Rússia poderá tomar 5% do mercado mundial de UAVs
A Rússia poderá ocupar entre 3 e 5% do mercado mundial de aviões não tripulados em dez anos, declarou Serguêi Kórnev, chefe do departamento de aviação da empresa russa Rosoboronexport, nesta segunda-feira (12).
No espaço onde começou hoje o Salão Aeroespacial Internacional Airshow China 2012, em Zhuhai, Kórnev completou que já existem modelos competitivos de aviões não tripulados na Rússia, incluindo Orlan-10, Zala-421-016 e Eleron-10.
Segundo eles, esses aviões atendem a todas as exigências do mercado e até mesmo superam muitos análogos estrangeiros em termos de autonomia e altura de voo.
Durante o mesmo evento, o presidente da United Aircraft Corporation, Mikhail Pogosian, também afirmou que a fabricante russa Sukhôi vai se concentrar na criação de veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla em inglês) e de reconhecimento em um futuro próximo.
“Os UAVs representam uma via estratégica para o desenvolvimento da UAC [holding que abrange a maioria da indústria russa de aeronaves, inclusive a Sukhôi]”, disse ele.
No site da Sukhôi há projetos para uma série de aviões não tripulados conhecidos como Zond, otimizados para o transporte de radares de vigilância e de abertura sintética, bem como sensores eletro-ópticos.
A empresa também fechou em 2011 um contrato para desenvolver um UAV com massa de aproximadamente 20 toneladas, projeto que contará com a participação da também russa RAC MiG.
Além disso, a Tranzas, de São Petersburgo, e a Sokol, de Kazan, venceram uma licitação em outubro do ano passado para desenvolver dois sistemas UAV com massa de uma e cinco toneladas, respectivamente.
O mercado dessas aeronaves está passando por um amplo desenvolvimento, especialmente na Ásia, Europa e América Latina.
Entre 2003 e 2012, um total de 38 países compraram aviões não tripulados num valor total de US$ 3.570 milhões. De acordo com a estimativa da Forecast Internacional, o mercado mundial para esses dispositivos continuará crescendo.
Atualmente, os maiores exportadores de aviões não tripulados são Israel e os Estados Unidos, que dominam 70% das exportações mundiais. Estima-se que a médio prazo a China irá se juntar a eles nessa liderança.
Publicado originalmente pela agência RIA Nóvosti
FONTE: Gazeta Russa
FOTO: unmanned.co.uk
Não conheço nada significativo nesta área (UAV) de fabricação russa….
Qualquer modo, se querem vender algo no ocidente vão ter que mudar e muito a interface e a assistência técnica de seus produtos….
Já a China, como mostrei na matéria sobre o helicóptero Z-10 ….. vai muito mais rápido neste quesito UAV…..
Mais imagens do “clone” chinês deste UAV, que tem o curioso nome de “Pterosaur 1”, em imagens da TV chinesa…..na feira Zhuhai Air Show 2012.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PlCHMSQd-xQ
Sds.
Saudades de um certo drone nacional, fabricado nos idos dos anos 80, com motor nacional e tudo!
É o que dá em não investir.
a 1a foto parece um Super Tucano….
Baschera, se eu nao me engano, a Russia assinou um acordo com Israel para o desenvolvimento e producao de UAV na Russia…
wwolf22, Sim… é vero… mas eu me referia a um sistema ou aeronave UAV autóctone russo… se há eu não conheço. Vejam que os chineses parecem estar rapidamente assumindo o outrora lugar da URSS/Rússia no papel de máquina militar, tando de construção e desenvolvimento quanto de mercado. Neste último, entrando sutilmente nos mercados de terceiro mundo com produtos de baixo valor, financiamento farto e tecnologias um tanto quanto mistas, produtos mais “arejados” (cópias de produtos ocidentais e russos)….. Quando os chineses romperem a barreira e entrarem nos (ricos) mercados dos países árabes do oriente médio…eu se fosse os russos ficariam… Read more »
PUTZ um drone UAC/RAC MiG de massa de 20 toneladas???
Que é isso um drone de bombardeio ???
Ou uma central completa de espionagem e guerra eletrônica???
Cruzes tem ALGUM drone deste tamanho mesmo nos EUA ???
Gilberto,
O X-47B tem peso máximo de decolagem de 20 t.
Provavelmente esse drone de 20 t russo é o Skat.