Ministro das Relações Exteriores da Suécia fala do Gripen com Patriota
–
Em coletiva com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o ministro sueco Carl Bildt afirmou que as chances de exportação do Gripen estão crescendo após o acordo com os suíços
–
O jornal sueco Dagens Nyheter noticiou nesta quarta-feira, 29 de abril, que o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Carls Bildt, recebeu a visita de sua contraparte brasileira, Antonio Patriota. E aproveitou a ocasião para falar do caça Gripen, que concorre ao programa F-X2 da Força Aérea Brasileira. Numa coletiva de imprensa, Bildt disse que atualizou Patriota sobre as novas encomendas suecas e suíças do caça, que somarão pelo menos 60 aeronaves.
Bildt afirmou que a partir do anúncio pela Suécia e Suíça do acordo para a compra dos novos caças, o Gripen tornou-se mais fácil de vender – e isso ocorreu justamente na visita do ministro de um país que é cliente potencial, o Brasil. Mas ele não soube dizer se o acordo entre Suécia e Suíça deixa o país mais inclinado a comprar a aeronave.
Mas, para Bildt, “isso mostrou que o avançado Gripen E/F vai se concretizar, e isso é importante neste contexto.”
O jornal lembra, porém, que a decisão brasileira para a compra de caças vem sendo adiada continuamente e que, em julho, o Brasil solicitou à Saab sueca e a seus competidores (a Dassault francesa e a norte-americana Boeing) que renovassem suas ofertas.
A respeito do assunto, o ministro Patriota afirmou: “Países têm seu próprio ritmo em assuntos como esse e eu acho que devemos respeitar isso.”
Os dois ministros, porém, fizeram referências a uma parceria mais profunda entre Brasil e Suécia em diversas áreas: indústria, pesquisa, intercâmbio de estudantes, diplomacia internacional, entre outras. A cooperação foi bastante ampliada nos últimos anos, segundo Bildt, e um dos exemplos recentes é o comprometimento conjunto com a liberdade global na internet.
O site do Governo Sueco informou em nota que, durante a reunião entre os dois ministros, foram discutidos assuntos como comércio e investimento, defesa, ciência e inovação, clima e desenvolvimento sustentável. A parceria estratégica bilateral Brasil – Suécia foi anunciada inicialmente em 2009. O comunicado conjunto sobre o encontro refere-se a variados assuntos, entre eles a cooperação em Defesa, assim como em Ciência e Tecnologia, sendo citado também o programa Ciência sem Fronteira. Arquivo em pdf com o comunicado, em inglês, pode ser acessado clicando aqui.
Na visita de Patriota, foi assinado também um Memorando de Entendimento entre os dois países, referente ao Desenvolvimento Global. O arquivo em pdf com o documento (em inglês) pode ser acessado clicando aqui. O ministro Antonio de Aguiar Patriota assinou pelo Brasil, e pela Suécia assinou Gunilla Carlsson, ministra para Cooperação de Desenvolvimento Internacional, vista na foto acima.
FONTES: Dagens Nyheter e Governo Sueco (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTOS DE BAIXO: Governo Sueco
VEJA TAMBÉM:
- Notas da Defesa Suíça e do Governo Sueco sobre ‘acordo quadro’ do Gripen
- MD Suíço apresenta detalhes do acordo do Gripen com a Suécia
- Gripen: assinado ‘acordo-quadro’ entre Suíça e Suécia
- CISB e Saab lançam portal colaborativo para programa Ciência sem Fronteira
- CISB oficializa acordo com CNPQ para bolsas de estudo financiadas pela Saab
- F-X2: novas discussões com a França em novembro, segundo a Agência Brasil
- França defende que oferta de aviões Rafale para o Brasil é ‘a melhor’
- Hollande fala em ‘cooperação’ com Brasil na Defesa
- Efeito imediato, só o da cachaça
- Embraer pode participar da licitação para venda de aviões aos Estados Unidos, diz enviado de Obama
- F-X2: crise econômica continua servindo como desculpa
- Amorim apoiou escolha do Rafale, desagradando cúpula da FAB