Governo Indiano detalha marcos no desenvolvimento do motor Kaveri
–
Conhecimento deverá ser aplicado em veículo aéreo não tripulado de ataque indiano
–
O “Press Information Bureau” do Governo Indiano divulgou informações do Ministério da Defesa da Índia a respeito do projeto de desenvolvimento do motor Kaveri. Segundo o informe, até o momento 9 protótipos do motor a jato foram desenvolvidos e 4 protótipos do Kabani (núcleo).
Já foram realizadas 2.200 horas de testes no solo e em condições de altitude, e dois grandes marcos foram atingidos: completaram-se com sucesso os testes oficiais de altitude (Official Altitude Testing – OAT) e a demonstração do primeiro lote do motor Kaveri em plataforma de testes em foo (Flying Test Bed – FTB).
O motor Kaveri foi integrado a uma aeronave IL-76 no Instituto de Pesquisas de Voo de Gromov, na Rússia, e realizou-se com sucessso teste na altitude de 12 km com velocidade de 0.7 Mach. Foram realizados vinte e sete voos com um total de 57 horas de duração.
O conhecimento conquistado pelos cientistas indianos deverá ser aplicado em próximas tecnologias aeroespaciais, e o “spin-off” resultante pode ser usado como propulsão de um veículo aéreo não tripulado de ataque (USAV Unmanned Strike Air Vehicle ) indiano.
FONTE: Press Information Bureau – Government of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Tejas pronto para o combate, só em 2015
- Salvação do programa Kaveri está nas mãos da Snecma
- Primeiro teste do Kaveri em voo
- Uma crítica à política indiana de ‘offsets’, citando exemplo turco do F-35
- Novo motor para o Tejas: Eurojet oferece preço menor que GE
- F414 escolhido para o Tejas
- O caminho das notícias da Índia: LCA, MCA e MMRCA
- Motor Kaveri: Índia deve rejeitar proposta francesa de parceria