F-5F ‘ex-Jordânia’ vão deixando o PAMA-SP, rumo a Gavião Peixoto
Frequentemente, o Poder Aéreo traz para seus leitores novidades sobre o andamento de revisões e revitalizações dos caças F-5 da FAB no PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo). Quem acompanha com atenção essas notícias (veja algumas na lista ao final) e compareceu no último final de semana (1 e 2 de dezembro) à 26.ª Convenção Anual do GPPSD – Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont, realizada no “Hangar 3” do Parque, teve boas chances de perceber algumas novidades bem interessantes.
Uma das três células de F-5F (modelo biposto) compradas na Jordânia, a 4811, não estava mais no hangar. Era justamente a que mostramos, meses atrás, já em adiantado processo de remontagem de seus componentes básicos para envio às instalações de Gavião Peixoto (SP) da Embraer, para modernização ao padrão “Mike”.
Enquanto a “discreta ausência” do F-5F 4811 era notada, havia uma presença bem mais chamativa para os presentes: uma carreta com o 4812 já posicionado, com diversos componentes já instalados como superfícies móveis do leme e nas asas. Sinal de que estava prestes a ser enviado por terra a Gavião Peixoto. Trata-se exatamente do F-5F que ocupava o lugar seguinte na linha de remontagem, um pouco menos adiantado que o 4811 na ocasião de nossa última visita ao local. Agora, está pronto para envio, mostrando também os motores instalados.
Ao lado, a célula do F-5F 4810 se encontrava em processo de remontagem de seus componentes, com a asa e outras partes ao lado e, provavelmente, em breve deverá seguir o mesmo destino das outras duas células de bipostos adquiridas na Jordânia. Os modelos de dois lugares são claramente prioridade na ordem de modernização, dado que a frota de F-5FM na FAB em serviço (três unidades) é pequena se comparada à de monopostos F-5EM (43 jatos).
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Trabalhos nos monopostos do mesmo lote prosseguem
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Os oito modelos “Echo” (versão de um só lugar) comprados da Jordânia também mostravam avanços no processo de revitalização das células, nas fotos tiradas neste fim de semana. Além de duas células prestes a entrar na linha de remontagem e que já havíamos mostrado em matéria anterior, já com “primer” (pintura básica amarelo-esverdeada) aplicado e protegidas por plástico transparente, outras duas estavam desmontadas e com suas pinturas praticamente retiradas, exibindo marcações nos locais que deverão receber a atenção da equipe do Parque.
Enquanto isso, outras três células de F-5E ainda exibiam a camuflagem jordaniana (com parte dos indicativos que receberão na FAB pintados nas caudas), porém mostravam-se desmontadas, ou seja, com seus componentes internos, painéis da fuselagem e superfícies móveis retirados. Estes estavam organizados ao lado, devendo seguir em breve para recuperação. Essas três aeronaves e uma quarta, não visível nas fotos, estavam no último “Fim de Semana Aéreo” do PAMA-SP cobertas com plástico preto.
Na imagem abaixo, em que uma célula comprada da Jordânia é vista próxima a outra de F-5EM, pode ser percebida a diferença no comprimento da estrutura do nariz de cada uma, com os radomes retirados. Percebe-se claramente que a área a ser cortada e modificada para futura instalação da antena do radar Grifo-X, que equipa os modelos modernizados, corresponde na aeronave mais próxima à da chapa metálica mais brilhante.
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E falando em F-5F, daqui a alguns dias você já poderá conhecer muito mais sobre a missão que os “bicudos bipostos” cumprem na FAB, em matéria especial da revista Forças de Defesa número 6!
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A nova edição da revista Forças de Defesa, que daqui a pouco estará disponível para compra aqui no site e, logo depois, nas bancas do Brasil, traz uma matéria especial sobre os modelos bipostos de F-5 na FAB, desde o F-5B até o atual F-5FM.
A reportagem, dividida em várias partes e que é a mais longa desta edição, aborda tanto os processos de históricos de aquisição, operaçã0 e modernização desses bipostos quanto o papel que cumprem hoje e cumprirão no futuro, fazendo parte da conversão operacional de jovens pilotos saídos do A-29 Super Tucano para o F-5M. A matéria também traz uma entrevista exclusiva com um instrutor e um aluno de F-5M, mostrando o passo a passo dessa conversão.
Cada um dos três F-5FM da atual dotação da FAB foi visitado em ocasiões diferentes e abordado individualmente, num trabalho realizado ao longo de um ano por nossos editores!
Vale dizer que o título da reportagem “F-5FM na FAB: os poucos” é uma citação ao famoso discurso “The Few” de Winston Churchill, em plena Batalha da Inglaterra (1940-41), quando afirmou que “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”. Daqui a pouco, quando a nova edição chegar às mãos dos leitores, quem sabe poderemos dizer que “nunca tantos vão saber tanto sobre os nossos F-5 bipostos”. Não perca!
VEJA TAMBÉM:
- 26.ª Convenção Anual do Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont
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- PAMA-SP 2011: comparando os novos e os velhos bicos dos bicudos
- F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes
- Modernização dos F-5 da FAB: mais onze radares Grifo contratados
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- PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’
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- PAMA-SP 2012: o primeiro dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2011: muito trabalho pela frente, fabricando peças e revisando caças
- ‘Foxes on the run’: como andam os F-5F comprados da Jordânia
- PAMA-SP 2011: ‘Mikes’ e ‘Foxes’ nas linhas de revisão
- PAMA-SP: uma visita aos bancos de ensaios de motores
- Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
- Fotos das revisões dos F-5 no PAMA-SP
- “Mikes” revisando no PAMA-SP
- Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?
” quanto o papel que cumprem hoje e cumprirão no futuro, fazendo parte da conversão operacional de jovens pilotos saídos do A-29 Super Tucano para o F-5M. ”
Futuro e F-5 na mesma frase…
Max, como os onze F-5 comprados da Jordânia estão sendo revisados e mandados para modernização agora, é de se esperar que ao menos esses onze tenham uns 10 a 15 anos de emprego na FAB pela frente, a partir da entrega – é esse o futuro.
Podemos supor que serão os últimos a sair de serviço na FAB.
Saudações!
É preocupante a observação do Max. Mas enquanto não reservarem vagas para os Douglas de Israel… Aí sim, vai ser de chorar.
Esse “F” final do F-5F acho que significa outra coisa.
Final-5Fantasy… 🙁
Eis o “vencedor” do F-X2…
F-5 F(orever)! Pois ainda tem bastante por ai: Chile, Suíça e Arabia Saudita…
O pessoal da FAB deve adorar Ace Combat – pq sempre se começa o jogo com o F-5! 😀 rsrs…
Tem um museu em Gavião Peixoto e não contaram pra gente?
….”novidades” sobre o andamento de revisões e revitalizações dos caças F-5 da FAB no PAMA-SP. Qual a novidade mesmo?Infelizmente só tem essa “novidade” de nossa aviação de caça, revitalizar avião velho….
Bom, se eu fosse me pautar pelo humor dos comentaristas, simplesmente não publicaria essas novidades (que um dos bipostos já foi para a Embraer, outro está indo e o terceiro deverá seguir em breve – ou isso não é novidade a respeito dos programas de modernização?).
Mas na verdade a gente pensa nos milhares de leitores do Poder Aéreo, que apesar de se mostrarem muito interessados no assunto, já que segundo as estatísticas do site estão brindando a matéria com centenas de cliques, devem estar um pouco decepcionados pelo nível dos comentários que encontraram hoje depois de clicar.
Muito já foi publicado sobre F-5 no Brasil, mas poucas vezes foi dada a devida importância para os bipostos. Essa série de artigos faz uma justa homenagem aos “poucos”. Não lembro de ter visto nenhuma reportagem assim antes aqui no Brasil. Essa entrevista com o instrutor e com o candidato a piloto de F-5 está muito boa. Através dela dá para entender bem a diferença que era formar um piloto para o F-5 antigo e agora em um F-5 modernizado. Outra coisa interesante também são as experiências que ocorrem, na prática, de se passar direto de um turboélice para um… Read more »
De fato, Poggio. Falando nas poucas vezes em que se deu importância aos F-5 bipostos na mídia especializada, lembro apenas de uma interessante matéria de um dos primeiros números da revista Asas. Mas, voltando à nova edição de Forças de Defesa, mesmo para quem não se interessa por F-5 biposto e só quer saber de caças novos, o número 6 ainda tem um ótimo complemento, que é o artigo só sobre o emprego de bipostos no mundo e seu futuro, trazendo exemplos como o emprego de modelos de dois lugares do Rafale e do Super Hornet e o por que… Read more »
Off-topic: Avião de pequeno porte cai no interior de Zortéa (Atualizado) Zortéa – 06/12/2012 10:11:07 – Geral Um caça da Força Aáerea Brasileira caiu na manhã desta quinta-feira, dia 06, na comunidade de Volta Grande, interior de Zortéa. As informações ainda estão sendo averiguadas por policiais civis e militares. De acordo com populares, o avião teria enroscado nos fios de alta de tensão e caído em um local de difícil acesso, localizado próximo a balsa que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Os bombeiros estão chegando ao local neste momento. O avião em questão teria feito um vôo… Read more »
Eu não tinho visto este post.
Gostaria de saber se foi possível tirar fotos da lateral interna da seção frontal, mais precisamente do lado esquerdo do nariz, onde nessa versão, não existe o canhão.
Apesar de ser interesse particular, gostaria de ver, caso exista, mais posts com fotos sobre o assunto.
Roberto, a parte interna já estava com seus painéis fechados e, de qualquer forma, o lado esquerdo não estava voltado para onde era possível fotografar Você poderá ver uma foto dessa célula ainda com os painéis do nariz abertos e mostrando a estrutura na edição 6 da revista Forças de Defesa (matéria sobre os F-5F) e também nas matérias dos links logo aí acima, no final do texto. Especialmente os links que se referem aos bicos dos bicudos e ao avanço da recuperação das células compradas da Jordânia. Neste que separei logo abaixo, em especial, aparece uma foto com toda… Read more »
Roberto, só agora reparei num pequeno equívoco que vc escreveu: “…mais precisamente do lado esquerdo do nariz, onde nessa versão, não existe o canhão.” É justamente do lado esquerdo do nariz (do ponto de vista do piloto, sentado olhando para a frente) que existe o canhão no modelo F-5F (biposto). O lado direito é que não tinha o canhão. Lembrando que, após a modernização que converte o F-5F em F-5FM, deixa de existir qualquer canhão (permanecendo apenas um canhão no F-5EM, monoposto. Para ver ambos os lados da seção frontal do F-5F, sem os painéis e podendo notar boa parte… Read more »
Prezado Nunão,
Obrigado pela atenção e a pequena correção.
Dá para ver bem os detalhes internos nessa último link que você indica.
Muito boa essa sua série de fotos do F-5 no PAMA-SP.
Não há de quê, Roberto.
De fato, não faltam matérias e fotos dos F-5 da FAB no PAMA-SP ou em outras unidades. Praticamente cada link fornece novas listas para outros links com matérias exclusivas do Poder Aéreo, repletas de detalhes. Dá pra navegar por elas horas e horas.
Saudações!
Você vai gostar:
http://www.youtube.com/watch?v=QQ50Ol0UwYw&feature=player_embedded
Gostei! Já está virando post…