Se croatas comprarem o Gripen, suecos comprarão estaleiro da Croácia
A informação foi divulgada pelo Croatian Times nesta sexta-feira, 5 de outubro, e é creditada ao diário Vecernji List.
Conforme a notícia, a Suécia deverá apresentar a proposta de venda de caças Gripen à Croácia no próximo dia 10, segundo o jornal. Incluída na oferta de caças Gripen, estaria um acordo para a compra pelos suecos de um dos estaleiros estatais croatas, que a Croácia pretende privatizar.
A “troca”, na opinião do jornal, seria boa para a Croácia, que deseja ao mesmo tempo atualizar suas Forças Armadas e privatizar seus estaleiros.
FONTE: Croatian Times
FOTO: Saab
NOTA DO EDITOR: pelo que pudemos entender da notícia original em croata do Vecernji List, essa compra de estaleiro seria uma oferta do Governo Sueco, como um dos projetos de offset (compensações) equivalentes a 100% do negócio. Já haveria sete pré-acordos de offset aprovados, outros cinco em negociação e mais oito aguardando. O objetivo é a criação de empregos na Croácia. Sobre a oferta das aeronaves em si, não está claro se seriam novas aquisições ou “leasing” de caças existentes (é citado o caso da Hungria, por exemplo), pois os suecos já teriam oferecido diversas opções aos croatas, incluindo o “leasing gratuito” de modelos mais antigos por alguns anos antes da compra de novos. Isso demonstraria grande flexibilidade em suas ofertas, segundo o jornal.
VEJA TAMBÉM:
Eu ia sugerir o mesmo por aqui: a gente compra os caças e alguém compra o Brasil.
Mas depois das críticas que recebi devido a um comentário semelhante em outros post, semanas atrás, melhor deixar de lado a ideia.
Já estão comprando….mesmo que não tenhamos comprado caça algum !!
Sds.
Mas Marcos,
Se comprarem o Brasil, dependendo do comprador, a gente nem precisa mais comprar caças…
Vamos economizar!
Agora, em relação ao assunto em questão, faz tempo que os croatas estão querendo privatizar seus estaleiros, e tem dívidas a serem absorvidas pelo possível comprador, pelo que li a respeito.
Ao menos a tradição croata em construção naval, desde os tempos da Iuguslávia, é boa. Há estaleiros de nome consagrado, e que construiam muita coisa para a antiga URSS.
Trabalhinho complicado esse de vender caças, hein?
De quantos caças estamos falando?
A Croácia parece que quer uns 12 caças e dizem (notícias anteriores) que o programa está cotado em uns US$ 600 milhões.
Será que o offset de 100% disso compra um estaleiro croata?
Isso. Sempre ouvi que a Croácia queria um esquadrão de caças novos.
Qualquer coisa acima disso seria uma surpresa em um período de recursos escassos.