No “Fim de Semana Aéreo” 2012, realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) nos dias 22 e 23 de setembro, uma multidão de pessoas visitou o “Hangar 3”, onde é realizada a revisão nível parque dos caças F-5 da FAB (Força Aérea Brasileira).

 

Mas, provavelmente, apenas os mais atentos repararam numa visão um tanto rara: um dos caças F-5M (modernizados) estava com o radome retirado e mostrava, ainda que de longe e num ângulo voltado para fora da visão da área restrita ao público, a antena do radar Grifo F que equipa os aviões modernizados. A imagem abaixo, que mostra outro ângulo, foi tirada da área só acessível à imprensa.

E o fato de ser um modelo  “F” biposto, também conhecido como “Fox”, tornava a visão ainda mais rara para o público em geral. Vale lembrar que, atualmente, apenas três F-5 bipostos equipam a FAB, embora outros  três deverão ser recebidos nos próximos anos, com a modernização dos caças usados adquiridos da Jordânia.

 

Nas fotos (clique para ampliar), pode-se ver como o formato da antena corresponde à forma “elíptica” da seção transversal do bico da aeronave e, comparando com a imagem de um modelo não modernizado e com o radome retirado (foto ao lado, de um F-5E “ex-Jordânia” ainda aguardando o início da revisão em 2011), pode-se perceber como a antena é maior do que a antiga.

Isso porque a antena anterior era instalada mais à frente no nariz da aeronave e a nova, com maior área, necessitou de um corte na fuselagem frontal para permitir sua instalação. Isso é explicado na matéria “PAMA-SP 2011: comparando os novos e os velhos bicos dos bicudos“, publicada no ano passado (disponível também na lista abaixo).

E, falando na antena antiga, algumas delas estavam empilhadas no chão do hangar, meio escondidas do olhar do público e  aguardando destino ao lado de um contêiner identificado como “sucata”, como pode ser visto na imagem abaixo. Isso porque os caças F-5E “jordanianos” que ainda as traziam sob os radomes já iniciaram o processo de revisão estrutural e revitalização.

Para saber mais sobre o radar Grifo F, as mudanças realizadas nos F-5 para sua instalação, além de outras matérias relacionadas ao PAMA-SP e ao “Fim de Semana Aéreo”, clique nos links a seguir.

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Roberto F Santana

Prezado Nunão, Eu lembro de uma antiga revista Flap que falava das primeiras propostas do F-20, na época F-5G.No inicio se propunha coisa simples, modificava as células existentes com a simples substituição dos motores pelo excelente F-404, além é claro de aeronaves novas. Na revista tinha até um desenho inicial do modelo, este, um F-20 mas sem a tomada do heat exchanger ao pé da deriva. Coisa bem simples e de fato um F-5 somente modificado com o motor. Você que já foi várias vezes ao PAMA e já deve ter um bom acervo de fotos, poderia dizer, não considerando… Read more »

Roberto F Santana

Caso você tenha, gostaria de ver algumas fotos do sistema hidráulico em expecial dos atuadores das superfícies de comando.

Obrigado.

Roberto F Santana

especial

Alfredo Araujo

Nunão…

Mais não foi assim que a China adquiriu o expertise para hoje desenvolver do zero um avião de caça ?

Eles começaram modificando e criando versões a partir do russo Mig-19… depois a partir do Mig-21…
Agora eles constroem os seus próprios aviões.

Não seria interessante, do ponto de vista técnico, partir para um “F-20BR” e depois alçar voos mais altos ? Operacionalmente ele seria o “low” do F-X999, que seria o high de um mix de aeronaves de caça.

ci_pin_ha

Eita Nunão
Se tivéssemos o mesmo conhecimento de Mirage que possuímos de F-5…

Roberto F Santana

Prezado Nunão, Creio que não me fiz entender ou fui impreciso. Obviamente sei que seria preciso modificação na secção traseira, é justamente de que falei e somente o que falei. Tenho o manual de voo do F-5E e do F-20 (primeiro protótipo), neste a tomada de ar permaneceu intacta, e os tanques de combustível são os mesmos, e o sistema de combustível ficou até mais simplicado que o do F-5E. No segundo protótipo houve uma pequena alteração com um pequeno acréscimo na capacidade de combustível e para o quarto protótipo que estava sendo construído e que foi cancelado, eram previstos… Read more »

LuppusFurius

Nunão
Prá te dar coceiras e urticarias…..
Kê tal os Gripen E/F de FX-2…e botar prá voar os F-23BR ( projeto tunnado pelos nossos piás do ITA/USP/UFMG/ etc…) ???

Mas na S-51 já tem coisinha melhor voando…….
…..mas sou mirdi……aceito o F23BR Viuva Negra….!!!!!!

Roberto F Santana

Prezado Nunão,

Eis aqui o desenho do terceiro protótipo já com sistema de combustível modificado:
Clique no desenho

http://www.flightglobal.com/airspace/media/militaryaviation1946-2006cutaways/northrop-f-5g-tigershark-cutaway-14174.aspx

LuppusFurius

Robertão F Santana….Não dá idéia Campeão!!!!! Senão vamos de F5 até o Séc.XXIII……!!!!!!!
Agora com umas latinhas de cerveja num Sabadão , um galpão e uns F-5E/F dáva prá transformar em X29!!!!!

Sds

Roberto F Santana
Roberto F Santana

Prezado LuppusFurius,

rsrsrsrs!

Só é minha curiosidade, no máximo um sport plane para os jovens tenentes se divertirem, um F-5 com motor F-404, com dois canhões…sem radar.
Seria diversão pura!

Precisamos de mais?….

Roberto F Santana

Espero que o Poggio, que gosta muito do F-5 (quem não gosta?), aprecie o link que indiquei, tem várias fotos raras lá.

Guilherme Poggio

Espero que o Poggio, que gosta muito do F-5 (quem não gosta?), aprecie o link que indiquei

Realmente Roberto F Santana, um espetáculo de fotos raras que eu só havia visto em livros e não na internet. Algumas nem mesmo em livros.

No final do ano soltarei mais duas fotos raras de F-5 em mais uma data a ser comemorada.

LuppusFurius

Roberto F Santana
Prá piásada de 20anos seria o máximo!!!!!!
Não entregaria meu carro prá eles, mas se fossem bem nas provas…. Sexta-Feira seria dia de rasante……e estande de tiro!!!!!!

Sds

Roberto F Santana

Prezado Nunão,

Como eu disse, falei somente como entusiasta, de economia meu conhecimento é tão grande como em botânica, ciência que trata do corpo humano.
É pra trocar e voar, só isso.
Estou para comprar um scanner, quando o fizer, te mando o sistema de combustível, acredite, são os mesmos.

Roberto F Santana

Prezado LuppusFurios,

Você me lembrar de algo.
Aqui no Poder Aéreo não faz muito tempo, alguém citou um comentário de um oficial da FAB, em algum artigo.
O oficial dizia ou criticava que a operação dos F-5 hoje é melhor, e falava que a FAB não mais podia ou não deveria operar o F-5 como nos anos oitenta.
Ora, o que ele quis dizer com isso?
Como é que FAB operava os F-5 nos anos oitenta para ser tão indesejável assim?
Agradeço quem puder esclarecer.

Guilherme Poggio

Quem tinha duvida da capacidade “look down” do radar é só olhar as fotos da antena 😉

Roberto F Santana

Eu li isso Nunão, eu me lembro.
O que é uma inverdade, pois nem mesmo a K-14 que era giroscópica, os P-47 da FAB tinham.
A mira original do F-5E era giroscópica, tinha auxílio do radar para cálculo automático de distância e angulo de deflexão e melhor momento de tiro.
Mas é claro, ele só estava tentando dramatizar a coisa usando o recurso do exagero.
Deu certo.
Talvez se ele tivesse falado que entre o P-47 e o F-5 não tem diferença, hoje não se estaria trocando radares mas os próprios aviôes!

Guilherme Poggio

Também lembro dessa declaração, assim como lembro de uma outra declaração da mesma época, de um piloto de caça da FAB que foi para uma feira aeroespacial na Europa e depois de ver o cockpit de F-15, F-16 e F-18 deu a seguinte declaração:

“Parece o video game do meu filho”

Falando em belas fotos de F-5, olhem só essa aqui

http://www.flickr.com/photos/sdasmarchives/4559125495/in/photostream/

Baschera

Aquelas antenas de radar (última foto, dispostas ao lado da caixa de sucata…) são antenas do radar Emerson AN/APQ-153 ou do AN/APQ-157 ??

Realmente é um modelito de antena bem simples e tacanho…… parecem até inferiores as antenas de TV por satélite de hoje em dia….

Sds.

Baschera

Obrigado Nunão…..

Eu não lembrava que tais fotos dos radares já estivessem em outras matérias do P. Aéreo ……

Sds.

Control

Senhores A idéia do upgrade dos F5 para um F5/20, do ponto de vista da exeqüibilidade da engenharia e como meio para o desenvolvimento de tecnologia local é o caminho mais simples e experimentado para se chegar ao desenvolvimento de um caça no país (vide China, Israel). E o PAMA tem um grande conhecimento acumulado sobre o F5. É claro que, para ter uma aeronave que pudesse operar ainda por muitos anos, o ideal é que, além de substituir parte da fuselagem traseira fosse realizada uma revisão geral na parte frontal da fuselagem e nas asas, inclusive com a substituição… Read more »

LuppusFurius

E por falar em doideira com os F5…….Que nimguém nos ouça ou melhor, leia, os” Fê5″ iranianos duas derivas, roda liga, pelicula, cibié……
Ah!!! parô…..parô….!!!!!! .
Roberto F Santana
….. Realmente vc não quer saber como os F5 eram operados nos 80!!
Daria muita dó deles……….E pensar que 20anos depois ainda estão lá!!
Até aquele Vulcan das Falklands já teve sua aposentadoria…