Com todo o respeito ao pessoal da FAB e aos F-5: esses vetores já deram o que tinham que dar. Já deveriam ter substituído isso tem pelo menos dez anos.
A única coisa interessante por ali é o hangar.
Tadeu Mendes
Visitante
12 anos atrás
O visual esta bonito, devido aos angulos de tomada de cena feitas pelo helicoptero. Mas o tema musical da trilha sonora do filme Top Gun chega a ser ironico. So de pensar que um USS. Ronald Reagan carrega mais jatos de combate, do que toda a Base Aerea de Santa Cruz, da para entristecer. Admiro esses pilotos da FAB, porque eles merecem algo bem melhor do que essa sucatas voadoras. Estive cronometrando o tempo da decolagem dos F-5 e foi 19.91 segundos. Um jato de linha comercial, geralmente leva aproximadamente 30 segundo para decolar. Cronometrei o tempo do SH na… Read more »
Ozawa
Visitante
12 anos atrás
Sob que ‘outra’ perspectiva ? Além das que já sabemos, essa apenas reafirma. Um vídeo pobre, muito pobrezinho mesmo, com todo respeito aos militares que ‘lutam’ com os meios que lhes dão. Sinceramente, um vídeo como esse só serve para um dos muitos dirigentes em Brasília, com polpudos subsídios, mantendo-se na cúpula do poder às custas de bajulações ou acordos escusos ou transmutando-se ideologicamente qual um camaleão, de ‘guerrilheiros’, ‘comunistas’, adeptos da ‘ditadura do proletariado’ à ‘democratas’, ‘defensores das liberdades’, etc…, ou tudo dito anteriormente, sim, aqueles mesmos dirigentes alçados à posições decisórias em assuntos ligados transversalmente ou diretamemente à… Read more »
Ozawa
Visitante
12 anos atrás
Em complemento do meu post anterior, em uma alegoria mais direta, seria o mesmo que as serpentes decidirem o destino das águias…
Nick
Visitante
12 anos atrás
Belas tomadas, ótima trilha musical, mas o ator principal já deveria estar aposentado. No máximo deveria ser um coadjuvante.
[]’s
ricmoriah
Visitante
12 anos atrás
“Alguem saberia me dizer que turbofans usam os F-5EM qual o empuxo das mesmas ???”
são os mesmos do módulo da Operação Cavalo de Tróia…hehe (segundo o major…). são os GE J85 3.500 LBS (5.000 LBS no PC).
ricmoriah
Visitante
12 anos atrás
em relação ao vídeo, gostei. mas concordo que os F5 já deveriam estar bem aposentados e a trilha sonora foi totalmente irônica. enfim…
Vader
Visitante
12 anos atrás
Tadeu Mendes disse: 29 de julho de 2012 às 21:24 “So de pensar que um USS. Ronald Reagan carrega mais jatos de combate, do que toda a Base Aerea de Santa Cruz, da para entristecer.” Tadeu, um porta-aviões Nimitz provavelmente carrega mais aeronaves de combate do que todas as forças aéreas da América do Sul. “Essa diferenca de tempo entre os F-5 e os SH seria decorrente do empuxo gerado pelos tuborfans da GE, no caso do F-18 SH; ou seria por economia de combustivel no caso da FAB???” Tadeu, apenas uma correção, em ambos os casos os motores não… Read more »
Vader
Visitante
12 anos atrás
Quanto ao vídeo: um belo vídeo. E só.
Até a música é velha.
Adriano Bucholz
Visitante
12 anos atrás
Belo video!! Pena que que como já disseram aqui, o “ator” principal já está bem desgastado memo!!!
RA5_Vigilante
Visitante
12 anos atrás
“em ambos os casos os motores não são turbofan´s, e sim jatos “puros” ou, como se diz em inglês, turbojet´s.”
“ricmoriah disse: 30 de julho de 2012 às 0:19 …são os mesmos do módulo da Operação Cavalo de Tróia…hehe (segundo o major…). são os GE J85 3.500 LBS (5.000 LBS no PC).” Foi por isso então que o Berço caiu…hehehehehe… O J85 é jato puro, já o F414 é um Turbofan, beeeem mais potente, economico e bem menos barulhento. “Estive cronometrando o tempo da decolagem dos F-5 e foi 19.91 segundos.” …e isso que o caça está na configuração limpa, pois se estivesse carregado full, usaria toda a pista…uma característica da família F-5, muito “apreciada” no vietnã… No mais, nada… Read more »
Além do avião ser antigo, acho que um tema a ser discutido é a retirada da aviação de caça do Rio de Janeiro.
Os esquadões que lá voam deveriam ser transferidos para outra região do país onde temos mais probabilidade de conflitos. O mesmo vale para a garnde quantidade de quartéis do exército que ainda restam no Rio que há tempos não é mais a capital da República.
O mesmo vale para a garnde quantidade de quartéis do exército que ainda restam no Rio que há tempos não é mais a capital da República.
Caro Apollo
No que diz respeito ao EB, diversas unidades já deixaram o RJ na última década. Muitas foram para a Amazônia.
O “peso” do EB no RJ diminuiu muito.
Gilberto Rezende
Visitante
12 anos atrás
Apollo antes de 2016 NEM A PAU. Tem Copa do Mundo e Olimpíada. Mesmo depois teremos as Usinas Nucleares de Angra (I, II e III ) e uma base-estaleiro de submarinos convencionais/nuclear para proteger. E mais o tráfego aéreo civil vindo da Europa para o Rio de Janeiro e São Paulo. Retirada total não existirá até por TODO o patrimônio e estruturas já disponíveis no Rio de Janeiro que teriam que ser RE-construídas em outro lugar. Certamente a estrutura será redimensionada, mas certamente ficará uma estrutura a ser mantida a ser sediada no Rio de Janeiro. Quanto a vídeo BLZ,… Read more »
Gilberto Rezende escreveu: (…)na compra dos caças de primeira linha e quando finalmente tivemos a oportunidade (Lula II) de uma decisão POLÍTICA a força resolveu OPTAR por não dar apoio (ou se submeter) a decisão política civil.pelo Rafale. Caro Gilberto, qualquer decisão que for tomada será política. Nenhuma força pode “optar” por dar ou não o seu apoio. Isso não existe na democracia. Coube à FAB definir a “short list”. Daí em diante a decisão é política e o ônus dessa decisão é do governo. Se ela ainda não foi tomada, quem tem que se explicar é o Executivo. No… Read more »
Vader
Visitante
12 anos atrás
Com razão o Vigilante: o F-414 é um turbofan low bipass.
Grato pela correção.
Vader
Visitante
12 anos atrás
Sorte da Força que não se dobrou aos desígnios etílicos do “sol da humanidade”. Senão estaria condenada por 30 anos (ou mais) a manter em seus hangares as Jacas francesas.
Mauricio R.
Visitante
12 anos atrás
“ONDE a FAB e o governo civil se entenderam (KC-390) a coisa TAMBÉM está andando…”
Quando o ala estava taxiando e o canopi começou a levantar, morri de medo só em pensar que ele fosse sair voando.
champs
Visitante
12 anos atrás
Apollo escreveu:
“Além do avião ser antigo, acho que um tema a ser discutido é a retirada da aviação de caça do Rio de Janeiro.”
A retirada total acho que não, pois protege o coração industrial e econômico do país, mas não vejo necessidade de 3 esquadrões em Santa Cruz.
Natal perdeu o seu esquadrão de caça para Manuas deixando o Nordeste(Cindacta III) sem defesa aérea enquanto o Rio tem o 1º GAvCa com dois esquadrões que realizam a mesma missão.
Vader
Visitante
12 anos atrás
Guilherme Poggio disse: 30 de julho de 2012 às 17:48 “Se o F-X2 ainda não foi escolhido não é a FAB que perde (ou “chupa o dedo” como você se referiu), é o Brasil.” O que a “tchurmitcha” não consegue botar no bestunto é que o salário dos militares da FAB cai do mesmo jeitinho na conta. São todos concursados, estáveis no serviço público, com direito (cláusula pétrea constitucional) adquirido, e a menos que se mandem pra iniciativa privada, jogando no lixo milhões de reais de investimento público na formação deles, vão continuar lá por mais 30 e tantos anos,… Read more »
Optimus
Visitante
12 anos atrás
kkkkkkkk… A FAB teve a “ousadia” de não acatar os desejos de sua sapiência etílica “o rei-sol” e que se vire com as sucatas voadoras – Ainda bem que a MB baixou a cabeça e agora está uma maravilha: Duas Frotas, Dezenas de destroyers novíssimos, escoltas em estado de arte, operacionalidade full e UM Submarino Nuclear que plantará o horror no corações dos malditos yankees – Senão fosse isso estaria com uma frota sucateada e apodrecendo no cais e com operacionalidade e a capacidade de combate altamente comprometida, incêndios, acidentes, causando inclusive a morte de seus membros por má manutenção,… Read more »
Com todo o respeito ao pessoal da FAB e aos F-5: esses vetores já deram o que tinham que dar. Já deveriam ter substituído isso tem pelo menos dez anos.
A única coisa interessante por ali é o hangar.
O visual esta bonito, devido aos angulos de tomada de cena feitas pelo helicoptero. Mas o tema musical da trilha sonora do filme Top Gun chega a ser ironico. So de pensar que um USS. Ronald Reagan carrega mais jatos de combate, do que toda a Base Aerea de Santa Cruz, da para entristecer. Admiro esses pilotos da FAB, porque eles merecem algo bem melhor do que essa sucatas voadoras. Estive cronometrando o tempo da decolagem dos F-5 e foi 19.91 segundos. Um jato de linha comercial, geralmente leva aproximadamente 30 segundo para decolar. Cronometrei o tempo do SH na… Read more »
Sob que ‘outra’ perspectiva ? Além das que já sabemos, essa apenas reafirma. Um vídeo pobre, muito pobrezinho mesmo, com todo respeito aos militares que ‘lutam’ com os meios que lhes dão. Sinceramente, um vídeo como esse só serve para um dos muitos dirigentes em Brasília, com polpudos subsídios, mantendo-se na cúpula do poder às custas de bajulações ou acordos escusos ou transmutando-se ideologicamente qual um camaleão, de ‘guerrilheiros’, ‘comunistas’, adeptos da ‘ditadura do proletariado’ à ‘democratas’, ‘defensores das liberdades’, etc…, ou tudo dito anteriormente, sim, aqueles mesmos dirigentes alçados à posições decisórias em assuntos ligados transversalmente ou diretamemente à… Read more »
Em complemento do meu post anterior, em uma alegoria mais direta, seria o mesmo que as serpentes decidirem o destino das águias…
Belas tomadas, ótima trilha musical, mas o ator principal já deveria estar aposentado. No máximo deveria ser um coadjuvante.
[]’s
“Alguem saberia me dizer que turbofans usam os F-5EM qual o empuxo das mesmas ???”
são os mesmos do módulo da Operação Cavalo de Tróia…hehe (segundo o major…). são os GE J85 3.500 LBS (5.000 LBS no PC).
em relação ao vídeo, gostei. mas concordo que os F5 já deveriam estar bem aposentados e a trilha sonora foi totalmente irônica. enfim…
Tadeu Mendes disse: 29 de julho de 2012 às 21:24 “So de pensar que um USS. Ronald Reagan carrega mais jatos de combate, do que toda a Base Aerea de Santa Cruz, da para entristecer.” Tadeu, um porta-aviões Nimitz provavelmente carrega mais aeronaves de combate do que todas as forças aéreas da América do Sul. “Essa diferenca de tempo entre os F-5 e os SH seria decorrente do empuxo gerado pelos tuborfans da GE, no caso do F-18 SH; ou seria por economia de combustivel no caso da FAB???” Tadeu, apenas uma correção, em ambos os casos os motores não… Read more »
Quanto ao vídeo: um belo vídeo. E só.
Até a música é velha.
Belo video!! Pena que que como já disseram aqui, o “ator” principal já está bem desgastado memo!!!
“em ambos os casos os motores não são turbofan´s, e sim jatos “puros” ou, como se diz em inglês, turbojet´s.”
Errado. Os motores do SH são turbofans:
*ttp://www.geaviation.com/engines/military/f414/
“ricmoriah disse: 30 de julho de 2012 às 0:19 …são os mesmos do módulo da Operação Cavalo de Tróia…hehe (segundo o major…). são os GE J85 3.500 LBS (5.000 LBS no PC).” Foi por isso então que o Berço caiu…hehehehehe… O J85 é jato puro, já o F414 é um Turbofan, beeeem mais potente, economico e bem menos barulhento. “Estive cronometrando o tempo da decolagem dos F-5 e foi 19.91 segundos.” …e isso que o caça está na configuração limpa, pois se estivesse carregado full, usaria toda a pista…uma característica da família F-5, muito “apreciada” no vietnã… No mais, nada… Read more »
Além do avião ser antigo, acho que um tema a ser discutido é a retirada da aviação de caça do Rio de Janeiro.
Os esquadões que lá voam deveriam ser transferidos para outra região do país onde temos mais probabilidade de conflitos. O mesmo vale para a garnde quantidade de quartéis do exército que ainda restam no Rio que há tempos não é mais a capital da República.
Apollo escreveu:
O mesmo vale para a garnde quantidade de quartéis do exército que ainda restam no Rio que há tempos não é mais a capital da República.
Caro Apollo
No que diz respeito ao EB, diversas unidades já deixaram o RJ na última década. Muitas foram para a Amazônia.
O “peso” do EB no RJ diminuiu muito.
Apollo antes de 2016 NEM A PAU. Tem Copa do Mundo e Olimpíada. Mesmo depois teremos as Usinas Nucleares de Angra (I, II e III ) e uma base-estaleiro de submarinos convencionais/nuclear para proteger. E mais o tráfego aéreo civil vindo da Europa para o Rio de Janeiro e São Paulo. Retirada total não existirá até por TODO o patrimônio e estruturas já disponíveis no Rio de Janeiro que teriam que ser RE-construídas em outro lugar. Certamente a estrutura será redimensionada, mas certamente ficará uma estrutura a ser mantida a ser sediada no Rio de Janeiro. Quanto a vídeo BLZ,… Read more »
Gilberto Rezende escreveu: (…)na compra dos caças de primeira linha e quando finalmente tivemos a oportunidade (Lula II) de uma decisão POLÍTICA a força resolveu OPTAR por não dar apoio (ou se submeter) a decisão política civil.pelo Rafale. Caro Gilberto, qualquer decisão que for tomada será política. Nenhuma força pode “optar” por dar ou não o seu apoio. Isso não existe na democracia. Coube à FAB definir a “short list”. Daí em diante a decisão é política e o ônus dessa decisão é do governo. Se ela ainda não foi tomada, quem tem que se explicar é o Executivo. No… Read more »
Com razão o Vigilante: o F-414 é um turbofan low bipass.
Grato pela correção.
Sorte da Força que não se dobrou aos desígnios etílicos do “sol da humanidade”. Senão estaria condenada por 30 anos (ou mais) a manter em seus hangares as Jacas francesas.
“ONDE a FAB e o governo civil se entenderam (KC-390) a coisa TAMBÉM está andando…”
Prá onde???
Este vídeo, chegou 30 anos atrasado…..
Quando o ala estava taxiando e o canopi começou a levantar, morri de medo só em pensar que ele fosse sair voando.
Apollo escreveu:
“Além do avião ser antigo, acho que um tema a ser discutido é a retirada da aviação de caça do Rio de Janeiro.”
A retirada total acho que não, pois protege o coração industrial e econômico do país, mas não vejo necessidade de 3 esquadrões em Santa Cruz.
Natal perdeu o seu esquadrão de caça para Manuas deixando o Nordeste(Cindacta III) sem defesa aérea enquanto o Rio tem o 1º GAvCa com dois esquadrões que realizam a mesma missão.
Guilherme Poggio disse: 30 de julho de 2012 às 17:48 “Se o F-X2 ainda não foi escolhido não é a FAB que perde (ou “chupa o dedo” como você se referiu), é o Brasil.” O que a “tchurmitcha” não consegue botar no bestunto é que o salário dos militares da FAB cai do mesmo jeitinho na conta. São todos concursados, estáveis no serviço público, com direito (cláusula pétrea constitucional) adquirido, e a menos que se mandem pra iniciativa privada, jogando no lixo milhões de reais de investimento público na formação deles, vão continuar lá por mais 30 e tantos anos,… Read more »
kkkkkkkk… A FAB teve a “ousadia” de não acatar os desejos de sua sapiência etílica “o rei-sol” e que se vire com as sucatas voadoras – Ainda bem que a MB baixou a cabeça e agora está uma maravilha: Duas Frotas, Dezenas de destroyers novíssimos, escoltas em estado de arte, operacionalidade full e UM Submarino Nuclear que plantará o horror no corações dos malditos yankees – Senão fosse isso estaria com uma frota sucateada e apodrecendo no cais e com operacionalidade e a capacidade de combate altamente comprometida, incêndios, acidentes, causando inclusive a morte de seus membros por má manutenção,… Read more »
[…] Os F-5M da Base Aérea de Santa Cruz, vistos de outra perspectiva […]