Voa o nEUROn
No dia de hoje o nEUROn, demonstrador europeu de tecnologia furtiva não tripulado (UCAV) completou com sucesso seu primeiro voo a partir das instalações da Dassault em Istres, em colaboração com a equipe de ensaios em voo da DGA.
O nEUROn foi lançado em 2005 e participam do programa, além da França, Itália, Suécia Espanha, Grécia e Suíça. Ele reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica na Europa.
Com a Dassault Aviation atuando como contratante principal. o programa foi desenvolvido com o propósito de reunir o conhecimento das empresas Alenia Aermacchi, Saab, EADS-CASA, HAI, RUAG e Thales.
Com um comprimento de 10 metros, uma envergadura de 12,5 metros e peso de 5 toneladas (vazio), a aeronave é movida por um motor Rolls-Royce Turbomeca “Adour”.
O nEUROn continuará com os seus ensaios na França até 2014, quando será enviado para Vidsel, na Suécia, para uma série testes operacionais. E depois seguirá para o campo de provas de Perdadesfogu, na Itália, para novos testes, incluindo disparo de armas e análise da furtividade.
FONTE/FOTO: Dassault (tradução e adaptação Poder Aéreo)
VEJA TAMBÉM:
Estranho a Turquia não fazer parte deste projeto. A Turquia, que já operou apenas os restos de outros membros da OTAN, atualmente possui forças armadas modernas e desenvolve localmente vários projetos de defesa que não ficam a dever a nenhum outro país desenvolvido.
Já havia me esquecido: finalmente essa aeronave decolou!
Groo,
Talvez por causa da Grécia.
A empresa Hellenic Aerospace Industry S.A. (HAI) faz parte do consórcio, apesar de ter dúvidas quanto a saúde de qualquer empreendimento grego no atual momento.
Abç,
Ivan.
Pode ser, mas a participação da Grécia costuma tão pequena para ela botar esta banca toda. A Turquia é odiada por todos os países que sofreram ocupação mas sempre foi uma grande parceira da Alemanha, o peixe grande da UE. Por outro lado a Grécia participa do programa do míssil IRIS-T e a Turquia não. Já a Grécia não faz parte do programa F-35… Na época da formação do consórcio nEUROn a Turquia era “amiga” de Israel que possui uma grande tradição em UAVs. Hoje Israel treina com a Grécia (que opera S-300 ex-Chipre) e é criticado duramente pela Turquia,… Read more »
Senhores
Ao buscar uma posição de liderança no mundo muçulmano, a Turquia, hoje governada por um partido islâmico, esta se afastando da Europa e gerando um fator a mais de instabilidade no mediterrâneo. Não é improvável que ela acabe saindo da OTAN (por mais que os EUA não desejem isto) e a Grécia acabe voltando ao que era no fim do século XIX: a fronteira da Europa com o islã.
Sds
e como sempre, a dona Inglaterra ficou de fora, pois a liderança deste projeto é francesa. Realmente difícil juntar “todo mundo” na Europa! Outra ausência importante é da Alemanha.
Marcelo
A Inglaterra pode até ter ficado de fora desse projeto, mas olha só quem fabrica o motor?
Marcelo,
(1 de dezembro de 2012 às 22:25 )
Como sempre?
A Inglaterra participou de vários programas aeronáuticos europeus em conjunto com outros países, como por exemplo:
Panavia Tornado, Eurofighter Typhoon, Sepecat Jaguar, Airbus A400M, Lynx, Puma, Gazelle, sem falar dos mísseis.
A Alemanha por sua vez está em alguns destes:
Panavia Tornado, Eurofighter Typhoon e Airbus A400M.
Porque estão fora do nEUROn?
Uma boa questão.
Sds,
Ivan.
A Inglaterra tem seu próprio projeto, o Taranis. A Alemanha também tem o seu. Mas é claro, se forem espertos, unirão seus esforços em torno de um único projeto.
O nEUROn poderia ser ele, por exemplo, esse demonstrador que parece ser algo como 2/3 de um drone em tamanho real.
O que deveriam fazer seria uma concorrência entre os diversos projetos, e o mais promissor ir adiante, com participação de todos os países europeus. Seria o mais sensato. 🙂
[]’s
O alemão é o Barracuda.
Logico que o Barracuda está mais para um Reaper a jato que para um X-47B, mas….
E eu achando que o Barracuda e o Alenia Sky-X eram a mesma aeronave.
Estou integrando a Europa antes dos próprios europeus 🙂
Poggio, O turbofan Adour é para o demonstrador de tecnologia nEUROn. Acredito que para uma versão de produção busquem um turbofan maior e mais moderno, provavelmente uma versão da SNECMA M88 sem pós combustão. O Rolls-Royce Turbomeca Adour tem as seguintes especificações: Comprimento – 2,90 metros Diametro – 0,57 metros Peso vazio – 1,784 lb ou 809 kg Potência sem pós combustor – 6,000 lb ou 27.0 KN. O SNECMA M88-2 tem as seguintes especificações: Comprimento – 3,50 metros (seria mais curto sem o pós) Diametro – 0,90 metros (se manteria) Peso vazio – 1,977 lb ou 897 kg (seria… Read more »
Groo,
Integrar a Europa é o mais racional.
Porém alguns europeus relutam…
Sds,
Projeto Eurofighter Inglaterra e Alemanha se recusaram a dar a liderança para a França e ela caiu fora…
Projeto nEUron a França EXIGIU a liderança do projeto… E Reino Unido e Alemanha cairam fora….
O problema EUROPEU é a distribuição da vaidade e da rivalidade entre:
França x Reino Unido
França x Alemanha
Alemanha x Reino Unido
Estes três NUNCA se ENTENDEM…
O máximo que se consegue é juntar dois para sacanear o terceiro como no caso do Eurofighter…
Outro UCAV que está de vento em popa nos States é o Predator C.
Apesar de mais leve que o segmento do X-47B, também será dotado de baias internas e alto nível de furtividade, podendo ser operado em guerra de alta intensidade junto com o Global Hawk, o Sentinel e com o que irá surgir dos programas da USAF e USN.
Na minha visão o nEUROn tem um objetivo claro. Manter o departamento de engenharia da Dassault ocupado. O que seria o passo natural após o Rafale que seria um caça de quinta geração, não vai acontecer tão cedo, sobrou para o fabricante Frances o projeto de um UCAV, daí a condição inegociável de liderança francesa no programa. A Inglaterra sabe que se realmente precisar de um UCAV dentro de sua doutrina militar, podem recorrer aos EUA e ter acesso ao que de melhor existe no mundo nesta aérea. Alguns chamam isto de “dependência” dos EUA, eu chamo de pragmatismo. O… Read more »
Soyuz disse: 2 de dezembro de 2012 às 23:58 Ótimo comentário, caro Soyuz. Na verdade, os ingleses sabem que e empáfia francesa é o que atravanca a verdadeira união militar européia. Assim, não tendo condições de, sozinhos, manterem uma máquina de guerra do patamar da americana, melhor fazem se unindo aos EUA, do que ficar tolerando a arrogância franca. “Lacaios dos ianques” na Europa, como costuma dizer a corja antiamericana? Muito ao revés: pragmáticos. Aliás, o tal Taranis não deve passar mesmo de demonstrador pra pesquisa de tecnologia. Quando o bicho pegar será mais fácil adquirir dos EUA. A realidade… Read more »
Vader disse:
3 de dezembro de 2012 às 6:53
e o que é visto como “arrogância francesa” pelo pessoal a favor dos EUA (vejam bem, eu sou a favor do Brasil), pode ser entendido como uma opção por independência tecnológica e garantia de mão de obra qualificada na Europa, portanto meu caro, menos, um pouco menos…
Como eu gostaria que o Brasil seguisse o caminho que a França escolheu! Infelizmente nos falta muito (educação, nacionalismo, patriotismo etc…) para isso.
Abraços.
Marcelo disse:
3 de dezembro de 2012 às 8:43
A arrogância francesa não consiste em querer fazer tudo nacionalmente, o que de fato é louvável.
A empáfia consiste em ficar exigindo de seus parceiros europeus, tão capazes quanto si mesma, posição de dominância nos projetos multinacionais.
Como se vê, a arrogância francesa pode até dobrar países menores como Suécia, Espanha, Itália, etc. (ainda assim, nem sempre).
Mas não funciona com seus “iguais” como Inglaterra e Alemanha.
Algo que Marcel Dassault abominava, detestava, odiava, fabricar somente partes de uma aeronave; finalmente aconteceu:
A Dassault teve que engolir o orgulho e aceitar que partes do Neuron fossem fabricadas por terceiros.
Vader disse: 3 de dezembro de 2012 às 9:27 o que eu aho uma pena. A Europa poderá cometer com os UCAVs o mesmo erro cometido na 4a geração de caças e ficar com uns 2 ou 3 UCAVs semelhantes, mas sem escala de produção. Quanto à Inglaterra, já faz um tempo que realmente se voltou aos EUA, dando as costas à Europa. A exceção, é claro, é o Eurofighter, mas esse programa já tem mais de 2 décadas. De agora em diante, realmente vejo a Inglaterra mais e mais alinhada aos EUA, em detrimento da Europa. Está certo? Está… Read more »
Concordo prezado. Mas acho que os ingleses se cansaram dos projetos militares europeus depois do Eurofighter. Muito blábláblá, muito agradar a gregos e troianos, muita arrogância e empáfia, muito dodói e muita pouca praticidade, o que fez com que o EF-2000 tivesse trocentas linhas de produção redundantes em diversos países diferentes, elevando estratosfericamente custos apenas por orgulho nacional e pra fazer média com sindicalistas que querem garantir sua massa de manobra. Nos EUA não tem nada disso. E os ingleses são pragmáticos: sabem, até porque estiveram metidos em todas as guerras de maior porte nos últimos 500 anos, que com… Read more »
Só para lembrar:
Ingleses e norte americanos falam inglês.
Ivan disse:
4 de dezembro de 2012 às 7:19
Ivan, brasileiros e portugueses também falam a mesma língua e nem por isso o Brasil tem F-16 ou faz parte da OTAN. Ou Portugal tem AMX e ALX. Não é por aí.
O caminho é que a Inglaterra realmente “se encheu” da empáfia e arrogância francesa e da eterna desunião e desconfiança continental, em matéria militar. E foi apertar a mão de sua ex-colônia, que lhe oferecia todas as vantagens tecnológicas e financeiras sem nenhum dos incômodos de ter de ficar deblaterando sobre quem manda mais.
Sds.
Mudando de saco (UCAV) para mala (UAV)…..
Os iranianos dizem ter abatido e capturado outro VANT norte-americano que teria invadido seu espaço aéreo marítimo…. desta vesta vez foi um Boeing ScanEagle.
Sds.
MiLord Vader,
A língua comum foi apenas um lembrete.
Eles tem muito mais, inclusive sangraram juntos em diversos conflitos.
Certa vez, no sul dos EUA, fiquei surpreso quando o apresentador de um show (em um daqueles parques) pediu uma salva de palmas para os combatentes e ex-combatentes americanos e ingleses que estavam presentes.
Baschera,
Qualquer dia destes os pilotos iranianos vão encontrar um par de Eagles ou SuperHornets por trás de um UAV desarmado… rs rs rs.
Sds,
Ivan.
[…] Voa o nEUROn […]
Amigos, bom dia.
Vídeo recente sobre o assunto nEUROn:
Abraços,
Justin
😳
http://www.youtube.com/watch?v=hQFuFoAiPfk