Gripen NG: ‘uma nova geração está pronta, você está?’ – vídeo completo
Em dezembro, o canal da sueca Saab no youtube lançou um vídeo “teaser” sobre o Gripen NG (nova geração), com o título “Gripen NG: prepare-se para a nova geração.” Como sugerido, “sintonizamos” neste dia 10 de janeiro para assistir à história completa, que é o vídeo acima, acompanhado do seguinte descritivo, um pouco mais extenso que o anterior:
“Nós somos pilotos de Gripen. Nós fazemos a diferença – para as nações que representamos e para as pessoas que protegemos. O mais avançado caça multifunção do mundo acaba de se tornar a nova geração de caças. Nossos sensores, nossas armas e nosso desempenho são superiores. E, com o mais avançado link tático do mundo, nós temos a vantagem da informação. Nós somos pilotos de Gripen, e essa é a nossa história.”
Vídeo ‘estilo Hollywood’ com visual africano foi captado na Suécia
O Blog oficial do Gripen trouxe ontem algumas informações sobre esse novo vídeo. A produção “estilo Hollywood” é voltada para quem não quer esperar para ver e descobrir tudo que o Gripen NG é capaz de fazer.
O cenário fictício é de um país africano vivendo uma guerra, e nessa situação o Gripen NG poderia fazer a diferença entre sucesso e fracasso. O curioso é que a locação passou longe da África: as cenas reais foram captadas em Linköping, na Suécia, onde a Saab está instalada. Evidentemente, as cenas geradas por computador representam uma paisagem africana, para tornar mais realista a história contada pelo vídeo.
Ainda segundo o Gripen Blog, dois dias de filmagens foram necessários, seguidos por muitos outros de pós-produção. A matéria também divulgou estas fotos das gravações.
VEJA TAMBÉM:
Tens razao ainda nao estou preparado .
Preciso comprar um mata mosquito maior .
Sempre sao os SU que levam a culpa nestes videos!
Galeao, A “culpa” é dos países africanos que servem de cenário fictício e que “teimam” em se equipar com caças poderosos da Sukhoi… http://www.aereo.jor.br/2011/07/17/ate-uganda-comprou-sukhoi/ A matéria principal da revista número 4 traz o caso de Uganda e outros. Saudações! PS – Talharim, no caso, o “mata-mosquito” do vídeo já é grande o suficiente, maior do que um Sukhoi vai ser difícil de achar! Teria que ser, isso sim, um mata-mosquito mais moderno do que o mostrado – a não ser que a imagem seja de um Su-35, coisa que nenhum país africano tem até o momento. Se bem que Gripen… Read more »
Sejamos sinceros os caras fizeram o vídeo somente para exaltar o Gripen “obvio”, o vídeo ficou ótimo CG muito bom lembra meus jogos de Tom Clancy’s HAWX, HAWX 2. Indo para a realidade, rapaz que mentira é essa 6 SU 30 MKI ou II eu acho contra 4 Gripens e perdem? kkkkkkkkkkkkkkkk… Eu ri muito. Para finalizar eu deixo um comentário de um cidadão que deixou na pagina do youtube lá da Saab sobre o vídeo: “You are obviously missing my point. All the commercials are silly. I expected more from Saab honestly. And as you say, being better then… Read more »
Seria tão fácil assim de ganhar um combate contra Sukhois? Sei não. heheheh…
Fabio, não creio que seria fácil. Indo além da óbvia propaganda e pensando na realidade, a questão é: o país africano em questão (ainda que fictício, mas pensando nos que na realidade compraram caças Sukhoi) teria uma infraestrutura de guerra centrada em redes como a que seus adversários suecos desdobraram ali do lado, no cenário mostrado? Contra adversários operando em rede como o cenário em questão (e aí pode ser Gripen, Rafale, Super Hornet, F-16 de nova geração, com radar AESA), caso os Su-30 mostrados não tivessem a mesma possibilidade, conforme os recursos do país africano operador, seria uma situação… Read more »
Boa propaganda, mas eu esperava algo como o lançamento do protótipo monoposto….
[]’s
O vídeo é bacana e bonito de se ver, com bons gráficos, auto promoção e tudo o mais…mas no mundo real isso só seria possível contra Su-27 fabricado em 1988 e sem nenhum tipo de atualização e sem apoio de CGI…bom, dadas as condições, aí, até Forevis-5 “M” abate Su…
Já num cenário europeu ou asiático…
Quem nasceu para ser F-20 vai morrer como F-20…
Caros srs. produções publicitárias à parte (cada tem a sua), o NG teria mais possibilidades para nós. Além de ser mais fácil manter e operar tem a vantagem de suportar pequenas pistas e até algumas estradas. Boa velocidade, supercruise e pequena assinatura também ajudam. Ao que parece, sensores, radares, datalink e todo o tipo de parafernália são de ponta. Fica a dúvida sobre o armamento a ser oferecido e o que iríamos adquirir. A troca de motor parece levar apenas uma hora. Falta reabastecer em vôo e o Sea. Poderíamos fazê-los em maior quantidade. Creio que SH e Rafale só… Read more »
Gosto do Gripem NG e conforme a realidade orçamentaria da FAB este seria a solução mais logica.
Mas….forçaram um pouco neste video.
Vídeos e papel aceitam tudo, mas o comentário do Nunão foi muito bom, hoje em dia diria que os vetores das chamadas 4°e 4.5° gerações não se diferenciam muito um do outro, mas contra um da 3° geração aliado mais uma boa estrutura e consciência situacional centrada em rede, versus um inimigo com capacidade limitada de EW a vitória é praticamente certa, seja qual for o vetor desta 3° geração.
“An unarmed country, desired for it’s strategic value, it would be overrun any day”… é a exata situação do Brasil. Um dia o caldo pode entornar!
Finalmente descobrimos como ele escapou do missil do Sukhoi…
Video muito bem feito, lógico que tem exageros, todo mundo quer vender o seu peixe, é como comercial de carros: é sempre melhor que os concorrentes.
Passando a parte tática, eu boto muito mais fé na Força Aerea Sul Africana do que em qualquer outro país africano dotado de SU, os caras tem experiencia em combates contra vetores modernos oriundos da URSS qdo da guerra com Angola[armados inclusive com misseis “al aspect”, sem falar q fabricam seus próprios AAMs
“Gripen NG: ‘uma nova geração está pronta, você está?”
Nao… me desculpe, só exchtou pronto para a geraçao do F-5
Fernando Nunão, eu só pensei no combate avião x avião e não pensei em um todo, mas a sua resposta foi muito boa valeu.
Caros senhores, não se esqueçam de Davi e Golias.
Space Jockey, Falando em Angola, é justamente um dos países africanos equipados com caças da família Flanker (recebeu oito Su-27 na virada para o século XXI). A Argélia é outro país (umas duas dúzias de Su-30MKA, e talvez interessado em adquirir Su-35), havendo também a Eritreia (prováveis seis Su-27 em serviço), Etiópia (oito Su-27 e talvez mais sete) e Uganda (seis Su-30MK2). Ou seja, até o momento, a família “emplacou” em nada menos que cinco países africanos. Mais detalhes na revista Forças de Defesa número 4, ainda à venda no banner aqui do lado direito – resta apenas um punhado… Read more »
valtspindola disse:
10 de janeiro de 2013 às 9:54
Ele tem a sonda de reabastecimento em voo, apesar de não ser mostrada no vídeo.
O vídeo mostra sonda de reabastecimento sim, perto do final (depois de 6 minutos e 30s, quando há um resumo de características e configurações, o que inclui uma bem interessante de “offensive counter air” com sete mísseis ar-ar e dois tanques externos).
Ainda nao consegui ver,mas pelos comentarios deve estar muito bacana.
Bacana a produção…..mas um tanto quanto super trunfo… Mas ainda acho este vetor o ideal para países com orçamentos diminutos ou ridículos…como é o caso do Brasil, um gigante belo adormecido com pés de barro. No fundo todos os atuais vetores de 4 geração ou 4++ são bons e todos tem as suas qualidade e defeitos….. o que pega aí são os custos de aquisição e manutenção (incluído de voo). No aspecto do FX, o GF vem empurrando com a barriga alegando falta de recursos…. o que há (senão não se estaria torrando R$ 16 bilhões em futebol e olimpíadas)…… Read more »
DtH disse: 10 de janeiro de 2013 às 10:02 Gosto do Gripem NG e conforme a realidade orçamentaria da FAB este seria a solução mais logica. Esse é o problema. O avião está sendo escolhido pelo custo, não pelas capacidades técnicas. Quando alguém me diz que o Gripen é melhor que o Rafale ou o F-18SH, dou risada. Mas quando alguém me diz que o Gripen é melhor financeiramente que o Rafale ou o F-18, concordo plenamente! Usar a realidade orçamentária como desculpa para adquirir esse ou aquele vetor não cola, pois a realidade orçamentária da Fraqueza Aerea é só… Read more »
Agradeço a observação sobre a sonda. Vou olhar com mais detalhe. Esqueci de dizer que o NG seria o “tampão” novinho em folha, com direito à absorção, desenvolvimento e respeito ao dinheiro público.
Marketing puro!
Aquele rasante sobre um terreno sem linhas de transmissão foi muito apropriado. Mas também o fácil combate contra jatos birreatores de alta potência foi o toque de midas que faltava. – Mas e se tivéssemos gripens em nossas bases esparças… Os da base de santa cruz conseguiriam fazer cobertura na fronteira sul, caso os da base de santa maria e canoas falhasem? Óh! bastaria eles pousarem pela BR116 ou 101 para abastecerem nos postos de beira de estrada. – Os gripens estão à venda para todo mundo, o comprador, seja de país pequeno (ótimo), ou grande (péssimo), que se vire… Read more »
O que eu acho um pouco inconsistente no vídeo é a utilização do RBS-15 para destruir as pilastras de sustentação de uma ponte.
Contra alvos no solo ele só usa somente o sistema inercial/GPS que lhe garante um CEP de uns 5 m + ou -, não tendo capacidade de refinar sua precisão para atingir um pilastra em cheio.
Melhor teria sido optar por armas que tenham um seeker terminal (laser, TV, IIR,etc).
No vídeo funcionou muito bem.
Pessoal o fx2 ja acabou não adianta pensar mais nele pensem no fx3,fx4,fx5etc esse caça ai não serve para o brasil
Vídeo institucional, “legalzinho”. Mas confesso que esperava ver finalmente o protótipo do Gripe NG.
Quanto ao embate Sukhoi X Gripen:
Senhores, ao contrário de Rafale, Super Hornet, Eurofighter, etc., esse caça foi projetado DESDE O PRINCÍPIO pensando nesse embate. Vale dizer: o Gripen é o “Matador de Sukhoi” por excelência!
Não tenho dúvidas que os grandões passariam um belo de um cortado se se vissem à frente de uma esquadrilha de Gripen.
Farroupilha disse:
10 de janeiro de 2013 às 16:02
Exatamente isso.
Já dizia isso a muito tempo aqui no PA, quando os comentários eram acessíveis a todos, o Gripen é um bom projeto, uma boa opção HIGH para países PEQUENOS ou mesmo como opção LOW em países grandes geograficamente.
Nenhuma das opções acima se enquadra em nosso caso.
No mais, o de sempre..
Quando o Markenting é da Dassault é mentiroso, imoral etc.. etc…
Mas como esse é da SAAB, aí tudo bem…
correção
Gostei do video apesar do marketing exagerado em algumas partes.
Para quem é fá do gripen tem uma bela foto no link a baixo.
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/5/2/6/2198625.jpg
Mais fotos do gripen.
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/6/4/9/2134946.jpg
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/7/1/7/2135717.jpg
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/9/3/0/2131039.jpg
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/9/6/8/2123869.jpg
Faltou uma
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/3/1/4/2057413.jpg
Senhores,
O Vader tem razão. Os suecos, desde o desenvolvimento do Tunnan, após a Segunda Guerra Mundial, projetam seus aviões (e toda a sua estratégia) para enfrentar os soviéticos e, agora, os russos, os quais não deixam de sonhar com o status perdido de superpotência.
Pena que perdemos a oportunidade de ouro de participar de seu desenvolvimento, que era um dos seus grandes trunfos, ao contrário dos outros dois aviões, que já são projetos maduros.
Como se diz lá fora, “o Brasil nunca perde a oportunidade de perder uma oportunidade”. Somos a nação do futuro. E seguiremos sendo.
caro companheiros, Antes de tudo, queria parabenizar o excelente vídeo apresentado no dia de hoje pela SAAB e, lógico há exageros, mas aceitáveis e, gostaria ainda, de tecer alguns comentários: * O custo da hora de voo do Gripen na Suécia é de cerca de US$ 3.000,00. A hora de vôo do NG está estimada abaixo de US$ 5.000; * O Sea Gripen será desenvolvido caso Brasil e/ou India (encomendem; * A Saab pode colocar outro motor no NG caso o cliente queira; * Mas o cliente pode comprar adiantado peças para o F414 para “X” anos, para evitar “embargos”;… Read more »
Outros fatores que podem contribuir para um melhor desempenho:
1) armamento que você leva;
2) treinamento, treinamento, treinamento.
O povo aqui adora comparar caças performance por perfformance, no esquema super trunfo, mas esquecem o fator mais decisivo em combate ar-ar, desde o Barão Vermelho: consciência situacional. Pegar o inimigo de surpresa, combater na situação mais vantajosa para você e mais desfavorável ao inimigo.
E isso o Gripen faz muito melhor que a maioria dos adversários imagináveis por aí.
Gripen NG: ‘uma nova geração está pronta, você está?’
Está pronta?
Acho que eu não estou. Tenho que rever meus conceitos. Não sei mais o significado de “estar pronto”.
Abraços,
Justin
Flick,
Ninguém paga caro pra fazer um video promocional a toa, é OBVIO que é marketing!
É cada uma…
Justin Case disse:
10 de janeiro de 2013 às 20:55
HAHAHAHAHAHA
Mas falando sério: quando se começa a discutir aqui se o Gripen seria adequado ao Brasil, por seu porte, eu me pergunto se estas pessoas se lembram de que o Brasil opera F-5!
We are Gripen pilots, we are READY !!!
Sorry our Gripens NG planes will be ONLY READY by 2022…
For NOW only lesing Gripen C/D…
Want some BIG PLUG PLANES ???
A julgar pelo histórico dos suecos eu posso afirmar que o Gripen NG vai cumprir o que diz a propaganda institucional da empresa. Bem diferente da Dassault, que promete “transferênfia di tequinúlugia”mas como os fatos na Índia estão demonstrando, trata-se apenas de história da carochinha não é meu caro GIba?…rs!
Caros Vader e Observador: Talvez tenham razão, pois realmente o Gripen foi desenvolvido para isso, mas penso se realmente houvesse um embate entre russos e suecos os combates entre o Flankker x Gripen seriam muito escassos com os suecos operando na defensiva, pois a Rússia não perderia a oportunidade bombardear toda Suécia antes, mesmo porque tem satélites suficiente para mapear todo o território sueco e não cometeriam o mesmo erro do passado, inclusive não guardam boas as recordações quando tiveram que enfrentar outro país da região Fino – Escandinava, tal como, os Finlandeses no período da 2° GM, além do… Read more »
Incansável o RAFALE EXISTE HOJE !!! O Gripen NG é apenas uma alegação tecnológica que SEQUER um protótipo de VERDADE possui e mal tem garantia de seu país produtor que objetivamente DEPENDE da encomenda da Suiça para manter a sua. Aliás a tecnologia REALMENTE sueca e que PODE realmente ser alvo para ser transferida legalmente pela SAAB não chega a 40% da aeronave (e eu estou sendo muito bonzinho na porcentagem de conteúdo sueco real) e INDISCUTIVELMENTE o conteúdo tecnológico francês no Rafale é pelo menos 2,5 vezes maior (em peso ou preço) que JAMAIS existirá de tecnologia exclusiva sueca… Read more »
Fato é que estamos atualmente operando com forevis, que todos sabem é beberrao e nao deve nem ter o alcance do Gripen ,e mesmo assim numa eventual escolha do Gripen em missoes de longa distancia basta colocar tanques externos e/ou abastecer em voo, mas o caça é excelente e atualizadissimo,sendo que para nossa atual realidade seria um salto em avanço para nossos sofridos pilotos da FAB que tem que assistir esta novela ridicula sem poder fazer nada.
“…e nao deve nem ter o alcance do Gripen” De fato, não tem. O alcance, ou melhor, o raio de combate do Gripen com armamentos é bem maior que o do F-5, e não estamos falando da nova geração. O Gripen tem um alcance compatível com seu porte e peso, assim como o F-5 tem com os seus (e com o diferencial de que, apesar da potência dos motores do F-5 ser boa em relação ao baixíssimo peso, o consumo específico é realmente alto – a motorização do Gripen é de outra categoria). Ainda assim, há muitas outras variáveis a… Read more »
Gilberto Rezende disse:
11 de janeiro de 2013 às 11:44
Se firmar? Depois de 20 anos?
Cidadão, não tente dourar a pílula: o Rafale pode até ser um bom caça, mas JÁ É o maior fracasso comercial da história da Dassault.
No mais, curioso ver que nem você acredita na “ToT irrestrita” da Dassault…
Giba: O Rafale existe hoje depois de 26(vinte e seis) anos de, como você gosta de dizer, “loongo” desenvolvimento meu caro, ou você já esqueceu que o demonstrador de tecnologia voou nos derradeiros dias do ano de 1986? E do que adianta toda essa “fartura” de tecnologia francesa se no fim das contas ela não será transferida? Como os fatos estão se encarregando de demonstrar na Índia os franceses estão criando toda sorte de dificuldades e impedimentos para cumprir o que reza o contrato. E um dos itens que está “pegando mais” é justamente a tecnologia do Radar AESA. Ou… Read more »
Giba, quem pagou caro pelo desenvolvimento do Rafale não foi apenas os contribuinte francês, mas também os operadores de Mirage 2000! Basta ver o que gastamos pra adquirir nossos 12 F-2000 no osso, o que a Índia tá pagando pela modernização dos seus B/C, etc…