Não entendi a pergunta, Aldo. É estande de tiro, então trata-se de treinamento de emprego ar-solo do caça, com lançamentos de bombas e tiros de canhão em alvos terrestres do estande de Saicã, no Rio Grande do Sul. A descrição do vídeo diz que foi neste ano. Aliás, sobre o emprego do canhão do F-5 modernizado, há um artigo interessante do site ABRA-PC: http://www.abra-pc.com.br/ppacau06-1.html (embora o Justin Case tenha trazido, há algns meses, a informação complementar de que a perda de um dos canhões com a modernização dos F-5EM foi compensada pelo aumento da precisão nos disparos, com o novo… Read more »
O responsável pela comunicação da FABb estava de férias. Daí que o pessoal que ficou na labuta, produziu alguns videos “decentes”, como devem ser…mas então eis que o responsável voltou de férias e o resultado foi isso aí, retirou o vídeo do público…
Não dá para elogiar a Força Aérea Bolivariana brazileira…não dá!
Eleazar Moura Jr.
Visitante
12 anos atrás
Só achei meio “retrô” o piloto (líder?) consultando de cabeça baixa o velho mapa, faz muita falta um moving map, além de que em uma fração de segundo que o piloto baixa a cebeça pode haver uma colisão no ar.
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Prezado Nunão,
Interessante o link que você sugeriu.Esse oficial parece conhecer seu ofício.
Tirar um canhão do F-5 é o mesmo que cortar as unhas de uma das patas de um tigre.Aleja-se o caça.
Das duas, uma.Ou se mantem a aeronave com bom poder de fogo de dois Pontiac de 20mm, ou se tira ambos, acresenta-se um radar e eletrônica mais pontente, valendo-se somente de mísseis.
Bom mesmo era um aviãozinho que tinha quatro desses canhões, o F-86 H.
Interessante saber que a hora de voo do Forevis-5 é de US$4.251,21. Abaixo, algumas frases que considero emblemáticas… “O desempenho do único canhão do F-5M não deixa dúvidas de sua baixa eficácia em relação as demais aeronaves.” “Não há sentido em utilizar um esforço aéreo para treinar uma modalidade somente em estande de aviação se não há perspectivas de emprego eficiente em combate.” ” O treinamento operacional de TT é extremamente limitado nas unidades de formação da Aviação de Caça e inexistente na primeira linha visto que em nenhuma manobra operacional as Ordens Fragmentárias emitidas exercitam essa modalidade.” “Deve haver… Read more »
Grifo
Visitante
12 anos atrás
Abaixo, algumas frases que considero emblemáticas…
Caro Giordani, acho relevante ressaltar que o contexto destas frases é o Tiro Terrestre (TT). Ñão acho que vale generalizar isto para Tiro Aéreo.
helder junior
Visitante
12 anos atrás
Quem dera se desse pra assistir o video é privado!
helder junior disse:
7 de agosto de 2012 às 10:55
Quem dera se desse pra assistir o video é privado!
Helder,
Com certeza alguém fez cópia do vídeo com a ferramenta Atube…é só questão de tempo…logo ele voltará…mas penso que “alguém” do escalão de cima teve uma acesso de chilique e mandou tirar o vídeo do ar…
“Grifo disse: 7 de agosto de 2012 às 10:34 …acho relevante ressaltar que o contexto destas frases é o Tiro Terrestre (TT). Ñão acho que vale generalizar isto para Tiro Aéreo.” Mas tchê, vede: “A diminuição da eficiência do armamento de cano causada pela retirada de um canhão vai refletir igualmente na capacidade do F-5M em destruir um alvo aéreo com o uso dessa arma. Como padrão de comparação foi estabelecido que para abater um alvo determinado seriam necessários 3 projéteis de 30 mm e de 10 a 15 projéteis de 20 mm. Um piloto de F-5E, às seis horas… Read more »
Giordani, Como escrevi mais acima, o artigo que coloquei o link é de 2006 – a primeira entrega de F-5EM a um esquadrão foi só no ano anterior, e mal começava a experiência com o novo modelo em esquadrões de caça. De seis anos para cá, mais dados a respeito do desempenho do canhão apareceram. O que o Justin Case comentou (há algum tempo, em outra discussão do tipo) é que a precisão aumentou e muito com os novos sistemas instalados, comparado à dupla radar / visor antigos. Assim, teria diminuído a quantidade de tiros fora do alvo por rajada,… Read more »
Salve Nunão! Tudo OK. Só que, pela chamada para o vídeo, achei que ia ver o lançamento das bombas. Quanto ao tiro de canhão, exatamente pela chamada, achei uma coisa muito chocha, quase sem finalidade, mesmo pq não vislumbrei o alvo. Apenas isso…
O título é só porque o sujeito no início do vídeo falava que iam “sentar a pua”. Mas, realmente, apesar de cenas e manobras bem legais, ficou faltando um pouco mais de “pua”…
De qualquer forma, fica na memória de quem viu, porque já foi bloqueado.
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
É secreto.
Nos anos noventa fui tirar uma foto da cabine do Mirage e um sargento meteu a mão e gritou:
Bom, isso aconteceu comigo em relação à tela do radar do F-5.
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Prezado Guilherme,
Não esqueci do Grumman Duck que você havia perguntado, ele estava no museu, pendurado, tirei uma foto de um F-86 e o Duck aparece logo atrás, pintado de metálico.
Apesar da enormidade dos hangares, falta espaço e muitos aviões estão suspensos.
Justin Case
Visitante
12 anos atrás
Amigos, boa noite. Atualmente não é tão fácil esconder que tipo de equipamento está instalado nas aeronaves. Quase tudo está na internet. Um leigo dificilmente poderia identificar coisas novas, mas um profissional pode pescar informações importantes: Há novas caixas de controle que indicam a capacidade de utilizar novas armas ou sensores? Estes estão integrados ao ambiente ou são simplesmente adicionados? Há listas de frequência? Quais as últimas frequências que foram utilizadas? Há sensores ou cabos para HMD? Há equipamentos faltando? Qual a qualidade da manutenção? Há padronização entre as aeronaves? Estão equipadas como se espera, com base nas informações anteriormente… Read more »
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Prezado Justin Case, Não gosto de contar histórias pessoais, por reserva ou por receio de parecer vaidade. Porém deixe-me lhe contar uma. Há muito tempo, trabalhei para uma empresa e tive que ir para os EUA a serviço. Chegando lá, um funcionario da empresa que prestava serviços à minha companhia me levava ao hotel quando passamos ao lado de uma base aérea, um Phantom passou rasgando por sobre nossas cabeças, era a primeira vez que eu via um, novinho e empolgado, botei a cabeça para fora e gritei: Caramba! Falei pro cara que era meu sonho ver uma máquina daquelas… Read more »
Justin Case
Visitante
12 anos atrás
Roberto, você pode levantou um aspecto importante.
Mostrar capacidade pode ser muito bom para dissuasão. Será que estamos escondendo deficiências?
Abraço,
Justin
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Prezado Justin, Dissuasão se faz para certos inimigos e à altura, no caso dos americanos só russos e chineses. A capacidade superior dos americanos é tão grande que é mostrada naturalmente, eu lembro que entrei numa sala onde tinha até as lentes das cameras de reconhecimento e tirei fotos. No caso do Brasil, não creio que seja para esconder deficiência, no meu caso em particular, do Mirage, o sargento era um ignorante que achava que aquele Mirage de 30 anos era a última palavra em superioridade aérea. No Brasil existe a cultura do “mistério” se alguém tem uma informação, não… Read more »
Tirando a música eu gostei. Não precisava colocar o já enjoativo Top Gun Anthen, mas no próximo usa um rockezinho ae mano…
Aos 4:55 min dá para ver o curioso quebra chamas do canhão pulando para fora antes do disparo.
Um bom vídeo destruido por uma “música” horrível.
Como sempre.
Deveriam prender o “DJ” no estande de tiro!!
É… a música estragou tudo. MAS… sentaram a pua, quando e em quem? E as bombas? E p’rá quê o disparo com o canhão?
Claro, a música foi uma escolha ruim, porém, observando os outros vídeos da força, este foi ótimo. Só precisa de qualidade melhor.
Não entendi a pergunta, Aldo. É estande de tiro, então trata-se de treinamento de emprego ar-solo do caça, com lançamentos de bombas e tiros de canhão em alvos terrestres do estande de Saicã, no Rio Grande do Sul. A descrição do vídeo diz que foi neste ano. Aliás, sobre o emprego do canhão do F-5 modernizado, há um artigo interessante do site ABRA-PC: http://www.abra-pc.com.br/ppacau06-1.html (embora o Justin Case tenha trazido, há algns meses, a informação complementar de que a perda de um dos canhões com a modernização dos F-5EM foi compensada pelo aumento da precisão nos disparos, com o novo… Read more »
Não consigo ver o vídeo, aparece vídeo privado.
o vídeo foi bloqueado
É, pelo jeito, agora vai ficar só na memória a versão (pelo jeito, a original) que o Giordani indicou.
Bom, achei outra versão, com trilha diferente.
Que seja eterno enquanto dure.
Sem dúvida, tem “gente da comunicação da FABb lendo direto o PA”
Inclusive os comentários…
Aposto que reaparecerá mas com “What a Wonderful World” como fundo musical.
Voltou.
Em todo caso, parabens ao pessoal da FAB pelas belas imagens.
Esse pessoal não consegue fazer nada sem música, porque não fazer algo nesse estilo:
http://www.aereo.jor.br/2010/06/10/video-do-segundo-voo-do-pak-fat-50/
Tá bem melhor balão, era isso que eu tava falando!!
Off topic mas, e essa “pérola” aqui?
*ttp://www.youtube.com/watch?v=5RcUsPOlJb4&feature=related
E o pulso… ainda pulsa…
Esse é um trecho de um filme chinês, Sky Fighters. Eu cheguei a dar uma olhada nele mas não aguentei ver todo…
Sky Fighters
No final, a mocinha casa com qual dos dois caras?
O responsável pela comunicação da FABb estava de férias. Daí que o pessoal que ficou na labuta, produziu alguns videos “decentes”, como devem ser…mas então eis que o responsável voltou de férias e o resultado foi isso aí, retirou o vídeo do público…
Não dá para elogiar a Força Aérea Bolivariana brazileira…não dá!
Só achei meio “retrô” o piloto (líder?) consultando de cabeça baixa o velho mapa, faz muita falta um moving map, além de que em uma fração de segundo que o piloto baixa a cebeça pode haver uma colisão no ar.
Prezado Nunão,
Interessante o link que você sugeriu.Esse oficial parece conhecer seu ofício.
Tirar um canhão do F-5 é o mesmo que cortar as unhas de uma das patas de um tigre.Aleja-se o caça.
Das duas, uma.Ou se mantem a aeronave com bom poder de fogo de dois Pontiac de 20mm, ou se tira ambos, acresenta-se um radar e eletrônica mais pontente, valendo-se somente de mísseis.
Bom mesmo era um aviãozinho que tinha quatro desses canhões, o F-86 H.
Interessante saber que a hora de voo do Forevis-5 é de US$4.251,21. Abaixo, algumas frases que considero emblemáticas… “O desempenho do único canhão do F-5M não deixa dúvidas de sua baixa eficácia em relação as demais aeronaves.” “Não há sentido em utilizar um esforço aéreo para treinar uma modalidade somente em estande de aviação se não há perspectivas de emprego eficiente em combate.” ” O treinamento operacional de TT é extremamente limitado nas unidades de formação da Aviação de Caça e inexistente na primeira linha visto que em nenhuma manobra operacional as Ordens Fragmentárias emitidas exercitam essa modalidade.” “Deve haver… Read more »
Abaixo, algumas frases que considero emblemáticas…
Caro Giordani, acho relevante ressaltar que o contexto destas frases é o Tiro Terrestre (TT). Ñão acho que vale generalizar isto para Tiro Aéreo.
Quem dera se desse pra assistir o video é privado!
helder junior disse:
7 de agosto de 2012 às 10:55
Quem dera se desse pra assistir o video é privado!
Helder,
Com certeza alguém fez cópia do vídeo com a ferramenta Atube…é só questão de tempo…logo ele voltará…mas penso que “alguém” do escalão de cima teve uma acesso de chilique e mandou tirar o vídeo do ar…
“Grifo disse: 7 de agosto de 2012 às 10:34 …acho relevante ressaltar que o contexto destas frases é o Tiro Terrestre (TT). Ñão acho que vale generalizar isto para Tiro Aéreo.” Mas tchê, vede: “A diminuição da eficiência do armamento de cano causada pela retirada de um canhão vai refletir igualmente na capacidade do F-5M em destruir um alvo aéreo com o uso dessa arma. Como padrão de comparação foi estabelecido que para abater um alvo determinado seriam necessários 3 projéteis de 30 mm e de 10 a 15 projéteis de 20 mm. Um piloto de F-5E, às seis horas… Read more »
Giordani, Como escrevi mais acima, o artigo que coloquei o link é de 2006 – a primeira entrega de F-5EM a um esquadrão foi só no ano anterior, e mal começava a experiência com o novo modelo em esquadrões de caça. De seis anos para cá, mais dados a respeito do desempenho do canhão apareceram. O que o Justin Case comentou (há algum tempo, em outra discussão do tipo) é que a precisão aumentou e muito com os novos sistemas instalados, comparado à dupla radar / visor antigos. Assim, teria diminuído a quantidade de tiros fora do alvo por rajada,… Read more »
Nunão,
Parodiando o Chaves: Ah bom, sendo assim, sim… 🙂
Salve Nunão! Tudo OK. Só que, pela chamada para o vídeo, achei que ia ver o lançamento das bombas. Quanto ao tiro de canhão, exatamente pela chamada, achei uma coisa muito chocha, quase sem finalidade, mesmo pq não vislumbrei o alvo. Apenas isso…
Aldo,
O título é só porque o sujeito no início do vídeo falava que iam “sentar a pua”. Mas, realmente, apesar de cenas e manobras bem legais, ficou faltando um pouco mais de “pua”…
De qualquer forma, fica na memória de quem viu, porque já foi bloqueado.
É secreto.
Nos anos noventa fui tirar uma foto da cabine do Mirage e um sargento meteu a mão e gritou:
Não! É secreto!
Bom, isso aconteceu comigo em relação à tela do radar do F-5.
Prezado Guilherme,
Não esqueci do Grumman Duck que você havia perguntado, ele estava no museu, pendurado, tirei uma foto de um F-86 e o Duck aparece logo atrás, pintado de metálico.
Apesar da enormidade dos hangares, falta espaço e muitos aviões estão suspensos.
Amigos, boa noite. Atualmente não é tão fácil esconder que tipo de equipamento está instalado nas aeronaves. Quase tudo está na internet. Um leigo dificilmente poderia identificar coisas novas, mas um profissional pode pescar informações importantes: Há novas caixas de controle que indicam a capacidade de utilizar novas armas ou sensores? Estes estão integrados ao ambiente ou são simplesmente adicionados? Há listas de frequência? Quais as últimas frequências que foram utilizadas? Há sensores ou cabos para HMD? Há equipamentos faltando? Qual a qualidade da manutenção? Há padronização entre as aeronaves? Estão equipadas como se espera, com base nas informações anteriormente… Read more »
Prezado Justin Case, Não gosto de contar histórias pessoais, por reserva ou por receio de parecer vaidade. Porém deixe-me lhe contar uma. Há muito tempo, trabalhei para uma empresa e tive que ir para os EUA a serviço. Chegando lá, um funcionario da empresa que prestava serviços à minha companhia me levava ao hotel quando passamos ao lado de uma base aérea, um Phantom passou rasgando por sobre nossas cabeças, era a primeira vez que eu via um, novinho e empolgado, botei a cabeça para fora e gritei: Caramba! Falei pro cara que era meu sonho ver uma máquina daquelas… Read more »
Roberto, você pode levantou um aspecto importante.
Mostrar capacidade pode ser muito bom para dissuasão. Será que estamos escondendo deficiências?
Abraço,
Justin
Prezado Justin, Dissuasão se faz para certos inimigos e à altura, no caso dos americanos só russos e chineses. A capacidade superior dos americanos é tão grande que é mostrada naturalmente, eu lembro que entrei numa sala onde tinha até as lentes das cameras de reconhecimento e tirei fotos. No caso do Brasil, não creio que seja para esconder deficiência, no meu caso em particular, do Mirage, o sargento era um ignorante que achava que aquele Mirage de 30 anos era a última palavra em superioridade aérea. No Brasil existe a cultura do “mistério” se alguém tem uma informação, não… Read more »