PAMA-SP 2012: ‘Fox’ com o Grifo de fora
No “Fim de Semana Aéreo” 2012, realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) nos dias 22 e 23 de setembro, uma multidão de pessoas visitou o “Hangar 3”, onde é realizada a revisão nível parque dos caças F-5 da FAB (Força Aérea Brasileira).
Mas, provavelmente, apenas os mais atentos repararam numa visão um tanto rara: um dos caças F-5M (modernizados) estava com o radome retirado e mostrava, ainda que de longe e num ângulo voltado para fora da visão da área restrita ao público, a antena do radar Grifo F que equipa os aviões modernizados. A imagem abaixo, que mostra outro ângulo, foi tirada da área só acessível à imprensa.
E o fato de ser um modelo “F” biposto, também conhecido como “Fox”, tornava a visão ainda mais rara para o público em geral. Vale lembrar que, atualmente, apenas três F-5 bipostos equipam a FAB, embora outros três deverão ser recebidos nos próximos anos, com a modernização dos caças usados adquiridos da Jordânia.
Nas fotos (clique para ampliar), pode-se ver como o formato da antena corresponde à forma “elíptica” da seção transversal do bico da aeronave e, comparando com a imagem de um modelo não modernizado e com o radome retirado (foto ao lado, de um F-5E “ex-Jordânia” ainda aguardando o início da revisão em 2011), pode-se perceber como a antena é maior do que a antiga.
Isso porque a antena anterior era instalada mais à frente no nariz da aeronave e a nova, com maior área, necessitou de um corte na fuselagem frontal para permitir sua instalação. Isso é explicado na matéria “PAMA-SP 2011: comparando os novos e os velhos bicos dos bicudos“, publicada no ano passado (disponível também na lista abaixo).
E, falando na antena antiga, algumas delas estavam empilhadas no chão do hangar, meio escondidas do olhar do público e aguardando destino ao lado de um contêiner identificado como “sucata”, como pode ser visto na imagem abaixo. Isso porque os caças F-5E “jordanianos” que ainda as traziam sob os radomes já iniciaram o processo de revisão estrutural e revitalização.
Para saber mais sobre o radar Grifo F, as mudanças realizadas nos F-5 para sua instalação, além de outras matérias relacionadas ao PAMA-SP e ao “Fim de Semana Aéreo”, clique nos links a seguir.
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Prezado Nunão, Eu lembro de uma antiga revista Flap que falava das primeiras propostas do F-20, na época F-5G.No inicio se propunha coisa simples, modificava as células existentes com a simples substituição dos motores pelo excelente F-404, além é claro de aeronaves novas. Na revista tinha até um desenho inicial do modelo, este, um F-20 mas sem a tomada do heat exchanger ao pé da deriva. Coisa bem simples e de fato um F-5 somente modificado com o motor. Você que já foi várias vezes ao PAMA e já deve ter um bom acervo de fotos, poderia dizer, não considerando… Read more »
Caso você tenha, gostaria de ver algumas fotos do sistema hidráulico em expecial dos atuadores das superfícies de comando.
Obrigado.
especial
Roberto, Acho que essa mudança não seria assim tão simples. Precisaria mudar toda a fuselagem posterior, que é desenhada inteiramente conforme os contornos dos dois motores. As tomadas de ar precisariam dar conta de um fluxo maior. Os dutos e os tanques da fuselagem teriam que ser redesenhados: no F-5E, eles acompanham as laterais da fuselagem, indo praticamente “direto” para as turbinas (fazendo apenas uma ligeira curva para acompanhar o acinturamento da “regra da área”), deixando espaço na parte central da fuselagem para os tanques. Já no F-5G / F-20, os dutos saem das duas tomadas laterais e se encontram… Read more »
Ainda sobre esse assunto das possíveis modificações, Roberto, veja as fotos dessas matérias mostrando as tomadas de ar e o desenho da fuselagem traseira: http://www.aereo.jor.br/2011/09/25/f-5em-cinturinha-de-vespa-entre-outros-detalhes-interessantes/ http://www.aereo.jor.br/2011/09/20/cuidado-com-o-usado/ Nesta, além do fundo plano (que foi mantido no F-20, mas que também levou a uma fuselagem traseira que cresceu ligeiramente em altura), dá pra ver alguns atuadores dos freios aerodinâmicos: http://www.aereo.jor.br/2011/09/26/f-5em-fundo-plano-entre-outros-detalhes-interessantes/ Repare também nessa foto abaixo, a fuselagem traseira (faltando a parte das tubeiras onde ficam “embutidos” os difusores móveis do pós-combustor), mostrando como a mudança estrutural não seria nada simples para mudar a motorização de dupla para única. Teria que fazer uma… Read more »
Nunão…
Mais não foi assim que a China adquiriu o expertise para hoje desenvolver do zero um avião de caça ?
Eles começaram modificando e criando versões a partir do russo Mig-19… depois a partir do Mig-21…
Agora eles constroem os seus próprios aviões.
Não seria interessante, do ponto de vista técnico, partir para um “F-20BR” e depois alçar voos mais altos ? Operacionalmente ele seria o “low” do F-X999, que seria o high de um mix de aeronaves de caça.
Alfredo, Não estou negando a viabilidade da modificação. Estou apenas dizendo que ela não é algo assim tão simples, como a fonte que o Roberto Santana citou dá a entender. De qualquer forma, creio que teria sido muito interessante fazer um F-20BR. Isso se um programa do tipo tivesse sido pensado há pelo menos uns 15 anos, na época em que se planejava a modernização dos F-5. Hoje, em pleno início da segunda década do século XXI, eu sinceramente não acho interessante, ainda que o projeto básico do F-5 seja brilhante. Acho mais viável se pensar no F-X2 e resolvê-lo… Read more »
Outra coisa, Alfredo: Quando a China começou a produzir sob licença, copiar, modificar e criar versões do MiG-19 e MiG-21, estes eram caças ainda relativamente novos e competitivos, embora não fossem mais os mais modernos (por exemplo, o F-7 é baseado na primeira geração do MiG-21). Hoje, eu considero o F-5 longe de ser um projeto com atualidade suficiente para se partir dele e criar um desenvolvimento e aí buscar outro degrau. Mesmo sendo um baita de um projeto bom, com excelentes soluções de engenharia para tirar o máximo do mínimo. Os suecos cogitaram o F-20 à época em que… Read more »
Eita Nunão
Se tivéssemos o mesmo conhecimento de Mirage que possuímos de F-5…
Prezado Nunão, Creio que não me fiz entender ou fui impreciso. Obviamente sei que seria preciso modificação na secção traseira, é justamente de que falei e somente o que falei. Tenho o manual de voo do F-5E e do F-20 (primeiro protótipo), neste a tomada de ar permaneceu intacta, e os tanques de combustível são os mesmos, e o sistema de combustível ficou até mais simplicado que o do F-5E. No segundo protótipo houve uma pequena alteração com um pequeno acréscimo na capacidade de combustível e para o quarto protótipo que estava sendo construído e que foi cancelado, eram previstos… Read more »
Ci Pin Ha, Poderíamos ter ao menos um pouco de conhecimento dos Mirage 2000, se o F-X original tivesse terminado com o que parecia ser favorito, politicamente, à época. Depois de 12 caças Mirage 2000-5BR comprados a peso de ouro e montados em kits por aqui (desde que pelo menos se aprendesse a integrar sistemas), ao menos se poderia pensar em novas unidades a se produzir, em novos lotes. Mas isso é passado, que em breve vai virar passado distante. Sabe o que eu acho que poderia ser interessante, pensando exclusivamente no que diz o Alfredo aí em cima? Produção… Read more »
Nunão
Prá te dar coceiras e urticarias…..
Kê tal os Gripen E/F de FX-2…e botar prá voar os F-23BR ( projeto tunnado pelos nossos piás do ITA/USP/UFMG/ etc…) ???
Mas na S-51 já tem coisinha melhor voando…….
…..mas sou mirdi……aceito o F23BR Viuva Negra….!!!!!!
Prezado Nunão,
Eis aqui o desenho do terceiro protótipo já com sistema de combustível modificado:
Clique no desenho
http://www.flightglobal.com/airspace/media/militaryaviation1946-2006cutaways/northrop-f-5g-tigershark-cutaway-14174.aspx
Robertão F Santana….Não dá idéia Campeão!!!!! Senão vamos de F5 até o Séc.XXIII……!!!!!!!
Agora com umas latinhas de cerveja num Sabadão , um galpão e uns F-5E/F dáva prá transformar em X29!!!!!
Sds
Aqui, mais do que se trata:
http://www.flickr.com/photos/sdasmarchives/4559756922/
Prezado LuppusFurius,
rsrsrsrs!
Só é minha curiosidade, no máximo um sport plane para os jovens tenentes se divertirem, um F-5 com motor F-404, com dois canhões…sem radar.
Seria diversão pura!
Precisamos de mais?….
Espero que o Poggio, que gosta muito do F-5 (quem não gosta?), aprecie o link que indiquei, tem várias fotos raras lá.
Espero que o Poggio, que gosta muito do F-5 (quem não gosta?), aprecie o link que indiquei
Realmente Roberto F Santana, um espetáculo de fotos raras que eu só havia visto em livros e não na internet. Algumas nem mesmo em livros.
No final do ano soltarei mais duas fotos raras de F-5 em mais uma data a ser comemorada.
Roberto F Santana
Prá piásada de 20anos seria o máximo!!!!!!
Não entregaria meu carro prá eles, mas se fossem bem nas provas…. Sexta-Feira seria dia de rasante……e estande de tiro!!!!!!
Sds
Roberto, Tenho as “cutaways” do F-5E e do F-5G / F-20, impressas, e creio não ser possível mudar de dois motores para um sem modificar bastante a posição dos tanques da fuselagem, pois os dois dutos precisam se “encontrar” a uma distância razoável do compressor, o que não é possível, na minha opinião, mantendo-se os dutos seguindo pela lateral da fuselagem, como no F-5E. Mas, de resto, reitero que é algo viável, não tenho dúvidas disso. Mas não creio ser algo assim tão simples. E, o mais importante: valeria a pena somente se produzir fuselagens traseiras novas para “encaixar” num… Read more »
“Roberto F Santana em 4 de outubro de 2012 às 18:52”
Excelente link de fotos esse, Roberto. Valeu!
Mas, como você pode ver, os dutos já seguem um caminho bem diferente dos originais do F-5E.
Prezado Nunão,
Como eu disse, falei somente como entusiasta, de economia meu conhecimento é tão grande como em botânica, ciência que trata do corpo humano.
É pra trocar e voar, só isso.
Estou para comprar um scanner, quando o fizer, te mando o sistema de combustível, acredite, são os mesmos.
Prezado LuppusFurios,
Você me lembrar de algo.
Aqui no Poder Aéreo não faz muito tempo, alguém citou um comentário de um oficial da FAB, em algum artigo.
O oficial dizia ou criticava que a operação dos F-5 hoje é melhor, e falava que a FAB não mais podia ou não deveria operar o F-5 como nos anos oitenta.
Ora, o que ele quis dizer com isso?
Como é que FAB operava os F-5 nos anos oitenta para ser tão indesejável assim?
Agradeço quem puder esclarecer.
Roberto, Creio que ele dizia que se operava os F-5 nos anos oitenta como era possível operar com um caça, naquela época, de tecnologia dos anos 70. O que seria inaceitável hoje, evidentemente. Mas isso me fez lembrar uma entrevista numa das primeiras revistas Força Aérea onde o comandante do Grupo de Caça, defendendo um programa de modernização dos F-5, dizia que o visor de tiro do caça naquela época, assim como os métodos de ataque com bombas, não eram significativamente mais sofisticados do que os seus similares do P-47 do mesmo Grupo de Caça na Segunda Guerra Mundial. Então… Read more »
Voltando ao F-5 e seu projeto. Roberto, eu entendi o aspecto entusiasta da coisa. Desculpe-me se banquei o realista chato. Mas, pra compensar, vou contar sobre uma coisa positiva a respeito do F-5 que ouvi lá no PAMA-SP, conversando com o pessoal que põe a mão na massa (na verdade, ouvi de mais de uma pessoa, em ocasiões diferentes). Os caças comprados da Jordânia foram escolhidos entre aeronaves que eram operadas. Foram, inclusive, voadas por um oficial da FAB na ocasião da seleção das células. Pelo que me informaram, depois de tirada toda a aereia e mortas as baratas jordanianas… Read more »
Quem tinha duvida da capacidade “look down” do radar é só olhar as fotos da antena 😉
Eu li isso Nunão, eu me lembro.
O que é uma inverdade, pois nem mesmo a K-14 que era giroscópica, os P-47 da FAB tinham.
A mira original do F-5E era giroscópica, tinha auxílio do radar para cálculo automático de distância e angulo de deflexão e melhor momento de tiro.
Mas é claro, ele só estava tentando dramatizar a coisa usando o recurso do exagero.
Deu certo.
Talvez se ele tivesse falado que entre o P-47 e o F-5 não tem diferença, hoje não se estaria trocando radares mas os próprios aviôes!
Também lembro dessa declaração, assim como lembro de uma outra declaração da mesma época, de um piloto de caça da FAB que foi para uma feira aeroespacial na Europa e depois de ver o cockpit de F-15, F-16 e F-18 deu a seguinte declaração:
“Parece o video game do meu filho”
Falando em belas fotos de F-5, olhem só essa aqui
http://www.flickr.com/photos/sdasmarchives/4559125495/in/photostream/
Aquelas antenas de radar (última foto, dispostas ao lado da caixa de sucata…) são antenas do radar Emerson AN/APQ-153 ou do AN/APQ-157 ??
Realmente é um modelito de antena bem simples e tacanho…… parecem até inferiores as antenas de TV por satélite de hoje em dia….
Sds.
Baschera, conforme as fotos abaixo em close, tiradas quando uma delas ainda estava instalada, e conjecturando que todos os “ex-jordanianos” eram padronizados, são APQ-153
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/11/F-5-E-ex-Jord%C3%A2nia-detalhe-radar-original-no-nariz-foto-2-Nun%C3%A3o-Poder-A%C3%A9reo.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/11/F-5-E-ex-Jord%C3%A2nia-detalhe-radar-original-no-nariz-foto-Nun%C3%A3o-Poder-A%C3%A9reo.jpg
Obrigado Nunão…..
Eu não lembrava que tais fotos dos radares já estivessem em outras matérias do P. Aéreo ……
Sds.
Senhores A idéia do upgrade dos F5 para um F5/20, do ponto de vista da exeqüibilidade da engenharia e como meio para o desenvolvimento de tecnologia local é o caminho mais simples e experimentado para se chegar ao desenvolvimento de um caça no país (vide China, Israel). E o PAMA tem um grande conhecimento acumulado sobre o F5. É claro que, para ter uma aeronave que pudesse operar ainda por muitos anos, o ideal é que, além de substituir parte da fuselagem traseira fosse realizada uma revisão geral na parte frontal da fuselagem e nas asas, inclusive com a substituição… Read more »
E por falar em doideira com os F5…….Que nimguém nos ouça ou melhor, leia, os” Fê5″ iranianos duas derivas, roda liga, pelicula, cibié……
Ah!!! parô…..parô….!!!!!! .
Roberto F Santana
….. Realmente vc não quer saber como os F5 eram operados nos 80!!
Daria muita dó deles……….E pensar que 20anos depois ainda estão lá!!
Até aquele Vulcan das Falklands já teve sua aposentadoria…