Testes do C295 com winglets
A Airbus Military iniciou os ensaios em voo de uma aeronave de transporte tático C295 dota de ‘winglets’. Esta é uma das várias modificações que a empresa pretende fazer na aeronave.
Os winglets têm o potencial de mehorar a performance durante a decolagem, durante a ascensão e também durante o voo de cruzeiro, pelo incremento da eficiência aerodinâmica.
Os benefícios em operação incluiriam a melhoria da performance em climas quentes e úmidos, aumentando o alcance e redução dos custos de operação.
O primeiro voo com os winglets ocorreu a partir das instalações da Airbus Military em Sevilha, na Espanha, no dia 21 de dezembro passado. Dados coletados em voo estão sendo analizados e serão complementados com informações adicionais provenientes de voos futuros. Estas informações fornecerão as bases para uma decisão sobre a incorporação ou não dos winglets nos C295 de produção.
FONTE/FOTO: Airbus (tradução e adaptação, Poder Aéreo)
Na década de 90 era moda o uso de winglets, depois os aviōes passaram a sair de fábrica sem eles. Nunca entendi isso.
Caro Groo
Os novos aviões comerciais e de transporte continuam sendo desenvolvidos com winglets. Veja os modelos de E-Jet da Embraer e de sua concorrente o C series, o 737 MAX, o A380, C-17.
Mas existem aqueles que também não possuem como o A400 e o KC-390.
Eu diria que cada projeto tem as suas singularidades.
A Lockmart está c/ idéias de coloca-los, no Super Hércules e no Galaxy.