Novamente, o clima ajudou o “Fim de Semana Aéreo” realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Ainda que o sol estivesse encoberto a maior parte do tempo, e o vento forte trouxesse nuvens mais baixas em alguns momentos, não choveu. E os voos de aeronaves militares mais uma vez puderam entreter o enorme público presente – desde as nove horas da manhã uma multidão tomou conta de todos os espaços disponíveis, e os números só cresceram ao longo das horas. Já perto do meio dia, era preciso ter paciência para circular.

Desta vez, o Poder Aéreo passou a parte da manhã na área destinada ao público ao invés de seguir direto para as áreas abertas à imprensa e melhores para tirar fotos. Junto ao público, foi possível ouvir bem todo o impacto que a apresentação matutina da “Esquadrilha da Fumaça” (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea) causou às pessoas que vêm as manobras pela primeira vez.

Mesmo as mais simples acrobacias causavam olhares surpresos e exclamações, quanto mais os cruzamentos, espelhos, trocas de formação em plena manobra, sem falar nas acrobacias aéreas do “isolado” (o número 7), que levavam a gritos mais exaltados.

Como novidade em relação às aeronaves apresentadas no sábado, ocorreu a chegada de um helicóptero da Marinha do Brasil. Um UH-15 (EC725) do Esquadrão HU-2 tomou o lugar do H-60 Black Hawk da FAB na área de exposição estática próxima ao público, depois que este decolou e mudou-se para o pátio atrás do palco, já no final da manhã.

No fim da tarde, o helicóptero da Marinha decolou e deixou o PAMA-SP. Algumas aeronaves, como um dos T-25 e o P-95, também deixaram o PAMA-SP na tarde do domingo, enquanto outras pernoitaram no Parque e só foram embora nesta segunda-feira.

Ao lado, foto tirada à distância dos oito T-27 da “Fumaça” (os sete que se apresentaram mais o “precursor” ou “reserva”) deixando São Paulo nesta segunda-feira. Quando se compara o céu cinzento desta foto de hoje com os vários “buracos” de céu azul das fotos de domingo, conclui-se que realmente não dá pra reclamar das condições climáticas deste “Fim de Semana Aéreo”. Deve-se lembrar, também, que choveu muito na véspera do evento (veja matéria sobre a sexta-feira nos links ao final).

Falando no EDA, a segunda apresentação do dia foi um pouco prejudicada pelo forte vento que trazia algumas nuvens mais baixas, pelo que optou-se por uma “apresentação de mau tempo”, com algumas manobras a menos (por exemplo, não foi feito o “coração” e outras manobras conjuntas em altitudes um pouco maiores, à exceção das ascenções “penduradas no motor” do número 7, 0  “isolado”).

Na edição deste ano, chamou a atenção a presença ainda maior do público (que já é grande todos os anos), tornando o amplo espaço do PAMA-SP pequeno para tanta gente. Provavelmente, contribuíram para isso a divulgação em chamadas na TV e a realização de três shows de grupos / artistas populares (deve-se ressaltar que, na parte musical, também houve no sábado a apresentação da Banda da Base Aérea de São Paulo, como mostramos na matéria anterior).

Mas notou-se a falta de qualquer apresentação de aviões civis de acrobacia e de demonstração aérea, o que acabou gerando grandes intervalos entre uma ou outra decolagem / passagem de aeronaves militares.

Neste domingo, também esteve aberto o banco de provas de motores, que visitamos na edição passada, e que também foi bastante procurado pelo público. O gigantesco “Hangar 3”, onde é feita a manutenção dos F-5 também pareceu pequeno para tanta gente que o visitou no domingo, com grande aglomeração em volta do F-5EM 4856, com a porta de seu canhão de 20mm aberta e itens expostos ao seu lado, como um motor, um assento ejetável, outro canhão, lançadores de bombas e foguetes de exercício, além de um míssil ar-ar MAA-1 “Piranha” de manejo na ponta da asa (para ver imagens dessa exposição sem tanta gente em volta, veja os links ao final).

As apresentações de cães adestrados de organizações militares, como a Polícia do Exército, a Polícia Militar de São Paulo e a Guarda Civil Metropolitana, também contribuiram para manter por bastante tempo o público entretido dentro do Hangar 3.

À tarde, o Poder Aéreo ficou mais tempo em áreas operacionais liberadas para a imprensa e fotógrafos (spotters), para esticar um pouco as pernas e conquistar bons metros quadrados livres, depois de experimentar as multidões. Mas não houve muito descanso, pois não faltaram movimentações, decolagens e pousos para fotografar, junto a onde estavam estacionados os T-27 da “Fumaça”. Algumas dessas fotos você já vê aqui, e outras serão mostradas em novas matérias desta semana. Até a próxima!

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