Bem legal o vídeo, dá pra imaginar a sensação de realizar essas manobras.
Pergunta de leigo: Qual seria a utilidade desses “retrovisores”? Acho que não seriam muito úteis no caso de um caça inimigo “piscar o farol” à 6 horas 🙂
weber_eng
Visitante
12 anos atrás
Glaison, a diferença é que o Su-33 é bem maior e mais pesado que o MiG-29 KUB. O Su-33 foi desenvolvido e operou vários anos no Gorshkov, de 38.000 toneladas de deslocamento (menos que o São Paulo da MB), mas é mais adequado para NAe maiores, como o Kuznetsov, de 60.000 toneladas, onde operam hoje os Su-33 da Marinha russa. O Gorshkov foi vendido para a India, reformado e modernizado para se tornar o Vikramaditya, que aparece nas fotos. Edgar, os espelhos são muito úteis em voos em formação e em combates aéreos a curta distância, que continuam e continuarão… Read more »
paulsnows
Visitante
12 anos atrás
O Gorschkov jamais operou Su-33.
Operava Yak-28 Forger, Kamov Ka-25 ou Ka-27.
Su-33 só no Kusnetzov.
O Gorshkov É o Vikramaditya!
paulsnows
Visitante
12 anos atrás
Digo, Yak-38.
Groo
Visitante
12 anos atrás
O Shi Lang, o Kiev chinês, vai operar uma versão chinesas do Flanker, não é?
Ivan
Visitante
12 anos atrás
Groo,
Tudo indica que sim, o Shenyang J-15, em grande parte “baseado” em um prototipo do Su-33 que os chineses adquiriram da Ucrânia.
Acredito que tem matéria sobre isso no NAVAL.
Abç,
cristiano.gr
Visitante
12 anos atrás
Os indianos não são a 6ª “putência” e terão antes do Brasil um porta-aviões com caças super-sônicos e os brasileiros preocupados com a Carminha (já nem lembram quem era) e o “futibol”.
weber_eng
Visitante
12 anos atrás
Paulsnows, o Gorshkov sempre operou o Su-33, tenho muitas fotos e videos de operações dos Su-33 no Gorshkov. Os aviões de ataque Su-25 também operaram lá, não sei se era um esquadrão operacional normal ou só de testes. Os Yak-38 operavam a bordo do Kiev, do Minsk e do Novorosiysk, que eram cruzadores porta-aviões, com armamento de combate muito poderoso. O último dessa classe, o Baku, nem chegou a entrar em serviço; sofreu uma reforma radical, com a retirada do armamento mais pesado para implantar o convés de voo maior, com a pista de decolagem ‘ski-jump’, e se tornou o… Read more »
Qual a diferença entre MIG-29K e SU-33? O que faz escolherem o primeiro em detrimento do segundo?
Bem legal o vídeo, dá pra imaginar a sensação de realizar essas manobras.
Pergunta de leigo: Qual seria a utilidade desses “retrovisores”? Acho que não seriam muito úteis no caso de um caça inimigo “piscar o farol” à 6 horas 🙂
Glaison, a diferença é que o Su-33 é bem maior e mais pesado que o MiG-29 KUB. O Su-33 foi desenvolvido e operou vários anos no Gorshkov, de 38.000 toneladas de deslocamento (menos que o São Paulo da MB), mas é mais adequado para NAe maiores, como o Kuznetsov, de 60.000 toneladas, onde operam hoje os Su-33 da Marinha russa. O Gorshkov foi vendido para a India, reformado e modernizado para se tornar o Vikramaditya, que aparece nas fotos. Edgar, os espelhos são muito úteis em voos em formação e em combates aéreos a curta distância, que continuam e continuarão… Read more »
O Gorschkov jamais operou Su-33.
Operava Yak-28 Forger, Kamov Ka-25 ou Ka-27.
Su-33 só no Kusnetzov.
O Gorshkov É o Vikramaditya!
Digo, Yak-38.
O Shi Lang, o Kiev chinês, vai operar uma versão chinesas do Flanker, não é?
Groo,
Tudo indica que sim, o Shenyang J-15, em grande parte “baseado” em um prototipo do Su-33 que os chineses adquiriram da Ucrânia.
Acredito que tem matéria sobre isso no NAVAL.
Abç,
Os indianos não são a 6ª “putência” e terão antes do Brasil um porta-aviões com caças super-sônicos e os brasileiros preocupados com a Carminha (já nem lembram quem era) e o “futibol”.
Paulsnows, o Gorshkov sempre operou o Su-33, tenho muitas fotos e videos de operações dos Su-33 no Gorshkov. Os aviões de ataque Su-25 também operaram lá, não sei se era um esquadrão operacional normal ou só de testes. Os Yak-38 operavam a bordo do Kiev, do Minsk e do Novorosiysk, que eram cruzadores porta-aviões, com armamento de combate muito poderoso. O último dessa classe, o Baku, nem chegou a entrar em serviço; sofreu uma reforma radical, com a retirada do armamento mais pesado para implantar o convés de voo maior, com a pista de decolagem ‘ski-jump’, e se tornou o… Read more »