Dilma recebe Sarkozy, mas Planalto nega negociação de caças
Em visita ao Brasil a convite do banco BTG Pactual, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi recebido na manhã desta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Em uma hora de encontro, ambos discutiram a agenda multilateral, mas o Planalto nega que a proposta de venda do modelo de caça Rafale ao projeto de compra de aviões militares tenha sido tratada.
Desde que deixou a presidência da França, ao perder as últimas eleições, Sarkozy vem fazendo palestras. No Brasil, além do encontro com Dilma e de uma palestra marcada para essa noite em São Paulo, o ex-presidente se encontrará com Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Sarkozy e Dilma discutiram temas internacionais como Oriente Médio, o grupo das maiores economias, desenvolvidas e emergentes, do mundo (G20), situação econômica internacional e reforma das Nações Unidas.
Sem poderes, o ex-presidente defendeu e reiterou sua posição de que o País deva ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (ele já havia dado este apoio quando era chefe de Estado), e também considerou o Brasil como um líder no cenário internacional.
Os caças franceses Rafale, produzidos pela Dassault, concorrem com os F/A-18E/F Super Hornet, da americana Boeing, e com os Gripen NG, da sueca Saab, em um processo de licitação internacional para a compra de 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira, que está suspenso há vários meses por razões orçamentárias.
FONTE: Terra (reportagem de Diego Alcântara)
FOTO (Antônio Cruz) Agência Brasil
NOTA DO EDITOR: matéria veiculada pela Agência Brasil (clique aqui para acessar) destacou no título a crise na zona do Euro como tema das conversas entre Nicolas Sarkozy e Dilma Rousseff.
VEJA TAMBÉM:
- F-X2: Rafale é o favorito na reta final, segundo jornal francês
- F-X2: Rafale no Brasil é frustração de Sarkozy, diz outro jornal francês
- Será que ele vai trazer o avião?
- Carla Bruni-Sarkozy, a nova madrinha da ‘Patrouille de France’
- O Helicóptero, Sarkozy e o Avião
- Só Rafale poderia melhorar exportações de armamentos franceses em 2012
- ‘É um grande momento para pechinchar no mercado de caças’
- F-X2: uma nova proposta francesa?
- Há três anos Lula decidiu o F-X2 …
- Hollande fala em ‘cooperação’ com Brasil na Defesa
- Presidente francês esperançoso em relação à venda do Rafale…
- Amorim: ‘Por enquanto eu prefiro não dar uma data’
Que será que esse porco mentiroso veio cheirar aqui no Brasil? E que beleza que é a chefe-de-Estado brasileira receber visita fora de agenda de um lobista de banco, quando este mesmo cidadão não deixou-a passar do sopé do Eliseu, quando esta o visitou às vesperas de sua eleição né?
Governo lixo e despudorado é assim mesmo…
Esperou a poeira baixar e veio cobrar do molusco seu caché.
BTG Pactual é aquele banco que comprou o Panamericano, aquele banco quebrado do Silvio Santos, mas que o recebeu limpinho, limpinho e ainda vai receber dinheiro de volta? É esse?
Vou lá na concessionária da BMW ver quanto que eles me pagam para que eu fique com uma série 5.
Voltando ao assunto dos caças: enquanto nosso Glorioso ex Líder viaja pelo Mundo fazendo lobby, quer dizer, palestras, o francês, pelo jeito, também faz o mesmo.
Veio definir a comissão de cada um!!!!
Não…… ele veio oferecer um empréstimo consignado a PresidentA…..
Sds.
BOMBA !!! Verdade ? Mentira ?? Contra-Informação ??? Boato ??? Piada ???? Segundo o auto intitulado Jornal Digital “Brasil 247” : (Desconsidere-se os inúmeros erros de grafia e de valores aludidos ao FX-2….) “Compra de Caças Sukói na Pauta Secreta Dilma-Putin” Presidente vai à Rússia no dia 14 de dezembro; encontro com presidente Vladimir Putin inclui tema que não está na pauta oficial: a compra pelo Brasil dos caças-bombadeiro Sukói; informação chegou à França e provocou visita surpresa de Nicolas Sarkozy para audiência com Dilma; espetacular reviravolta no Projeto FX, a concorrência de US$ 1 bilhão para defesa aérea, está… Read more »
taaaaammm, daaammm, tam, taammm
(som da música tema do encontro de Dona Florinda e Prof. Girafales.)
Prof. Girafales, o senhor por aqui?
Vim lhe trazer este humilde presente.
Com certeza nunca saberemos o que o senhor Sarkozy veio fazer e o que foi que eles falaram, mas isso vai atiçar os americanos e suecos.
Esse texto do Bachera, parece ser de uma fonte muito fraca, muitos erros de grafia e de informação.
Sobre o Sarkô, mais lobby, nada de novo.
Sobre uma possível (re)oferta do Su-35S por parte do Putin, pode até acontecer. Mas para se concretizar, ae seria extremamente complicado.
Ainda mais com os franceses e americanos pressionando a mais de 4 anos(sem falar dos suecos).
Não vejo muito espaço para o SU-35S. Agora se fosse o PAKFA em um eventual FX-3, ae sim heim! 🙂
[]’s