Mais dados do J-21
A Janes Defence Weekly noticiou, antes das novas fotos do J-21, que o caça foi projetado para exportação, concorrendo com o F-35. Seria uma versão barata do F-35. O projeto também é chamado de Advanced Multi-role Fighter (AMF).
Outras fontes observaram que a aeronave tem trem de pouso frontal com duas rodas, o que pode estar relacionado com uma versão embarcada. Caças operando em terra costumam ter apenas uma roda dianteira.
Já li mais de uma vez essas “outras fontes” relacionarem trem de pouso do nariz com duas rodas com versão embarcada.
Mas as coisas não são assim tão simples.
É certo que rodas duplas costumam ser comuns em caças embarcados. Mas há o A-4, F-8 e Super Etendard para mostrar que isso não é a regra.
E também falta lembrar a essas fontes que vários caças “terrestres” bem famosos, como Mirage 2000, Tornado e Gripen, também têm duas rodas no trem de pouso dianteiro.
Se for apenas para exportação, que negociemos o projeto, e façamos um recheio mais adequado à FAB:
Motores :GE-414
Aviônicos/Radar/ESM:Elbit
[]’s
No caso do A-4 e SUE tem que lembrar que são caças leves.
No caso de caças terrestes, o objetivo é operar também em qualquer pista.
Vamos esperar um pouco para ver se o projeto é realmente bom. Sempre fico com o pé atrás com produtos chineses . . . Pode até ser que eles façam algo bom, mas por enquanto . . .
Desde o Intruder que toda aeronave embarcada americana possui a triquilha com rodas duplas. Aliás, toda aeronave que é catapultada puxando pela triquilha é assim.
Que eu me lembre, todos os caças embarcados inteiramente projetados após o Intruder possuem rodagem dupla no nariz.
Eu estava olhando com calmas as fotos liberadas pelos chineses, e paree que nio final das contas será uma aeronave de porte médio, do tamanho do F/A-18A e do MiG-29.
Se for isso mesmo, ele provavelmente terá um volume interno com menos espaço para armas e combustível do que o F-35, pois os dois motores ocupam mais espaço que o único do caça americano.
Senhores,
Hum, não sei não…
Para mim, precisa mais que vestir um JF-17 com fantasia de F-22 para ter um caça de quinta geração.
Se as fotos anteriores mostraram que a única configuração para as armas é nos cabides das asas, o avião terá um RCS alto na maioria das missões.
Sem falar na aviônica, que deve ser outra tristeza. Basta ver o cliente em potencial, o Paquistão, para não levar fé nenhuma na exigência tecnológica.
Caríssimos, toda vez que vejo esse tipo de produto chinês de alta (?) tecnologia só sinto uma coisa: MEDO! 🙂 E não é por suas supostas capacidades de combate… Perguntem prum comprador do “carro do Faustão” o que ele acha de carros chineses… No mais cabe sempre lembrar que os chineses ainda não produzem um motor de caça confiável, um radar AESA embarcado confiável, ou sistemas eletrônicos de qualidade. Isso pra não falar nas armas (mísseis, bombas, etc.). É claro que eles estão avançando a passos largos, e um dia chegarão a se comparar e, provavelmente, passar os russos. Mas… Read more »
Mas o que não deixa de ser curioso é ver gente por aí que chama o F-35 de “gabirú” (seja lá o que for isso) e outros nomes pejorativos elogiando esse bicho feio chinês como se fosse a última bolacha do pacote.
Caro Observador,
O J-21/F60 possui sim baias internas de armas, mas de tamanho menor que o do F-35. Mas o suficiente para transportar 4 AAM ou 4 SDBs.
[]’s
Duas ou uma roda na bequilha é em função do peso da aeronave. Geralmente, aviões de caça necessitam somente de uma roda. As aeronaves embarcadas, em anos posteriores à década de sessenta e setenta tiveram que dar outra razão para as duas rodas. Nas primeiras décadas, as aeronaves valiam-se de decolagens feitas em altos ângulos de ataque para superar qualquer falta de potência, assim eram presas às catapultas por fortes cabos de aço, que após a decolagem caiam naturalmente no mar. Pesadas aeronaves como o A-5 Vigilante e o A-3 Skywarrior tinham somente uma roda, na decolagem, com ângulo alto… Read more »
Clésio Luiz disse: 18 de setembro de 2012 às 23:46 Oi Clesio, na verdade, devido à versão STOVL, o motor do F-35 precisou ser anormalmente movido à frente, para que o eixo que move o fan vertical ficar com um comprimento factível (se fosse muito comprido iria flertir). Como as fuselagens das 3 versões são comuns, isso acabou prejudicando o compartimento de armamento dos 3. Também olhei as fotos com mais calma e parece que é menor que o F-22. Mas o compartimento de armas interno será maior que o do F-35. Nos fóruns da internet estão falando em algo… Read more »
@Marcelo De fato o motor do F-35 é deslocado mais à frente, mas por ter motor único todo o espaço das tomadas de ar para trás é livre. No caso do J-21, o uso de dois motores toma espaço lateral, espaço esse que no F-35 é usado para armazenar uma grande quantidade de combustível, cerca de 8 toneladas, quase tanto quanto o Su-27 ou um F-14, e muito mais que um F-4 ou F-15, aeronave de porte muito maior. Mas todas essas suposições são apenas isso, suposições. Vamos ter que esperar mais fotos, especialmente em alta definição e de mais… Read more »
Acredito que, considerando a motorização que se especular, uma versão chinesa do Klimov RD-33 ou RD-93, talvez semelhante à usada no monomotor Chengdu JF-17 Thunder, este futuro caça stealth terá o tamanho de um Mikoyan MiG-29 ‘Fulcrum’, só que um pouco mais ‘gordinho’, para comportar mais combustível interno e báias de armas.
Acredito também que o Shenyang F-60 estará mais próximo do protótipo japonês “Shinshin”, bimotor com turbinas do porte da GE F-414 (2 x 22.000lbs), do que do JSF F-35A Lightning II, monomotor com turbinas maiores (1 x 40.000 lbs).
Lembram da matéria do AEREO:
http://www.aereo.jor.br/2011/03/08/prototipo-do-shinshin-o-caca-furtivo-japones-deve-voar-em-2014/
Sds,
Ivan.
@Vader “Caríssimos, toda vez que vejo esse tipo de produto chinês de alta (?) tecnologia só sinto uma coisa: MEDO! 🙂 E não é por suas supostas capacidades de combate… Perguntem prum comprador do “carro do Faustão” o que ele acha de carros chineses… No mais cabe sempre lembrar que os chineses ainda não produzem um motor de caça confiável, um radar AESA embarcado confiável, ou sistemas eletrônicos de qualidade. Isso pra não falar nas armas (mísseis, bombas, etc.).” Esse é o mesmo tipo de argumento depreciativo que se fazia ao equipamento militar japones antes da 2a guerra. E ainda… Read more »
Só sei que os chineses estão muito à frente do Brasil (que é o que deveria nos importar).
Paramos no AMX….infelizmente!
Blind Man’s Bluff disse:
19 de setembro de 2012 às 14:04
Não não é o mesmo tipo de raciocínio, e por dois motivos simples:
1. os americanos da época de Pearl Harbour não contavam com um equipamento muito bom, bastante ao revés de hoje;
2. os americanos da época subestimavam os japoneses, coisa que hoje eles em absoluto fazem com os chinas.
A China produz iPhones e HiPhones, não dá para generalizar sobre a qualidade dos produtos chineses.
Queria ver uma estimativa das dimensões do caça. Tenho a impressão que ele é maior que um F-35, com o tamanho aproximado de um F-22. Se ele tiver o tamanho de um F-35, dois motores na faixa de 9 ou 10 kN fornecem aproximadamente a mesma potencia do único motor do F-35.
Os chineses deveriam ser mais originais, em questão de design
o Pak-fa t-50 e o projeto do caça stealth japonês são muito mais originais.
É difícil dizer, ainda, qual o nível tecnológico alcançado por estas duas aeronaves de design furtivo chinesas. Impressiona é a rapidez com que eles alcançaram este patamar…. que os europeus, por exemplo, ainda não tem. Certamente, pelo que tenho lido por aí…. há realmente boa dose de informações técnicas colhidas por espionagem industrial….. pois até mesmo os americanos levaram muito tempo pra tirar da planilha de desenhos (lá nos anos 90 os protótipos YF-22 e o YF-23 ) e configurar materiais de absorção de radar, de calor, sofisticados sistemas eletrônicos que permitem aeronaves altamente instáveis voarem a altíssimas altitudes, etc…… Read more »
Nick disse:
19 de setembro de 2012 às 8:00 .
É,eu também vi as tais baías de carga, que estão mais para porta-luvas do “bombs bays” propriamente ditas.
São tão pequenas que o caça na sua configuração “limpa” e baixo RCS terá pouco combustível e pouco armamento, só podendo ser usado para interceptação ou como caça tático de defesa aérea.
É, grosso modo, um F-5 anabolizado e “stealth”.
@ Obervador
Menos né. Dizer que as baias são pequenas e que ele é um F-5 anabolizado apenas olhando fotos de baixa resolução…
@ Bachera
Aquela fuselagem sendo transportada pelas ruas da China é esse bichinho aí das fotos.
Clésio Luiz,
… o pessoal de alguns blogs de defesa da Índia e China acham que não !!
Para o pessoal que gosta de tirar conclusões pelas fotos, vou colocar uma aqui exclusiva…que não se viu ainda… de um blog indiano, o link está abaixo….. da para se ver o J-21/J31 de uma posição frontal/lateral e é foto real, não de mock-up ou arte computadorizada.
http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=195002&d=1304645418
Bom proveito…
Sds.
Clésio e amigos….. DESCONSIDERE-SE o link da foto que coloquei acima… infelizmente me equivoquei…. a foto é do já conhecido J-20….
Desculpem-me !
Sds.
A foto que eu realmente queria postar não permite que copie sue URL….
Esta abaixo (se abrir…) não tem o mesmo ângulo…..mas ao menos permite uma análise um pouco melhor do internal weapon bay do avião…..
Sds.
Clésio Luiz disse: 19 de setembro de 2012 às 20:18 Menos por que? Talvez então seja melhor compará-lo com um Mig-29 “stealth”, mas é uma aeronave limitada pelo tamanho, menor que o dos outros caças de quinta geração. Não tem mágica: bimotor e com tamanho menor, vai ter menos espaço interno para armas e combustível. Sobre o compartimento interno de armas, a foto que o colega Baschera trouxe demonstra o que eu disse. Na foto, cujo ângulo não ajuda muito, o que está marcado como um único painel “weapon bay”,na verdade são dois, um mostrando a parte externa (parte anterior,… Read more »
Observador, eu também acho que o volume interno dessa aeronave deverá ser menor do que o F-35, por causa dos dois motores. Mas também não podemos achar que serão minúsculas. O colega Marcelo bem apontou, num comentário anterior, que apesar de ele ter dois motores, estes certamente estão muito mais recuados na fuselagem, em relação ao caça americano. E o Klimov RD-33(93?) é muito mais curto que o P&W F135 usado no Lightning. A foto onde mostra ele de frente demonstra que ele tem o mesmo aspecto “gordinho” do F-35. O quão bem aproveitado esse volume vai ser, só saberemos… Read more »
Matéria da “Voz da Rússia”: As fotos do novo caça chines de quinta geração J-21 que apareceram na Internet, têm a intenção de demonstrar os êxitos técnico-militares da China na véspera do 18º Congresso do Partido Comunista Chinês No futuro próximo, podemos esperar novas informações sobre o caça chinês que está sendo desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC), bem como o reconhecimento oficial da existência desse avião. Isso, provavelmente, será seguido de notícias triunfais de seu primeiro voo. Da mesma forma, ocorreu a divulgação de informações sobre o caça chinês J-20, que foi desenvolvido pela Chengdu Aircraft Industry Group (CAC).… Read more »
Também não está suficientemente claro a nomenclatura deste avião.
Nas fotos (não artes…) aparece a numeração na fuselagem, na altura do cockpit : “31001”.
Desta maneira seria: J-31 Serial 001…… mas estão escrevendo de diversas maneiras na internet. Já ví F-60, J-21, J-21/J31 e J-21AMF…..
Sds.
É incrível a desatualização de muitas fontes ao se referiram aos caças chineses. Cuidado, pessoal, não embarquem em qualquer coisa que vocês lerem sobre os mesmos.
Apenas com exemplo, fiquemos com os motores: o WS-10 chinês, equivalente ao AL-31F russo, já ocupa -dezenas- de caças chineses, com um número de motores operacionais superior a 100. E sim, eles hoje são confiáveis, ao ponto de equiparem um caça monomotor como o J-10B.