe testador de armas do Pentágono, enviado ao Congresso na sexta-feira, que destaca a “falta de maturidade” do programa de US$ 396 bilhões, o mais caro já realizado pelo Pentágono. http://timemilitary.files.wordpress.com/2013/01/f-35-jsf-dote-fy12-annual-report.pdf Até acho que o F-35 vai ser um bom avião de caça (depois, é claro, de mais alguns anos de desenvolvimento e de sanarem os inúmeros defeitos verificados), mas com certeza o programa JSF já fracassou em um dos seus principais objetivos: a questão dos custos ninguém sabe onde vai… Read more »

Mayuan

Depois dizem que não acontece preconceito. Lógico que os Russos estão torcendo pra tudo dar errado não só por questões de mercado mas pela eterna disputa entre eles e os americanos mas a verdade é que estes últimos estão dando toda a munição do mundo pra rir. É fato notório que pré projeto tem todo tipo de problema que se possa imaginar. Nenhum repórter do mundo vai ter dificuldade pra avacalhar o f35. Justiça seja feita que é um projeto inovador, cheio de novas tecnologias, algumas revolucionárias mas a verdade é que ele chegou num ponto do que só não… Read more »

tpivatto

O negócio vai mal mesmo: “Fuel dump testing is ongoing on BF-4 after a redesign of seals on the lower trailing edge flaps. Previous testing with the original seals resulted in fuel penetrating the cove area behind the flaps and wetting the fuselage, allowing fuel to pool near the Integrated Power Package exhaust where the fuel is a fire hazard. Testing with the new seals has shown less fuel penetration with flaps fully retracted and with flaps extended to 20 degrees; however, fuel traces inside the flaperon cove were observed during post-flight inspections. The test team is also testing redesigned… Read more »

tpivatto

One test in this series, LF-19D-27, demonstrated aircraft
vulnerabilities to fires associated with leaks from the
PAO system. The aircraft uses flammable PAO in the
avionics coolant system, which has a large footprint on
the F-35. The threat in this ballistic test ruptured the PAO
pressure line in the area just below the cockpit, causing a
sustained PAO.based fire with a leak rate of 2.2 gallons per
minute (gpm).
— The program assessed that a similar event in flight would
likely cause an immediate incapacitation and loss of the
pilot and aircraft.

tpivatto

Numa coisa a “Voz da Rússia” estava certa. O sistema OBBIGS, de geração de gás inerte a bordo é fraco e está sendo redesenhado: “The program is redesigning OBIGGS to address deficiencies identified in earlier fuel system simulator test series (LF-09B) to meet the vulnerability requirements during all critical segments of a combat mission and to provide an inert tank atmosphere for internal lightning protection. • The program reported several design changes during the Phase II Critical Design Review to: — Fix the vent-in-during-dive problem, wherein fresh oxygen-laden air is drawn into the fuel tanks in a dive — More… Read more »

tpivatto

Caraca, vei… a LM só pode tar de sacanagem…
Depois do que? Uns 14/15 anos de programa e num aviaozinhu de mais de 100million bucks…
Até vou parar de ler esse relatório e dar um tempo…

tpivatto

joseboscojr disse:
15 de janeiro de 2013 às 22:04
“Pelo visto os russos ainda estão fazendo experiências parapsicológicas usando projeção astral e visão remota.”

Grande Bosco:
E os caras eram bons nisso… Lembrando que a KGB tinha vários parapsicólogos… Verdade que a CIA tbm enveredou para áreas menos, digamos, ortodoxas, eheheh…
Mas, pelo que li até agora do relatório que referi acima, acho que a explicação seja um pouco mais conservadora e factual.

tpivatto

É difícil parar, quando se pega gosto por uma boa leitura, eheheh…
No caso, ao invés de um relatório do Pentágono, até poderia ser um conto de humor do LFV, eheheh….
Mas, pelo visto, a mãe (Voz da) Rússia não tava errada não…
Tá lá nas recomendações finais:

Continue with the OBIGGS redesign efforts to ensure the
system has the capability to protect the aircraft from threat
and lightning induced fuel tank explosions while on the
ground and during all phases of a combat mission without
compromised maneuver limits.

tpivatto

Giordani:
quando é que tu vais sair da “Terra Média” e aparecer na “Cidade Baixa”, para a gente agilizar aquela ceva com o Xico?

Vader

Voz da Rússia? Ah tá… Então vão algumas boas notícias: “Lockheed divulga destaques do programa F-35 em 2012 O programa do Lockheed Martin F-35 Lightning II completou a entrega de 30 aeronaves e conseguiu avanços significativos nos testes de voo em 2012, destacando um ano de progresso contínuo. Acompanhe os principais fatos em 2012 para o programa do novo caça furtivo da Lockheed. Dentre as 30 entregas de F-35 em 2012 estão 11 aeronaves F-35A de decolagem e pouso convencional (CTOLs), 18 F-35B de decolagem curta e pouso vertical (STOVL), e um F-35C embarcado (CV). Dois dos F-35Bs STOVL foram… Read more »

Leonardo Crestani

O certo era trocar todos os F-35 por Super tucanos!!!!hehehehe

Leonardo

Independentemente de ser ou não verdade aeronaves em fase de desenvolvimento apresentam inúmeros problemas técnicos, e muitos são corrigidos somente quando se tornam operacionais, mas mudando da água para o vinho vejam o que saiu no Yahoo dia 14/01.

Conspiração? Acidente ou queima de arquivo?

20 SEALs que participaram da caçada a Bin Laden estão mortos

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/20-seal-que-participaram-da-ca%C3%A7ada-bin-laden-172628920.html

Giordani

tpivatto disse:
16 de janeiro de 2013 às 1:44
Giordani:
quando é que tu vais sair da “Terra Média” e aparecer na “Cidade Baixa”, para a gente agilizar aquela ceva com o Xico?

Só marcar brow! O cabeludo tem o meu e-mail! Vamos ver um dia em que o Valduga esteja em Porto Alegre e vamos para uma taberna…mas não aquela que os Hobbit foram, por que “ponei saltitante” foi sacanagem do Tolkien…

cristiano.gr

o tpivatto foi muito oportuno em seu primeiro comentário do post ao divulgar o que foi dito e apresentado pela autoridade americana. Serve muito bem para calar a boca e esfregar na cara dos puxa-sacos, baba-ovos, que não querem ver nada, que o F-35 é um grande fiasco, mesmo sendo uma “boa” aeronave, fica muito

cristiano.gr

… fica muito aquém do desejado e divulgado sobre diminuição de custos e grandes capacidades. Com tantos compradores iniciais já antes da produção qualquer caça anterior como F-16, Mirage ou Su seria o caça de maior sucesso da história da indústria aeronáutica. Fica claro a má vontade de enxergar e aceitar os fatos com uma mente lúdica e imparcial, pois há sempre argumentos infundados e já descartados que serão sempre usados pelos eternos puxa-sacos do Tio Sam..uel (isso mesmo Sam vem de Samuel, judeu). Se o projeto do F-35 ou outro qualquer, tão cheio de erros e custos como tal,… Read more »

Corsario137

Bosco,

Tá na cara que os russos querem usar suas super armas escalares criadoras de raios contra essa fraqueza da aeronave…

Mayuan

Bom, já que pra vocês como já era de se esperar, “A Voz da Russia” não tem credibilidade, vamos a fontes que provavelmente vocês vão achar mais críveis: Times Magazine: How the F-35 Nearly Doubled In Price (And Why You Didn’t Know) http://nation.time.com/2012/07/09/f-35-nearly-doubles-in-cost-but-you-dont-know-thanks-to-its-rubber-baseline/ F-35: Out of Altitude, Airspeed, and Ideas — But Never Money http://nation.time.com/2012/01/30/f-35-out-of-altitude-airspeed-and-ideas-but-never-money/ Hot Stuff: The F-35 Just Became 25% More Vulnerable http://nation.time.com/2013/01/11/hot-stuff-the-f-35-just-became-25-more-vulnerable/ Air Force Times: Report: Lightning a threat to the F-35 http://www.airforcetimes.com/news/2013/01/defense-f35-vulnerable-lightning-011413/ Jane´s Defense: US puts F-35 STOVL variant on two-year probation http://www.janes.com/products/janes/defence-security-report.aspx?ID=1065929020 Como eu disse antes. Vai ser um puta vetor. Quando e pelo preço… Read more »

DrCockroach
rommelqe

Caros, apenas a propósito: 1. O maior problema relatado na matéria é, concordo, enorme. Mas tem que ser melhor contextualizado. 2. Refere-se ao sub-sistema responsável pela pressurização com gás inerte no volume remanescente dos reservatórios de combustível. Apenas lembrando, grosseiramente, este sub-sistema injeta gases inertes neste ambiente e deveria garantir a redução do teor de oxigênio na mistura de gases oriundos da volatilização do combustível, na medida em que esse seja consumido. Isto reduz a possibilidade de ocorrer uma combustão, por exemplo, causada por campo magnético induzido por descarga atmosférica. Um dos elementos deste sub-sistema é o chamado OBIGGS (on… Read more »

glaison

Os SEALs estão sendo mortos para não dizerem a ninguém que a morte do Bin Laden foi uma farsa.

Eu nem tinha noção desses cuidados contra relâmpagos. Na verdade nunca tinha pensado sobre isso. Interessante.

joseboscojr

Glaison,
E quem vai matar os caras que mataram os caras que não mataram o BL?

glaison

joseboscojr

Esses não precisa, esse são de confiança. rs….

joseboscojr

Ah!
Mas por via das dúvidas eu mandava matar eles também.
Rsrsss