Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013

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Demonstrador, designado como 39-7, tornou-se efetivamente a plataforma de testes de aviônicos do Gripen E/F

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Segundo matéria do site AIN Online, a Saab levou seu Gripen de nova geração à recente feira internacional de Farnborough, na Inglaterra, não como um demonstrador de novas tecnologias em potencial. Isso já foi feito antes. Desta vez, a aeronave foi como um protótipo de sistemas para o planejado Gripen NG de produção, ou o Gripen E/F, como é também conhecido.

Designado como 39-7, o Gripen biposto tem novos aviônicos e novo painel instalado, e logo antes de chegar ao evento recebeu o radar AESA (varredura eletrônica ativa) Selex Galileo ES-05 Raven, em seu padrão completo, com o reposicionador da antena. Assim, o 39-7 tornou-se a plataforma de testes de aviônicos do Gripen E/F.

Para o final do ano que vem, a Saab tem planejado o primeiro voo de um protótipo completo do Gripen E/F, que receberá a designação 39-8. Será uma aeronave construída nova, dentro do padrão modernizado. Apesar da configuração final do Gripen E/F ainda estar para ser decidida, os principais elementos já foram selecionados: o jato terá um motor General Electric F414, possivelmente da versão EPE mais potente, uma fuselagem maior, com mais capacidade de combustível, e pilones de armamentos adicionais.

Após a entrega do radar Raven, as instalações da Selex Galileo de Nerviano deverão entregar, no final de 2012, o primeiro sistema Skyward G de busca e acompanhamento infravermelho. O sistema também deverá ser instalado no 39-7 para testes programados para o início do ano que vem. Segundo a reportagem do AIN Online, o Skyward G dá ao Gripen E/F uma sofisticada capacidade de acompanhamento de alvos múltiplos, podendo lidar com 200 alvos. Sua capacidade de varredura combina com a do radar, em azimute, e o sistema pode ser usado também para imageamento dos alvos e como um auxílio ao voo, produzindo uma imagem móvel no visor montado no capacete.

Um sistema desenvolvido para o Gripen E/F e que já foi testado em terra é o identificador amigo-inimigo (IFF) avançado SIT426, desenvolvido pela Selex Galileo. Porém, sua incorporação a uma célula de Gripen só deverá ocorrer no JAS 39E/F de início de produção, programado para voar em dezembro de 2014. Como se trata de um sistema separado do radar, ele não afeta o desenvolvimento do programa, na medida em que os testes em terra cumpriram a maior parte dos requerimentos do programa IFF.

Alinhamento sueco-suíço

A Suécia comprometeu-se com o JAS 39E/F, com pedidos que deverão compreender entre 60 e 80 aeronaves. Ainda há um processo político a ser seguido, mas o planejamento é que gradualmente as novas aeronaves substituam a frota existente das versões C/D, o que está programado para o período 2020 – 2030. É provável que todos sejam da versão monoposta JAS 39E.

Já o requerimento suíço é para 22 jatos, que deverão substituir o Northrop F-5. O processo político envolve a ratificação por parte das duas câmaras do Parlamento Suíço, e deverá também incluir um referendo público. Espera-se que esses processos sejam concluídos em 2014.

A Saab prometeu entregar o primeiro Gripen E/F quatro anos após a assinatura do contrato, mas não abandonou a possibilidade de acelerar esse desenvolvimento se algum cliente solicitar uma entrega antecipada. A Suécia e a Suíça já alinharam seus requerimentos para a produção de uma aeronave numa configuração básica comum, e esperam que a capacidade de operação inicial (IOC) seja atingida em 2018.

As aeronaves Gripen NG deverão, segundo a reportagem, ser construídas novas de fábrica, embora alguns elementos dos JAS 39C/D existentes sejam reutilizados, especialmente as asas. A AIN Online informou que isso seria possível devido ao projeto do Gripen E/F, que alarga a fuselagem para conseguir uma área de sustentação maior ao invés de alargar a área das asas.

Versão C/D continua a ser ofertada ao mercado

Nesse meio-tempo, a Saab continua a comercializar o atual Gripen C/D, destacando seu bom desempenho e o baixo custo de sua hora de voo, além de apoiar clientes atuais. A Hungria recentemente renovou seu “leasing” do Gripen para 2026, e negociações estão em andamento na República Tcheca para o mesmo fim. A Tailândia deverá receber seu segundo lote de seis caças no próximo ano, e a maior parte deles já está voando na Suécia.

A África do Sul deverá receber seus últimos jatos nos próximos meses, e no início do ano começaram as operações com o pod de reconhecimento DJRO (digital joint reconnaissance pod) da Thales. Oficialmente, todos os caças já foram entregues, mas quatro permaneceram na Suécia para que a África do Sul pudesse participar do exercício “Lion Effort” , que em maio reuniu operadores do Gripen na base sueca de Ronneby.

Quanto a novas oportunidades de vendas, o Brasil é a mais óbvia das que a Saab vem perseguindo. Se ganhar essa disputa com o Rafale e o F-18, é possível que outras oportunidades se abram na América Latina. Do outro lado do mundo, é possível que a Tailândia encomende um terceiro lote, enquanto na Malásia o Gripen pode ser um substituto para os russos MiG-29. Outras possibilidades no Extremo Oriente estão nas Filipinas, Indonésia e Vietnã. É possível, também, que países do leste europeu abram novas competições de caças.

Sea Gripen

O escritório da Saab no Reino Unido continua a realizar o trabalho conceitual numa versão do caça capaz de operar em porta-aviões, o Sea Gripen. Os alvos são Índia e Brasil. O trabalho para redução do risco do Sea Gripen deverão continuar até o ponto de um conceito de avaliação, quando se deverá “estacionar” esse desenvolvimento, segundo uma autoridade da Saab, aguardando novos desenvolvimentos.

FONTE: AIN Online (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

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Augusto

Segundo o porta-voz do Pentágono, está definitivamente resolvido o problema dos F-22: http://www.bloomberg.com/news/2012-07-24/oxygen-problem-with-f-22-now-solved-pentagon-s-little-says.html

Augusto

Sobre o Gripen… é muita idiotice o Brasil perder uma chance dessas.

Vader

Data marcada para acabarem-se os argumentos da corja rafalítica.

Nick

Mais uma oportunidade perdida para lamentar daqui 20 anos.

[]’s

champs

Com esta configuração que o Gripen E/F esta projetando seria um excelente caça para a FAB, mas como único caça padrão nos próximos 30 anos acho pouco, Rafale e SH são melhores nestas condições, agora num HI-Low ele é imbatível.
.
Meu sonho de consumo até 2025:
72 Gripens E/F operando no litoral [Canoas(2), Santa Cruz(2) e Natal(1)]
32 Su-35S ou SH E/F operando no continente [Anapólis(1) e Manaus(1)]
16 PAK-FA ou F-35 dissuasores [Anápolis(1)]
.
(quant. de esquadrões)

champs

Coerente seu raciocínio Nunão, complementando minha projeção no comentário anterior ao seu raciocínio: . – O A-1 não voltaria para a 1ª linha, passaria para a conversão e seria substituído pelo SU-35S ou SH E/F que tem uma capacidade de ataque infinitamente superior com a vantagem de ser multifuncional. – O F-5 seria substituído pelo Gripen NG como caça tático. – A 5ª geração, mesmo em pequena quantidade, seria uma forma de manter a Força Aérea atualizada na guerra aérea moderna. . Do jeito que somos lentos pra tomar uma decisão é capaz que a 5ª geração só chegue aqui… Read more »

DrCockroach

E a pobre Suica fez uma bela escolha considerando custo-beneficio; lembrei de materia recente da Forbes de que, no mundo, os recem graduados na Suica sao os que podem esperar o salario mais alto…

http://www.forbes.com/sites/meghancasserly/2012/07/13/who-are-the-worlds-most-expensive-employees/

[]s!

[…] Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013 […]

Nautilus

Para aqueles que diziam que o Gripen NG não tinha “nem um protótipo”, que o avIão não existia, etc. Está aí a resposta. Além disso, esses “especialistas” esqueciam do fato de o F-5E, que atendeu e continua atendendo muito bem nossa FAB, devidamente modernizado, também nunca teve um protótipo, tendo sido desenvolvido a partir de um avião pré-existente, o F-5A. Exatamente como aconteceu com o Gripen E/F. Espero que o Governo se decida por esta fantástica aeronave de combate. Sobre o número ideal de F-X2 a ser adquirido, fala-se em um ideal de 79 aeronaves, prevendo a taxa de atrito… Read more »