Levantou poeira
Na foto do alto, C-160 Transall da Força Aérea Francesa em pista de terra em algum lugar na África e, nas de baixo, aproximação e pouso uma pista específica: Birao, no Gabão. A aeronave é do esquadrão 2/64 “Anjou”, normalmente operando da Base Aérea 105 de Evreux mas que,desde junho e até este mês de agosto, está desdobrado em Libreville, no país africano. Entre as missões a partir de pistas rudimentares, está o apoio logístico para milhares de soldados das forças francesas no Gabão (FFG), assim como formação tática.
“O meu destacamento em Libreville, no Gabão, em uma equipe C160 Transall começou em junho de 2012 e continua até agosto. No local, estamos integrados com transporte esquadrão 55 “Ushant” realizar tarefas diárias de logística de transporte variados, bem como treinamentos táticos. Com milhares de soldados, as forças francesas no Gabão (FFG) é um reservatório de forças pré-posicionados em África. As FFG são uma força reserva para operações na África que ficam pré-posicionadas no Gabão, prontas para qualquer desdobramento pelo continente.
A pista mostrada abaixo, de terra, tem 1.800 metros de comprimento e não era usada há dois anos por aviões franceses, quando do pouso mostrado também abaixo. Três semanas antes, um outro C-160 havia feito um reconhecimento a baixa altitude sobre a pista, para verificar se estava em condições de uso.
Entre os desafios de operar na pista, está o forte calor, que diminui a potência dos motores e, consequentemente, a relação capacidade de carga / combustível para missões continuadas em bases que ficam a mais de duas horas de voo.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa
Há muito tempo atrás fui passageiro em um voo em Angola em que o avião, um Boeng 727 pousou em uma pista de terra no interior do país. Impossível descrever a situação de pânico com a situação para quem não está acostumado. A valentia daquele avião é impressionante, metade carga e a outra metade passageiros.
Contam os mais antigos e experientes nas aventuras africanas que no período da guerra civil, os aviões de passageiros que chegavam a Luanda, vindos do Brasil ou outros destinos, interceptavam a cidade a uma grande altitude e faziam a aproximação através da descida em círculos para não sair do perímetro protegido contra AA da capital, já que o risco de ser derrubado era grande. A saída da cidade era feita da mesma forma. Por curiosidade, na última vez que estive no país há uns dois anos atrás vi diariamente em Luanda o voo em formação de 4 tucanos. Algumas pessoas… Read more »
As pistas na 1ª foto e nas 2ª e 3ª fotos, são a mesma???
A cor está diferente.
Maurício, como diz o próprio texto:
“Na foto do alto, C-160 Transall da Força Aérea Francesa em pista de terra em algum lugar na África e, nas de baixo, aproximação e pouso uma pista específica: Birao, no Gabão.”
Esta matéria me fez lembrar do KC-390….. seria um excelente lugar para a EMB testar os protótipos do cargueiro….. se pousar e decolar bem nestas condições de pista….. então vai !
Sds.
O problema não é pousar e decolar dessas pistas, mas o desgaste a que as turbinas estarão sujeitas.
Pois a diminuição de seu MTBF, implicarão em maiores gastos c/ manutenção.
Tentar operar um KC-390 nessas condições seria um desastre. O projeto KC-390 da EMBRAER a meu ver apresenta um equívoco em sua concepção que poderá comprometer a sua viabilidade, se não for corrigido. Trata-se do posicionamento das turbinas, que, até agora, aparecem suspensas sob as asas por ‘pods’, como frequentemente é feito nos jatos comerciais. . Essa configuração é incompatível com a proposição de um transporte militar de assalto, pelas seguintes razões: . – As turbinas ficarão extremamente suscetíveis a danos por ingestão de objetos (FOD) nas operações em pistas não preparadas; além da pouca altura em relação à pista,… Read more »
“Trata-se do posicionamento das turbinas, que, até agora, aparecem suspensas sob as asas por ‘pods’, como frequentemente é feito nos jatos comerciais.
.
Essa configuração é incompatível com a proposição de um transporte militar de assalto”
Será mesmo?
*ttp://www.youtube.com/watch?v=1W5WKakoqRM
Se pousou, tem que decolar.
E decolou:
*ttp://www.youtube.com/watch?v=caoGes86Nso&feature=related
(Não sei se é o mesmo lugar).
Lembro-me de um vídeo de um C-17 decolando de pista semelhante….
Este Boeing YC-14 é semelhante ao Antonov An-72.
Sds.
Baschera, o C-17 tem as turbinas em posição bem mais alta que o KC-390.
E um Su-25 Frogfoot? As turbinas são mais altas que um KC-390? ” Su-25 is amazing plane, its unprepared field performance is incredible and overall design simplifies logistics greatly: can use diesel fuel for its jets (not going to last very long, but still better than nothing). can haul fuel pump and some spares in special underwing containers. Sukhoi was fooling with idea to make people pods as well, so that ground crew could have been transported along with aircraft, but for some reason (lack of enthusiasm from the ground crews?) it did not came through it is performance in… Read more »