FAB minimiza perda total de avião-espião Vant
A FAB negou que tenha havido “perda total” de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) na base de Santa Maria (RS) na quinta (22), mas a investigação no Cenipa, em Brasília, mostra que o avião-espião precisará no mínimo de nova fuselagem e asas. Ou seja, outro avião. A “perda de potência do motor”, dizem os técnicos, foi na verdade parada total, não simples descompressão ou mangueira de óleo rompida.
Por partes
A FAB garante que o equipamento eletrônico do Hermes não foi afetado, mas não cita os lemes, que também podem ter sofrido avarias.
De olho
Em Israel, fabricante do aparelho, o motor do avião-espião é inspecionado a cada 90 horas de voo, quando o manual pede 150.
Segredo
Em nome da “transparência”, a FAB poderia abrir o acesso à investigação e às fotos. Se não o faz, confirma o sigilo do assunto.
FONTE: claudiohumberto.com
Colaborou: Marcos
VEJA TAMBÉM:
Hummmm…deixa Eu ver…questão de credibilade…de um lado a FAB e sua (des)comunicação social…do outro o claudio humberto com seu Passado…é! Não tem como duvidar da FAB!
Sou meio novo nessas discussões de defesa… Então, o que esse Claudio Humberto já disse/fez que diminui sua credibilidade?
Então Giordani, o problema é que nesse caso a FAB demorou semanas pra soltar uma nota explicativa. Aí fica difícil defendê-la, pois dá a impressão que há algo mais no ar…
Vader,
Na verdade dá a impressão que “há algo a menos no ar”. rsrssss
… E o CENIPA não tem nada com isso!!! Não havia ninguém a bordo! É só uma ocorrência com equipamento militar!
Por outro lado, nenhuma força que se preza anuncia perda de equipamento… No máximo lamenta a perda de militares… E é assi9m que deve ser!
Franco Ferreira disse: 5 de dezembro de 2012 às 12:07 “Por outro lado, nenhuma força que se preza anuncia perda de equipamento… No máximo lamenta a perda de militares… E é assi9m que deve ser!” Lamento ter de discordar meu Coronel. Esses VANTs, junto com os da PF, estão no olho de um furacão, pra não dizer outra coisa. Quando a FAB deixa de noticiar o incidente, inclusive dando detalhes, parece que ela está na defensiva, com medo. E evidentemente que interesses outros irão se aproveitar disso. Não noticiar o caso, que aliás não tem nada de mais, a fim… Read more »
A bruxa está solta nas força aéreas das Repúblicas Bolivarianas da América Latina.
Senhores,
A FAB ainda carece de um maior profissionalismo na área de comunicação social e nem digo que faltem profissionais competentes para tal atribuição, o grande problema ainda é da cultura da FAB, aonde tudo é “proibido”. A FAB mais uma vez pecou. Talvez quando a nova geração de coroneis chegar esse quadro se reverta…talvez…
Vixe…. esta do CENIPA foi de sujar as cuecas….. Vamos aos “factos”….. as infos são de um amigo que tem acesso a BASM, o André…. complementadas pelo Juarez: O acidente, um pouso de emergência, deveu-se a parada do motor UEL (wankel)…. muito provavelmente ocasionado pela “gloriosa e excelente qualidade” da nossa gasolina de aviação….pois o sistema de alimentação “entupiu”…fazendo com que o motor apagasse em voo. Aguarda-se apenas a chegada das peças da fuselagem e da asa de Israel para o Hermes RQ-450 voltar a ativa, pois a instrumentação de bordo esta intacta e funcionando perfeitamente. O outro RQ-450 está… Read more »
Vader, meu Amigo;
Aceito a tua discordância!
A propósito, os clube de aeromodelismo do Rio, perdeu 3 “aeronaves” neste fim-de-semana. O de Tatuí perdeu uma. Parece que o de Salvador também perdeu diversas!
Estes VANTs, ao contrário do que parece, estavam “na crista da onda” 25 anos atrás… Não hoje!
Além disto, o que mais sabemos sobre os acidentes ocorridos com aeronaves militares? NADA, absolutamente nada!
Forte abraço – Franco Ferreira
Srs. A pedido de um amigo cito abaixo o link do Jornal Diário de Santa Maria sobre o assunto:
http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,53,3968431,20918
Grande abraço