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aldoghisolfi

GRUMAN X-29

aldoghisolfi

CORRIJO: GRUMMAN X-29

LuppusFurius

F-5 Hiper-tunnado , não deixa a FAB ver.

Giordani

Resposta? Escrita na fuselagem. Esse programinha conseguiu estourar o or¢amento!

Giordani

Li que os “ganhos” foram bem menores que as “perdas” e que a decolagem era um “terror”…
O X-29 só voou porque os fornecedores e sub-empreiteiros doaram peças e sistemas, pois o DARPA simplesmente ‘lavou as mãos’ quando o $$$ acabou. Um exemplo de doação foram os assentos ejetáveis da Martin-Baker.
O X-29 sem os canards era neutramente instável, mas com eles instalados o sistema FBW tinha de ser totalmente confiável! Publicações da época afirmavam que nenhum avião seria capaz de vencer o X-29 na arena ar-ar, justamente por sua instabilidade…

http://www.youtube.com/watch?v=0GpSPAzzFwg

Ivan

Sukhoi Su-47 Berkut ???

Ka ka ka ka… 🙂

http://withfriendship.com/user/mithunss/sukhoi-su-47.php

Mauricio R.

Entre esse X-29 e a modinha das asas de enflexamento invertido e o X-31 e sua manobridade pos-stall, qual o menos pior???

Clésio Luiz

Do ponto de vista do desempenho, as asas de enflechamento negativo são superiores às convencionais. São tão boas que você nem precisa de muita área alar para gerar a sustentação desejada. Porém, a dificuldade em empregá-las em aeronaves operacionais acabou por condená-las ao esquecimento. O principal é o problema da torção. Quando uma aeronave está voando e sai de um angulo de ataque neutro para um positivo, digamos 10°, as pontas das asas flexionam para cima. Isso é facilmente visível em shows aéreos em caças como o F-16 e F-18, quando fazendo curvas de alto G. Uma asa de enflechamento… Read more »