Participação da IAI no programa de modernização do Pucará
Juan Carlos Cicalesi
A Fuerza Aérea Argentina já está desenvolvendo o protótipo do IA-58 remotorizado com turboélices PT6 e com aviônica atualizada, com todo o equipamento passando a ser digital. Atualmente, encontra-se em Israel a parte central da asa (incluindo as “gôndolas” dos motores), para que a IAI modifique os suportes dos motores e o sistema de passo reversível das hélices. O programa de modernização do Pucará inclui até 17 exemplares, e será realizado na Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA), em Córdoba.
FONTE: Segurança e Defesa
IMAGEM: Rober Digiori
E esse Pucara ? Qual é a desse avião ?
É uma boa plataforma COIN ? Tem desempenho comparável a um ST ?
Caro Alfredo Araujo
Existem até comparações entre as duas aeronaves na internet, mas deve-se observar que estas são aeronaves desenvolvidas no início dos anos 70, com tecnologia construtiva não comparável com as aeronaves mais atuais.
Até mesmo para a Argentina tal modernização é questionável. O projeto ainda está em suas fases iniciais. Quando todas as aeronaves estiverem modernizadas (e o número não será grande) as células estarão com mais de 45 anos.
Essa revitalização dos Pucarás é tão antiga quanto um outro processo que conhecemos muito bem por estas bandas…parece que a coisa está andando, mas na ponta do lápis, não vale! Essas células são tão velhas quanto as dos F-5…tudo bem, o avião na função COIN é excelente, tem bom poder de fogo e carga paga. Na dura realidade argentina eles irão ser o que o A-29 é para FAB, e mesmo assim mais custoso, só pelo fato de serem bimotores. Eu não lembro como vai ficar a aviônica da naveta, mas não creio em muito mais coisa além de um… Read more »
Quanto a motorização, farão um overhaul nos motores Turbomeca Astazou XVIG que já não são mais fabricados….. ao invés de trocá-los por um PT-6 semelhante aos usados no Tucano….. o que há de realmente novo aí é a sonda REVO e o Flir…
O problema é que estas células, apesar de construídas a quase 40 anos, ainda tem uns 20 anos de uso pela frente, então, nada de avião novo por muito tempo …..
Sds.
Embora outra fonte diga o contrário….. Argentine Air Force to Re-engine Pucara Fleet with PT6A-62s Dave Allport – 2-Nov-2011 Pratt & Whitney Canada (P&WC) announced on November 1 that its 950shp (709kW) PT6A-62 engine has been selected by the Argentine Ministry of Defence (MoD) for the powerplant upgrade programme of the twin-engine Pucará aircraft of the Fuerza Aérea Argentina (FAA – Argentine Air Force)…….. Texto completo: Argentine Air Force to Re-engine Pucara Fleet with PT6A-62s: key.Aero, Military Aviation Embora a notícia acima tenha mais de um ano, e alguns foristas argentinos confirmem o envio de um motor da P&W para… Read more »
É mestre Yoda…tá feia a coisa aqui…tá pior por lá… 🙁
Enquanto lamentamos a modernização dos F-5E, os argentinos começam a modernizar seus Pucará que participaram da Guerra das Malvinas…. hsdhasduhhuasduhasduhasduhasduhasd!!! 🙂
[]’s
Giordani,
Deve ser “cultural”….. estas modernizações….. de F-5, A-4, AMX, Kfir, Mig-29, Pucará……
Aqui em casa a patroa aprovou a modernização completa de todas as vassouras da casa….. nas oficinas da YRC (Yoda Reconstruction Company)…. o intuito é prolongar por mais alguns anos o uso deste meio de limpeza cujas “células” ainda tenham boas horas de vida pela frente…
Alguns aspectos:
– Desmontagem, raspamento e re-pintura dos cabos de madeira.
– Lavagem, corte e emparelhamento das cerdas.
– Troca do arame de amarração.
É….. a coisa está “osca”…..
Sds.
–
Ops! Prezado senhor editor. Dá para arrumar o meu post? Me passei. Era pra ser NVG (Night Vision Googles) e não GNV! Hahahahahaha…pucará com Gás Natural Veícular!!!! Hahahaahahahahaha! 🙂
NOTA DO EDITOR: CONSERTADO, E COM NEGRITO PARA RESSALTAR…
É preciso dar a mão à palmatória pois o Pucará é um excelente avião e provou isso na campanha das Falklands, em que pese as terriveis condições onde foi empregado.
Giordani,
eu achava que você estava brincando com a história do GNV, visto que a Argentina tem (ou pelo menos tinha até 2007, não sei se mudou) gás subsidiado, de modo que o avião a gás seria uma forma de reduzir os custos para eles… hahahahahahaha
Por exemplo, a Argentina tem a maior frota de carros movidos a gás do mundo.