O F-111 recebeu a designação F de “fighter” pois foi pensado inicialmente para atuar também como caça embarcado. Foi muito usado como bombardeiro, mas desde inicio pensado mesmo como caça. A General Dynamics sempre tentou armar o F-111 com o míssil Phoenix e o radar AN/AWG-9, depois usados no F-14 Tomcat. Primeiro tentou com o F-111B, mas era muito pesado e foi rejeitado pela US Navy.

A outra tentativa de instalar o míssil Phoenix e o radar AN/AWG-9 foi com a proposta do FB-111H, uma alternativa ao bombardeiro B-1. O FB-111H armado com os mísseis Phoenix e o radar AN/AWG-9 seria usado para caçar aeronaves de patrulha marítima, AWACS e Tu-22 russos no Atlântico. Seria armado com 12 a 18 mísseis. A imagem no inicio do post é de uma arte de um FB-111H nas cores da RAAF.

No início da década de 1970, havia um requerimento para substituir os F-106 na Guarda Aérea Nacional e a General Dynamics propôs o F-111X-7 com fuselagem 2,5 metros mais comprida para levar o míssil Phoenix internamente, além de mísseis Sparrow. A USAF acabou usando os F-15A usados e depois os F-16 ADF.

O F-111D tinha previsão de modos de radar de onda contínua para disparar mísseis AIM-7G, mas o míssil foi cancelado. Na prática os F-111 usavam os mísseis Sidewinder. No Vietnã, os pilotos não gostavam do AIM-9B pois não podia voar acima de Mach 1.0. Os pilotos ficaram satisfeitos quando receberam os AIM-9P pois podiam dissuadir apontando para o inimigo se atacados de frente.
Na Operação Desert Storm, os F-111F foram armados com o Sidewinder, mas como no Vietnã, sua principal arma era voar baixo e rápido. Nos treinos os pilotos gostam de voar com as asas no enflechamento máximo pois os caças pensam que está rápido e logo desistem.

No segundo dia da operação, um MiG-29 perseguia o segundo F-111F de uma esquadrilha. As esquadrilhas de F-111 atacavam em fila com um minuto de separação entre as aeronaves. A perseguição foi por 95km e o MiG acabou desistindo indo atrás do último da fila. O MiG-29 também não consegui acompanhar os F-111 como acontecia no Vietnã.

Na terceira noite da guerra, uma esquadrilha indo atacar o Palácio de Saddam também foi perseguida por um MiG-29. O MiG seguiu o último F-111F por 115 km e desistiu. Após a terceira noite os F-111 nem levaram mais os mísseis Sidewinder pois os iraquianos pararam de voar.

Outra arma de auto-defesa dos F-111 eram suas bombas. A tática era chamada de BIF (“bomb in face”). Consistia em disparar uma bomba frenada para os estilhaços atingirem a aeronave perseguidora, ou pelo menos forçar a desistir da perseguição. A preferida era a bomba Mk84. As Snakeye tinham limite de velocidade de disparo a baixa altitude de 930 km/h. Se disparado acima disso podiam ter as pétalas destruídas. Os modelos com balonete resolveram este problema.

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