40 anos do primeiro F-5E e ele está aqui, totalmente operacional
No dia 11 de agosto de 1972 o primeiro F-5E produzido pela Northrop voou pela primeira vez. Era o início do programa de ensaios da aeronave, conduzido na Base Aérea de Edwards. Exibindo a matrícula norte-americana 71-1417, o aparelho foi inicialmente apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano.
Parte destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, alguns F-5 escaparam para países vizinhos e , posteriormente, voltaram para os EUA, onde operaram nos esquadrões “Aggressors “.
Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves estavam baseadas em Willians AFB e Nellis AFB. Os aviões estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o “1417″. No Brasil, o “1417″ recebeu a matrícula FAB-4856.
O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimônia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base Aérea de Canoas.
FOTOS: Northrop e FAB
NOTA DO PODER AÉREO: no ano passado apresentamos a matéria dos 39 anos do primeiro F-5. Este ano ele completa 40. Cabe as seguintes perguntas ao Ministério da Defesa. Até quando comemoraremos o aniversário do 4856 na ativa? Será que seremos obrigados a voar estes fantásticos caças até o seu sexagésimo aniversário ou esperamos eles caírem do céu antes? Por que as aeronaves do GTE possuem uma idade média inferior a 10 anos e a nossa primeira linha de caças está com 35 anos? Não seria melhor um balanço na Força?
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Ah! Ele tá novinho ,novinho. Aguenta mais uns 40 anos facíl,facíl…..!!!! O mais importante é comprarmos logo, este mês, no máximo mês que vem dois A-380 para o GTE e mais 20 EMB-190 . Afinal é uma ” Umilhasxsão “, a zeladora passear pelo mundo com algo menos que o A-380. E também temos que pensar em comprar ano que vem um A-380 todo folhado à ouro, para que o REI SOL tenha algo digno em 2014. E em 2054 o nosso Amado Líder, dará baixa nos honrados F5-Z ,e comprará lindos e modernos F16, com o número de chassi… Read more »
Vai ter muito museu espalhado pelo mundo que vai querer esse aí quando ele se aposentar (se deixarem que ele se aposente, na verdade).
Parabéns pra você…; nessa data querida…; muitas felicidades…; muitos vôos de vida…
Não sei me cago de rir ou de chorar.
Como se já não bastasse a ridícula e patética situação, não apenas das FA, mas também o descaso em muitos outros setores. O nosso Ministro da Defesa dispara pérolas a “la Chaves” o quanto pode. Esta retórica de império do mal, é para ser visto nos filmes de Hollywood, na saga Guerra nas Estrelas, e não, na realidade. É chocante e apavorante que um homem que estudou muito, ocupa um cargo de alto escalão na direção de um país, se deste expediente em seus discursos. Realmete, deve ser um enorme esforço. Há, e quanto este F5, ao mesmo tempo, ícone… Read more »
A quem, por favor, possa responder.
Esse “1417” vindo neste segundo lote (http://www.aereo.jor.br/2010/03/07/23490/), veio camuflago com pintura “aggressor” ou veio com a pintura cinza da antiga escola para pilotos estrangeiros do F-5, na Williams AFB, no 425th Tactical Fighter Training Squadron.
Procurei fotos e nada achei.
Quando comecarem a cair ai vai ser outra historia !
È muito f___ isso que os políticos emponhem a 1º linha de aviação de caça da FAB, enquanto o GTE já estão comprando um novo avião presidencial; a aviação de caça fica na penúria voando caças modernizados da década de 70 e 80. Senão fosse o grande trabalho realizado pela embraer na modernização e pelos mecânicos da FAB, estes aviões ja estariam todos no chão proibidos de voar por causa de acidentes.
EDITADO
Prezado Roberto F Santana
Segundo o livro do 14, o 1417 veio de Williams.
No entanto, erroneamente o livro coloca Williams em Nevada, mas na verdade localiza-se no estado do Arizona.
Williams foi uma das bases fechadas pelo BRAC em 1991 e hoje em dia o treinamento passou todo para Luke, onde está o centro de treinamento de F-16 e, futuramente, o de F-35 também.
Obrigado pela informação caro Guilherme.
Então tudo leva a crer que ele tenha chegado aqui com pintura cinza, como da foto, esta, parece ter sido tirada tão logo a aeronave tenha ficado quase pronta, note que não tem nem mesmo o assento ejetável e a proteção para os instrumentos do painel.
Em Williams usava-se nos Tiger II o esmalte cinza metálico com suas características faixas amarelas, mais tarde parece que houve uma mudança para um quase branco com o preto fosco que ia do parabrisas até o radome, era possível também ver os F-5 inteiramente no alumínio, sem pintura.
Ainda segundo o livro do 14, as aeronaves que chegaram aqui com o padrão cinza foram:
56-58-62-63-64-65-66-67-71-72-73
Ou seja, metade do lote veio do 425 e com pintura cinza.
Pintura original até faz o avião parecer mais bonito….
Já falei: as empresas, todas as três, mas principalmente a Boeing, que não tem necessidade alguma de passar esse perrengue todo, deveriam retirar suas propostas. Não renovar. Simples assim. Aliás, vai ver que é isso mesmo que o governo do PT espera. Vai ver que a “presidentA” (que jamais foi uma “estudantA”) quer mesmo é que as empresas façam a escolha por ela, por exclusão. Minha gente, qualé… vocês viram o que aconteceu com os celebradíssimos VANTs da PF… Pompa e circunstância para o lançamento e o bicho está parado no hangar, com tudo encaixotado. Isso porque os israelenses nem… Read more »
Símbolo da competência da Northrop e seus projetistas…
Símbolo da incomPeTência do governo do brazil e seus políticos…
Senhores,
A única coisa que me deixou feliz na matéria foi saber que o aniversario do F5 e junto com o meu. 🙂