Embraer entregou os primeiros A-29 Super Tucano da Mauritânia
–
Cerimônia de entrega foi realizada na sexta-feira, em Gavião Peixoto – SP
–
Em nota à imprensa divulgada nesta segunda-feira, 22 de outubro, a Embraer Defesa e Segurança informou sobre entrega realizada na sexta-feira (19) dos primeiros turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Mauritânia. Segundo a empresa, o país africano usará as aeronaves em missões de vigilância de fronteiras.
Na nota, não foi revelada a quantidade de aeronaves que compõem esta primeira entrega, mas foi disponibilizada a bela foto acima, onde se pode ver em detalhes o padrão de camuflagem e a presença de um sistema FLIR (imageador infravermelho) instalado na parte ventral.
O Super Tucano “tem despertado grande interesse” no Continente Africano, segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. Já chega a dez o número de clientes que selecionaram o A-29 Super Tucano no mundo, sendo que o modelo já opera em sete forças aéreas na América Latina, na África e Ásia. A frota, que atualmente soma 160 aeronaves entregues, já superou 170 mil horas de voo, 26 mil horas em combate, conforme os dados divulgados pela Embraer.
A aeronave opera mais de 130 configurações de armamentos, incluindo lançadores de foguetes, mísseis ar-ar e bombas guiadas a laser, sendo que os armamentos inteligentes já são empregados em missões operacionais há cinco anos.
FONTE / FOTO: Embraer (texto editado pelo Poder Aéreo)
VEJA TAMBÉM:
- Mauritânia treina com Tucano e pensa no Super Tucano
- Embraer anuncia novos compradores africanos do Super Tucano
- Armas para a África: Super Tucano
- Segundo revista, Líbia quer Super Tucano
- Congresso da Guatemala aprova empréstimo para compra de Super Tucanos
- Super Tucano para Guiana e Suriname?
- Super Tucanos em Recife, a caminho da Indonésia
- Super Tucano mira mercado de 300 aviões
Belíssima camuflagem; a mais bela até hoje do ST.
Só falta a boca de tubarão 😉
Até que essa camuflagem de “café-com-leite” ficou bem!
Vinte e seis mil horas em combate é um valor pra lá de expressivo! Está mais do que na hora do GF fazer um FMS para os países (parceiros) africanos e latinos americanos…avião numa mão e contrato de manutenção na outra…
Belo padrão de camuflagem, sem dúvidas. 🙂
[]’s
Concordo com o Vader, belíssima camuflagem, bem diferente das que costumamos ver em aeronaves de muitas nações africanas. Talvez os da Líbia (caso se concretize o negócio) tenham um padrão parecido.
Explica-se a cor da camuflagem pelas cores da paisagem típica do local onde os ST atuarão, como pode-se ver na foto abaixo.
Trata-se de uma pista de pouso e decolagem muito comum na Mauritânia…..
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/3/1/1780136.jpg
Sds.
Um pouco parecida com a camu dos Pucarás encomendados e não recebidos na década de 70.
http://www.zonamilitar.com.ar/foros/threads/fidae-2012-feria-internacional-del-aire-y-del-espacio.26900/page-3
A nota da Embraer:
http://www.embraer.com/pt-BR/ImprensaEventos/Press-releases/noticias/Paginas/Embraer-Defesa-e-Seguranca-entrega-primeiros-A29-Super-Tucano-para-a-Mauritania.aspx
“Ivan em 23/10/2012 as 13:08”
Ivan, desnecessário colocar o link de novo.
Ele está na própria indicação da fonte da matéria, como de praxe. É só clicar lá.
Interessante observar na parte inferior do ‘Desert’ Tucano um proeminência ogival que parce ser uma torreta com o sensor ótico e infravermelho FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II, que esta integrado.
Quem pode confirmar se é este mesmo?
Abç,
Ivan.
Ivan,
A própria matéria cita “presença de um sistema FLIR (imageador infravermelho) instalado na parte ventral “.
Sim, poderia ser este (foto link abaixo) oque citastes, FLIR AN/AAQ-22 Star Safire da FLIR Systems,
http://sistemasdearmas.com.br/ca/p29flir.jpg
Sds.
Baschera, Minha intenção era chamar atenção para este equipamento, que também acredito se o Star Safire, pois tudo indica que a missão destes “Desert” Tucanos será eminentemente ar-solo, tanto como plataforma de reconhecimento como ataque leve. Um traço interessante do Super Tucano é cumprir missões semelhantes aos VANTs como o Reaper mas sem o caríssimo link de dados, tendo em vista que nem todo país pode ter uma rede via satélite e nem toda missão poderá ter uma linha de visada que permita comunicação online para datalink. Nunão, Foi desatenção da minha parte… Postei o link com a melhor das… Read more »
“Ivan em 23/10/2012 as 16:54”
Tranquilo, Ivan, não estou dando “bronca” não, hehehe
Apenas avisando, também com a melhor das intenções.
Saudações!