A indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) anunciou na semana passada que obteve sucesso no primeiro voo de um caça SEPECAT Jaguar modernizado, programa conhecido como “Darin III”. Segundo o presidente da companhia, Dr. R. K. Tyagi, esta modernização “resultará em um grande ganho operacional em relação às operações ar-superfície em qualquer condição climática, incluindo ações ar-mar, e ar-ar através da incorporação de um radar multimodor”.

Dentro do programa Darin III, os aviões serão remotorizados e mudanças nos alternadores de alta capacidade serão feitas. Assim, o Jaguar poderá se tornar uma das aeronaves mais potentes do arsenal indiano.

A modernização inclui uma nova arquitetura de aviônicos no estado-da-arte como um novo computador de missão, sistema de instrumentação de voo e motores (EFIS), “Solid State Digital Video Recording System” (SSDVRS), “Solid State Flight Data Recorder” (SSFDR), funções adicionais de navegação nos modos inerciais e de posicionamento por satélite (INGPS), autopilot, radar e RWR. Tamfém fazem parte do prorama de modernização equipamentos de navegação, guerra eletrônica, lançamento de armas através do INGPSs, interface homem-máquina de última geração e duas telas multifuncionaisalém de um novo HUD (head-up display).

FONTE/FOTOS: HAL (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Um Jaguar não é um Jaguar enquanto não tiver um Sidewinder num cabide acima da asa. rrsrsss

shipbuildingbr

Mais alguem ainda voa Jaguar sem ser a India?

Clésio Luiz

O Jaguar estabeleceu um arquitetura de fuselagem/asas que foi seguida por quase todos os caças de ataque que vieram depois dele.

O conjunto nariz inclinado para baixo, entradas de ar atrás do piloto em posição alta, asas no ombro e trem de pouso principal na fuselagem abaixo das asas, foi seguido pelo Panavia Tornado, Mitsubishi T-2/F1, Soko J-22/IAR-93, AMX e o Xian JH-7.

Claro que as aeronaves acima são bem diferentes umas das outras, mas a ideia básica do Jaguar está em cada um deles.

Baschera

Bosco,

Eles usam Magic II sobre as asas……. êta troço mais esquisito !

http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Images/1184-2/Jaguar3.jpg

Sds.

joseboscojr
Baschera

shipbuildingbr disse:
4 de dezembro de 2012 às 8:14
Mais alguem ainda voa Jaguar sem ser a India?

Acho que só sobrou a Índia e Omã….. que opera ou operava uma dúzia destes vetores.

Sds.

Baschera

Bosco,

Sim….. mas neste caso é a RAF….. acho que a IAF só usa os Magic franceses mesmo….

Sds.

Alfredo Araujo

O Equador aposentou os seus Jaguares ?

Hamadjr

Em tempo de vaca magra européia em crise o jeito é ser criativo, se não é possível carro novo reforma o usado, tentei buscar uma comparação entre esse recall do nosso F-5 e o Jaguar indiano mas fiquei sem definição de um critério que assemelha-se a comparação.

Baschera

Clésio,

Vc esqueceu pelo menos dois importantes vetores com estas características na sua lista…… o Mirage F1 e o Harrier…..

Sds.

Clésio Luiz

Mas eles não possuem entradas de ar altas. No F1 elas ficam no meio da fuselagem e no Harrier, bem as tomadas de ar SÃO a fuselagem 🙂 Por falar em Mirage F1, o Jaguar derrotou o modelo da Dassault na concorrência indiana que resultou na aquisição do caça anglo-francês. Existem outras aeronaves de ataque que antecedem o Jaguar, como o F-105, A-4 e A-5 com características bem semelhantes, mas esse conjunto nariz /tomadas de ar/asas/trem de pouso, o Jaguar foi o primeiro em juntá-las. Uma arquitetura tão eficiente para a função de caça de ataque que foi seguida por… Read more »

clsaraujo

Em termos considerativos de suas nova suíte será um expert em ataques AG avançado, daria para compará-lo este modernizado indiano com o AMX-A-1M ?

Giordani

clsaraujo disse: 4 de dezembro de 2012 às 10:40 Tchê, Pelas exigências do TO deles, se Eu tivesse de ir pro combate e me dessem a opção de escolher, entre um A-1M e um Jaguar M…Jaguar na cabeça! Li que os indianos vão repotenciá-los também, aí sim, o que já era bom vai ficar muito melhor! O Jaguar, na minha opinião, acho que foi o primeiro projeto europeu que deu certo! E talvez este tenha sido o seu grande erro. Deu certo demais! Tão certo que ficou muito caro para ser usado como treinador avançado e tão caro para ser… Read more »

Giordani

Só complementando, para quem quiser ver uns bons vídeos dessa bela máquina europeia…

http://video.search.yahoo.com/video/play?p=Sepecat+jaguar&ei=UTF-8&fr=fptb-yie7&fr2=tab-img&tnr=21&vid=000166507214

shipbuildingbr

Baschera eu pensei em Oman mas achei que já tinham desativado. Quanto ao Equador nem lembrei e de mais a mais na AL nada voa, tudo engana…