A exatos 4 minutos do seu video, Marcos, aparece um tiozão usando uma máscara. Alguém saberia dizer a razão disso? Posso tecer “n” conjecturas, mas a curiosidade está me incomodando.
alphasr71a
Visitante
12 anos atrás
RomauBR, não é uma máscara, é só um microfone, esse tipo de microfone é utilizado em lugares que há muito ruído externo, ele cobre a boca igual um fone anti-ruído cobre a orelha.
Nesse vídeo do Marcos.
Os atuadores da superfícies de comando são elétricos?
RA5_Vigilante
Visitante
12 anos atrás
Caro Roberto
São utilizados sistemas power by wire (PBW), podendo ser EMA(eletromecânico) ou EHA(eletro hidrostático). Para o F-35, creio que sejam EHA.
Fiz avaliação e comparativos dinâmicos de atuadores dessas duas tecnologias há um tempo atrás, e posso afirmar que é a tendência no futuro. Há grande vantagem em relação aos sistemas hidráulicos tradicionais (principalmente confiabilidade e manutenção).
Se o Brasil (Embraer) quiser ser competitivo, deve investir e pesquisar nessas áreas.
Avaliação da NASA:
*ttp://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=electro%20hydrostatic%20actuator&source=web&cd=9&cad=rja&sqi=2&ved=0CF4QFjAI&url=http%3A%2F%2Fwww.nasa.gov%2Fcenters%2Fdryden%2Fpdf%2F88524main_H-2210.pdf&ei=F7RAUM3wKInM9gT16IHgCA&usg=AFQjCNEN-TvJuPsgpFb1OOtb7z7tEEogAQ
Saudações
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Prezado RA5_Vigilante,
Obrigado pelos links, achei bem interessante.
De fato, hoje os motores elétricos são menores, mais leves, mais econômicos e mais potentes.O carro elétrico é um exemplo.
É a tendência.
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Só um detalhe, aliás, dois.
1-Eliminar o fluido hidráulico dos freios, não vejo como.Mesmo se for circuito fechado e independente, ele ainda estará lá.
2-Quero ver um starter elétrico fazer girar um motor de F-16 GE ou P&W.Se existir o avião passará a ser um “bimotor” de tão grande e pesado que terá que ser esse starter!
RA5_Vigilante
Visitante
12 anos atrás
Prezado Roberto
Os sistemas EHA são hidráulicos, a parte elétrica entra na forma de um servomotor acoplado a bomba que atua substituindo a válvula direcional proporcional, mas a parte de potência é de fato hidráulica.
A vantagem mesmo é que continua um sistema hidráulico (alta capacidade de carga), porém com circuito hidráulico contido em um pacote compacto (menor risco de vazamentos, danos em combate, etc).
Saudações
Tadeu Mendes
Visitante
12 anos atrás
Marcos,
O seu video nao e o da producao em linha. Como voce pode ver, a presenca de varios engenheiros e tecnicos que estao justamente ali para a montagem de F-35s. na fase LIRP (Low Initial Rate Production).
O primeiro video entretanto ja mostra um linha de montagem altamente automatizada e robotizada.
Estamos falando de mais de 2000 F-35 a serem produzidos, imagina se fosse tudo manual comono seu video.
RomauBR
Visitante
12 anos atrás
Prezado alphasr71a, mt obrigado por responder minha pergunta. Eu já havia agradecido, mas não sei por que, meu comentário não foi registrado.
Meu vídeo é mais mió!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=eRtUGnw-GJY
A exatos 4 minutos do seu video, Marcos, aparece um tiozão usando uma máscara. Alguém saberia dizer a razão disso? Posso tecer “n” conjecturas, mas a curiosidade está me incomodando.
RomauBR, não é uma máscara, é só um microfone, esse tipo de microfone é utilizado em lugares que há muito ruído externo, ele cobre a boca igual um fone anti-ruído cobre a orelha.
Espetacular!
Nesse vídeo do Marcos.
Os atuadores da superfícies de comando são elétricos?
Caro Roberto
São utilizados sistemas power by wire (PBW), podendo ser EMA(eletromecânico) ou EHA(eletro hidrostático). Para o F-35, creio que sejam EHA.
Fiz avaliação e comparativos dinâmicos de atuadores dessas duas tecnologias há um tempo atrás, e posso afirmar que é a tendência no futuro. Há grande vantagem em relação aos sistemas hidráulicos tradicionais (principalmente confiabilidade e manutenção).
Se o Brasil (Embraer) quiser ser competitivo, deve investir e pesquisar nessas áreas.
Para saber mais:
*ttp://www.f-16.net/f-16_forum_viewtopic-t-19215.html
*ttp://www.f-16.net/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&p=201505
Avaliação da NASA:
*ttp://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=electro%20hydrostatic%20actuator&source=web&cd=9&cad=rja&sqi=2&ved=0CF4QFjAI&url=http%3A%2F%2Fwww.nasa.gov%2Fcenters%2Fdryden%2Fpdf%2F88524main_H-2210.pdf&ei=F7RAUM3wKInM9gT16IHgCA&usg=AFQjCNEN-TvJuPsgpFb1OOtb7z7tEEogAQ
Saudações
Prezado RA5_Vigilante,
Obrigado pelos links, achei bem interessante.
De fato, hoje os motores elétricos são menores, mais leves, mais econômicos e mais potentes.O carro elétrico é um exemplo.
É a tendência.
Só um detalhe, aliás, dois.
1-Eliminar o fluido hidráulico dos freios, não vejo como.Mesmo se for circuito fechado e independente, ele ainda estará lá.
2-Quero ver um starter elétrico fazer girar um motor de F-16 GE ou P&W.Se existir o avião passará a ser um “bimotor” de tão grande e pesado que terá que ser esse starter!
Prezado Roberto
Os sistemas EHA são hidráulicos, a parte elétrica entra na forma de um servomotor acoplado a bomba que atua substituindo a válvula direcional proporcional, mas a parte de potência é de fato hidráulica.
A vantagem mesmo é que continua um sistema hidráulico (alta capacidade de carga), porém com circuito hidráulico contido em um pacote compacto (menor risco de vazamentos, danos em combate, etc).
Saudações
Marcos,
O seu video nao e o da producao em linha. Como voce pode ver, a presenca de varios engenheiros e tecnicos que estao justamente ali para a montagem de F-35s. na fase LIRP (Low Initial Rate Production).
O primeiro video entretanto ja mostra um linha de montagem altamente automatizada e robotizada.
Estamos falando de mais de 2000 F-35 a serem produzidos, imagina se fosse tudo manual comono seu video.
Prezado alphasr71a, mt obrigado por responder minha pergunta. Eu já havia agradecido, mas não sei por que, meu comentário não foi registrado.