Araras recebe Mirage III da Força Aérea Brasileira
–
Aeronave foi doada sem ônus à Prefeitura e ficará em exposição em frente ao Ginásio de Esporte – avião é um dos primeiros caças entregues à FAB na década de 70
–
Araras recebeu um avião F-103 Mirage desativado, que foi doado pela Força Aérea Brasileira à Prefeitura Municipal. O caça estava na Base Aérea de Anápolis e chegou na noite da última terça-feira (9) ao município. O avião está sendo montado por uma equipe da própria FAB e ficará exposto na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”. A previsão é que a montagem seja concluída em um mês.
A doação da aeronave não acarretou ônus à Prefeitura e visa fomentar o turismo em várias cidades brasileiras. Em Araras, o processo já estava em tramitação há cerca de um ano.
A exposição do avião é um dos primeiros passos para o fortalecimento do turismo regional em Araras. A iniciativa faz parte do programa de governo da administração municipal, que inclui também a revitalização do Lago Municipal e de seu entorno, além de outras ações previstas para serem colocadas em prática nos próximos anos.
O avião é um dos primeiros caças entregues à Força Aérea Brasileira entre outubro de 1972 e maio de 1973, recebendo a denominação de F-103. Os caças Mirage III pertenciam ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1o. GDA), localizados na base de Anápolis, em Goiás, tendo como principal missão interceptar aeronaves consideradas hostis na região centro-oeste do Brasil, além de proteger a capital federal Brasília.
Eles foram submetidos ao primeiro programa de modernização no final da década de 80 e novamente em 1997. Permaneceram em operação até dezembro de 2005, quando foram substituídos pelos caças Mirage 2000, mais modernos e com mais capacidade de armamentos.
Desde então, as aeronaves passaram a ser doadas pela FAB. Além de Araras, outras cidades do país também foram contempladas com os aviões desativados, que estiveram presentes nas principais operações militares e foram utilizadas na formação de 223 pilotos em defesa aérea.
FONTE / FOTO (L. Costa – Secom): Prefeitura de Araras, com informações da FAB
NOTA DO EDITOR: a notícia também foi divulgada no Notimp da FAB, a partir de repercussão no site canalpiloto.com.br. Alteramos ligeiramente o título original para fazer referência mais clara ao caça. Para ver mais reportagens sobre caças Mirage III (F-103) da FAB que estão expostos como peças de museu ou monumentos, clique nos links abaixo.
VEJA TAMBÉM:
- Cadê aquele F-5B que estava aqui? O Mirage comeu!
- PAMA-SP 2011: um F-5B com roupa de ‘Mike’
- Mais um Mirage III vira monumento
- Reabertura do Museu da TAM, uma visita virtual
- Os Mirage IIIE no Armée de l’air
- ‘Dijon Boys’ participam de inauguração na Base Aérea de Anápolis
- F-103 ‘espetado’ na BAAN
- AT-26: espetado, mas ainda não acabado
- Tucanos começam a ser espetados
- Em que ano morreu Santos Dumont?
- O 1º Grupo de Defesa Aérea no auge
- Vale a pena ver de novo
- Portões abertos BAAN 2010
- ‘Arraiá’ da Base Aérea de Anápolis
- Como estão os Mirage III da FAB?
- Pistas com neve? Chamem o velho Snecma Atar
- Como era divertido ser piloto de caça francês nos anos 60!
- Raridade
- Mirage: uma novidade no ar
Tiraram os explosivos do assento ejetor?
Bem que poderia ser doado pra uma universidade pra ser estudado, agora vai ficar juntando poeira em alguma praça :/
Espeta um na entrada da BAAN, doa um para o Musal, outro para o museu da TAM e o resto tranforma tudo em QF-103! Teria muito mais serventia!
Giordani, Nesses três lugares que vc citou já tem pelo menos um em cada, só não achei link para matéria sobre o que está no Musal (mas tem aqui, em algum lugar) http://www.aereo.jor.br/2010/10/21/f-103-espetado-na-baan/ http://www.aereo.jor.br/2010/06/12/reabertura-do-museu-da-tam-uma-visita-virtual/ Outros lugares com F-103 espetados estão nos links do final da matéria. Entre todos os aviões desativados “espetados”, acho que os Mirage III são os que ficam mais bonitos. Já para avião-alvo, creio que um QAT-26 teria sido algo bem mais barato de fazer, operar, além de mais viável e confiável, se fosse o caso. Já um QF-103 é algo que, na minha opinião, teria que… Read more »