Ministro Celso Amorim mantém sigilo sobre processo de compra de caças
O ministro da Defesa, Celso Amorim, evitou hoje (5) comentar o processo de negociação para a compra pelo Brasil de 36 caças, no valor de US$ 5 bilhões. Amorim reuniu-se hoje com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian. Os franceses estão na concorrência com os caças Rafale, da companhia Dassault. Eles disputam a venda com mais duas empresas estrangeiras – o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab. A definição é esperada para 2013.
Amorim e Le Drian classificaram a compra dos caças como sendo “um tabu”. “É [um tema] que é tabu”, disse Amorim. Em seguida, Le Drian concordou: “[Sim] é um tabu”.
Em meio à insistência dos jornalistas sobre o assunto, Amorim brincou: “É uma pergunta de vários milhões de euros ou de dólares, não sei exatamente [qual é a moeda], mas de qualquer maneira é [um assunto] de vários milhões de reais.”
Le Drian reuniu-se hoje com Amorim, depois de passar pelo México. Na conversa, ambos prometeram aprofundar os projetos de parceria estratégica na área de defesa. Há propostas sobre compra e venda de submarinos e helicópteros militares, além de medidas técnicas. Existe um projeto conjunto para a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.
“Tenho satisfação em receber o ministro da França, com a qual o Brasil tem cooperação em vários domínios, muito importantes na área da defesa. A França ajudou a fazer o Exército moderno no Brasil, a cooperação entre os dois países teve um impulso nos últimos anos”, disse Amorim.
FONTE: Agência Brasil (reportagem de Gabriel Palma e Renata Giraldi)
FOTO: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)
VÍDEO: G1 (jornal Globo News – acesse pelo link ao lado ou pela imagem do vídeo acima)
VEJA TAMBÉM:
- França muda discurso para emplacar Rafale
- ‘Rafale vai esperar’, disse MD da França ao voltar dos Emirados
- Ministro Celso Amorim diz que caças virão, mas evita dar detalhes
- Dilma recebe Sarkozy, mas Planalto nega negociação de caças
- Há três anos Lula decidiu o F-X2 …
- F-X2: Amorim nega que presidente tenha errado sobre escolha do Rafale
- Jobim contradiz Lula e afirma que compra de caças ainda está em análise
- Porta-voz da Dassault afirma que empresa espera concluir venda dos Rafale em 2010
- Jornal informa que anúncio de Lula foi feito à revelia da avaliação técnica da FAB
- Nota oficial do Ministério da Defesa sobre o F-X2
- F-X2: decisão ficou para 2013
- Depois do fim da Copa e das Olimpíadas, 2017 será o começo do fim da FAB?
- O que vai acabar primeiro, as desculpas ou o F-X2?
- Para definir F-X2 neste ano, Dilma quer que Hollande dê desconto no Rafale
- Para site espanhol, está confirmada a suspensão do F-X2 e vem aí o F-X3
Tabu é a #$¨%¨@%#¨!
Melhor um Cone no MD, ao menos economizaríamos alguns milhares de reais por mês.
[]’s
Por quê sigilo?
Depois de alguns milênios já devem ter chegado à uma classificação para as ofertas, compensações, etc, definindo quem é a empresa ganhadora, pois não?!
Os suíços, que iniciaram seu programa para aquisição de novos caças quatro mil anos depois do nosso já o definiram e vem prestando contas à deputados, representantes do povo (pelo menos por lá), quase que semanalmente.
Esse negócio de “sigiloso”, “transferência de tecnologia” e outras babaquices só cabe por aqui, onde governantes sem escrúpulos fazem o que querem, não prestam satisfação à sociedade e ainda dão risada.
Tchê! Realmente este cidadão(se é que da para classifica-lo com tal) nem mentir sabe.
Avisa o nosso amigo representante da “Galia” que o glacê dele desandou e virou maionese de hamburger.
Grande abraço
Cáspita….. não sabe o valor do “negócio” ???? Só em banânia mesmo…… eu sei até hoje o valor de cada contrato que assinei …. o ministro não sabe o valor de cada proposta ?? Claro que ele não iria dizer de público, mormente nem em privado, mas pelo manos podia usar terminologia melhor… esta que usou pende para a galhofa…. ou deixa margem para o desconhecimento mesmo ! Se até aquele contrato sem vergonha dos EC-725 se sabe o valor… não vejo motivos para não se saber o deste. De resto, a palavra ‘tabu” significa de modo geral, como qualquer… Read more »
Queria ver esse ministro francês, tdo lépido aqui no Brasil, falar assim lá na França…
Perderia o emprego rapidinho.
Depois de 16 anos sem nenhuma decisão o camarada me aparece diante das câmeras dando risada e fazendo graça sobre o assunto. Isso é sintomático: mostra ao povo brasileiro como os “responsáveis” tratam a soberania nacional e a defesa do território e do povo. Se ele faz isso diante da imprensa, imaginem os senhores como devem ser felizes as reuniões que acontecem no Ministério da Defesa. Gargalhada para cá, risos para lá. Para esses irresponsáveis, comprar caças é um tema leve, cheio de divertimento. Ele dá mostras de encarar a compra como uma grande frivolidade, ou como uma grande aventura.… Read more »
Ora qualé pessoal? O cidadão é um ex-diplomata, vocês queriam o que? Esse sujeitinho conseguiu defender a patacoada do Brasil em Honduras! Conseguiu defender o papelão do Brasil no caso Irã! Enfim, o cara é um completo “anão-moral”. Vocês acham mesmo que ele iria “entregar o ouro”? Alguém pode perguntar: porque que a coisa é tão sigilosa? Por razões militares? Claro que NÃO! É sigilosa porque os PeTralhas do gf ainda não descobriram um jeito de descolar a propina, o jabá para o ParTido e os cumpanhero, sem o qual não sairá NADA! E as risadinhas alegrinhas e o uso… Read more »
Nem se quisessem, conseguiriam escolher pior pessoa para o cargo!! Um verdadeiro banana!
Enquanto isso…
Como já noticiado aqui no Poder Aéreo, os EC 225 estão sendo groundeados no mundo inteiro. Segundo o boletim que li da Eurocopter, trata-se de um problema de ENGENHARIA, ou seja, terão que desenvolver uma nova engrenagem (tradução livre) para o sistema de distribuição de óleo do motor.
É recall mesmo meu povo!
Mas a “ordem!” de Brasília é não groundear….. os das FFAAs……
Sds.
Até o da Dilma cair… 🙁
Baschera e Corsario, pelo jeito o MD francês não vê também problema em voar no EC725, mesmo após esse último incidente da versão civil.
Me disseram que ontem, na visita às obras da base de submarinos em Itaguaí, ele foi a bordo do UH-15 da MB.
A verdade é que não se sabe ainda os motivos das sucessivas panes dos EC225. O último boletim informa que a falha provável são nos sensores, pois não foram encontrados vazamentos nos sistemas principais das bombas de óleo. Porém, JAMAIS foram efetuados testes completos no sistema de back-up de fornecimento de pressão de óleo. Ou seja: há uma falsa indicação de baixa pressão de óleo, o que leva os pilotos a ativarem o sistema auxiliar e, esse sim, eventualmente teria problemas.
O problema está identificado no corpo do exiso da transmissão que nem jogando um balde de gelo resfria ao contrário perde a camada de cimentação e literalmente derrete.
E em breve vai acontecer uma M……A tamanho familia porque os IRRESPONSAVEI, SUJOS E HIPÓCRITAS que dão sustentação a este contrato estão fazendo lobby no GF para que as três forças não supendam os vôos.
Tragédia anunciada.
Grande abraço
Marcos na verdade não se trata de sigilo, é uma mera cena, pois a decisão já foi tomada, vão escolher 2013 para combinar com o 13 dos traíras, meu palpite é SH.
O ministro , Jean-Yves Le Drian não veio falar de F-X2, ele veio falar de SubNuc. Olhem lá no Poder Naval.
É que a mídia gosta de perguntar sobre F-X2 porque sempre rende notícia.
Nunão. Se eles estavam a bordo do EC 725 eu não sei, mas que o 725 passou na volta pelo Leblon, isso ele fez porque até tirei uma foto com o celular. Já passava das 6 da tarde.
A culpa dessa palhaçada é nossa! Saudade da ditadura
Nunão
Pela informação do portal G1, todos os helicópteros EC225 operados pela Petrobras estão, como diz um outro, “no chon”, em um total de uns 12.
Já na Europa, segundo outros sites, os EC225 estão proibidos de voar sobre o mar.
Marcos,
Mas o problema é aí mesmo! Quando há uma pane no sistema principal, o auxiliar ,que foi dimensionado para aguentar pelo menos meia hora sem que acenda o aviso de pouso imediato/emergência, não dura nem 1 minuto!
Eles estão pedindo que se faça uma checagem a cada 4h!!!
Olhar um cone de cauda a cada 6 horas como no AW já era dose, já um sistema de distribuição de óleo a cada 4! Não há quem consiga operar isso.
Na África os 225 tbm estão na chón!
juarezmartinez disse:
6 de novembro de 2012 às 12:06
Deixa cair Juarez. De preferência com a madame dentro.
Aí a gente se livra de uma vez por todas desses lixos (me refiro aos helicópteros).
PS (antes que algum tôsco diga alguma m.): não estou torcendo pela morte de ninguém não. Mas torço bastante para que sua excrescência passe por um sustão daqueles de fazer na fralda.
Daqui pouco Madame Min vai é voar nos BH.
Sobre os EC-225/EC-725: Já que o problema é de Engenharia(ou Reengenharia), porque não fazer os engenheiros brasileiros redesenharem a solução? E melhor, que todas as peças saiam de Itajubá e não da França? 🙂
E claro sem o GF acrescentar um centavo ao contrato milionário dos Helis que permitiu até uma fábrica ultramoderna “na faixa” para a EADS.
[]’s
Menos, Nick. Menos!
E se é para deixar cair, que deixem cair os F-5.
Quero ver chegarmos na Copa do Mundo e toda Força Aérea Brasileira no “chon”.
Vamos emprestar avião de quem? Do Chapolin?
Eu li que alguns países se revezam para fazer patrulhamento aéreo nos países Bálticos. Como funciona isso, é como se fosse um aluguel das forças aéreas estrangeiras?
glaison disse:
6 de novembro de 2012 às 22:00
Não prezado: Letônia, Estônia e Lituânia não tem forças aéreas capazes de patrulhar seus espaços aéreos e fazer frente às incursões russas.
Os países europeus se revezam para cumprir tal função.
Não há cobrança nenhuma, em princípio.
Vader e Glaison, O que existe é uma ajuda nos custos de operação dos destacamentos das forças aéreas envolvidas: “A missão no Báltico deverá custar aproximadamente 100 milhões de coroas tchecas (equivalente a 5,24 milhões de dólares ou 9,89 milhões de reais). Um quinto desse custo deverá ser coberto pela Lituânia na forma de combustível, acomodação e alimentação do pessoal.” http://www.aereo.jor.br/2012/04/24/gripens-da-republica-tcheca-vao-patrulhar-o-baltico-novamente-neste-ano/ Glaison, digitando “Báltico” no campo busca (parte superior direita da página), você vai encontrar uma grande quantidade de matérias que já publicamos sobre esse revezamento. E as mais recentes já trazem ao final os links para a maior parte… Read more »
Lembrei disso, porque ja que em 2030 os F-5M deixarão de voar, daí quem sabe, nossas patrulhas sejam feitas somente por Super Tucanos. E em caso de problema maior, a França vem nos defender, afinal, não são os “parceiros estratégicos”? Acho que o governo gostaria dessa ideia.
Agora falando sério: Por que esse ministro sempre faz piada quando se questiona sobre a compra dos caças? Isso é o trabalho dele, de onde dependem uma nação, e o cara fica fazendo gracinha. Queria ver se um de nós aqui, fizessemos piada do nosso trabalho, se não seriamos demitidos bem rapidinho.