O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa
–
Último exemplar da versão de ataque do Mirage F1 foi entregue ao depósito da Base de Châteaudun – ainda restam em serviço 20 jatos Mirage F1 CR, que é a versão de reconhecimento
–
Na segunda-feira, 22 de outubro, a Força Aérea Francesa (Armée de l’air) informou sobre a retirada de serviço do último exemplar de Mirage F1 CT, que foi entregue em 16 de outubro ao depósito 601 situado na Base Aérea 679, de Châteaudun.
O avião, de número 226, foi pilotado nesse voo de entrega a partir da Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan pelo capitão Mathieu Delattre, que tem mais de 5.000 horas de voo, com escolta de um Mirage F1 CR do Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie” e um Mirage F1 B de conversão operacional, pilotado pelo tenente-coronel Vinot-Préfontaine, comandante do “Savoie”.
O Mirage F1 CT foi usado recentemente em operações como a Harmattan, na Líbia, e a Épervier, no Chade. O modelo, que teve sessenta exemplares produzidos, entrou em operação em 1992 e é a versão de ataque tático do Mirage F1C original, de interceptação (nota do editor: vale lembrar que o CT foi concebido como uma conversão de modelos C já modernizados com sonda de reabastecimento – a “família” Mirage F1, como um todo, teve perto de 250 exemplares entregues à Força Aérea Francesa, com operação inicial em 1974, e produção total de 731 unidades, atingindo considerável sucesso de exportação).
Restam agora, em operação, duas dezenas de exemplares da versão Mirage F1 CR (de 64 produzidos), especializada em reconhecimento aéreo, no Esquadrão “Savoie”.
FONTE/FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
NOTA DO EDITOR: mais de um fã do Mirage F1 deve estar “chateado” com esse pouso do último da versão CT em “Châteaudun”
VEJA TAMBÉM:
- França vai revitalizar frota de caças Mirage F1 da Líbia
- Líbia poderá comprar caças Mirage usados…
- França oferece Mirage F1 para o Iraque
- Belas imagens do Mirage F1, ainda firme e forte na Força Aérea Francesa
- Último Mirage F1 deixa a base de Reims…
- Fim de uma era no Armée de l´air: Mirage F1 despede-se do Chade
- Racionalização à francesa
- Força Aérea Espanhola coloca seus caças na ‘Tormenta’
- Onde espeta um, espetam dois
- TLP na Espanha: onde o poder aéreo europeu se encontra
- Acidente com Mirage F-1 espanhol
- Acidente com caças Mirage F-1 espanhóis vitima 3 pilotos
- Força Aérea Espanhola: Ala 14 de Albacete começa a operar o Eurofighter
- Sobras da Jordânia: depois do Brasil, pode ser a vez da Argentina
- Deputados argentinos pedem a substituição dos Mirages
É o único Mirage, que eu gosto.
Esse sim, saiu caparichado.
Tampax???
Ricardo, Já foi cogitado como Tampax para Argentina (seriam provenientes da Jordânia), para a Líbia e para o Iraque (nestes últimos, dos estoques do Armée de l’air). Há matérias sobre isso na lista ao final. Pra cá eu acho que não foram cogitados não – e, se fossem, seriam um retrocesso em vários aspectos em relação aos Mirage 2000, mesmo levando em consideração as diversas qualidades do Mirage F1. E, além disso, essa versão em especial é dedicada a ataque terrestre, preferencialmente missões aerotáticas (pode fazer defesa aérea pois tem desempenho pra isso, mas respeitando as limitações de seu radar… Read more »
Puxa vida…estou ficando velho mesmo!
De todos os Mirages (que entraram em operação), esse além de ser lindo, pra mim é o melhor! E na boa, um F.1 “M”* deve ser um osso duro de roer!
Só a título de curiosidade, o F.1 é a versão econômica do F.2…se o F.1 é muito bom, imaginem o que teria sido o F.2!
http://4.bp.blogspot.com/-LNbBDsXIBSU/TaAyexf1ydI/AAAAAAABIww/vl2RL1rIxuI/s1600/mirageF2-bia.jpg
Li a um tempo atrás que modernizar o F.1 não sería uma tarefa economicamente viável, pois ele tem um problema sério com o barramento de energia, o que oneraria de sobremaneira um UP de verdade…
Será?
Realmente o mais belo avião a jato de asa alta fabricado.
Curioso é que a Dassault chegou a construir uma variante do F.1/F.2 , denominado Mirage G, com asas de geometria variável…. cujo voo pode ser visto no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=1Klu2eAhUyU
Sds.