Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013
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Demonstrador, designado como 39-7, tornou-se efetivamente a plataforma de testes de aviônicos do Gripen E/F
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Segundo matéria do site AIN Online, a Saab levou seu Gripen de nova geração à recente feira internacional de Farnborough, na Inglaterra, não como um demonstrador de novas tecnologias em potencial. Isso já foi feito antes. Desta vez, a aeronave foi como um protótipo de sistemas para o planejado Gripen NG de produção, ou o Gripen E/F, como é também conhecido.
Designado como 39-7, o Gripen biposto tem novos aviônicos e novo painel instalado, e logo antes de chegar ao evento recebeu o radar AESA (varredura eletrônica ativa) Selex Galileo ES-05 Raven, em seu padrão completo, com o reposicionador da antena. Assim, o 39-7 tornou-se a plataforma de testes de aviônicos do Gripen E/F.
Para o final do ano que vem, a Saab tem planejado o primeiro voo de um protótipo completo do Gripen E/F, que receberá a designação 39-8. Será uma aeronave construída nova, dentro do padrão modernizado. Apesar da configuração final do Gripen E/F ainda estar para ser decidida, os principais elementos já foram selecionados: o jato terá um motor General Electric F414, possivelmente da versão EPE mais potente, uma fuselagem maior, com mais capacidade de combustível, e pilones de armamentos adicionais.
Após a entrega do radar Raven, as instalações da Selex Galileo de Nerviano deverão entregar, no final de 2012, o primeiro sistema Skyward G de busca e acompanhamento infravermelho. O sistema também deverá ser instalado no 39-7 para testes programados para o início do ano que vem. Segundo a reportagem do AIN Online, o Skyward G dá ao Gripen E/F uma sofisticada capacidade de acompanhamento de alvos múltiplos, podendo lidar com 200 alvos. Sua capacidade de varredura combina com a do radar, em azimute, e o sistema pode ser usado também para imageamento dos alvos e como um auxílio ao voo, produzindo uma imagem móvel no visor montado no capacete.
Um sistema desenvolvido para o Gripen E/F e que já foi testado em terra é o identificador amigo-inimigo (IFF) avançado SIT426, desenvolvido pela Selex Galileo. Porém, sua incorporação a uma célula de Gripen só deverá ocorrer no JAS 39E/F de início de produção, programado para voar em dezembro de 2014. Como se trata de um sistema separado do radar, ele não afeta o desenvolvimento do programa, na medida em que os testes em terra cumpriram a maior parte dos requerimentos do programa IFF.
Alinhamento sueco-suíço
A Suécia comprometeu-se com o JAS 39E/F, com pedidos que deverão compreender entre 60 e 80 aeronaves. Ainda há um processo político a ser seguido, mas o planejamento é que gradualmente as novas aeronaves substituam a frota existente das versões C/D, o que está programado para o período 2020 – 2030. É provável que todos sejam da versão monoposta JAS 39E.
Já o requerimento suíço é para 22 jatos, que deverão substituir o Northrop F-5. O processo político envolve a ratificação por parte das duas câmaras do Parlamento Suíço, e deverá também incluir um referendo público. Espera-se que esses processos sejam concluídos em 2014.
A Saab prometeu entregar o primeiro Gripen E/F quatro anos após a assinatura do contrato, mas não abandonou a possibilidade de acelerar esse desenvolvimento se algum cliente solicitar uma entrega antecipada. A Suécia e a Suíça já alinharam seus requerimentos para a produção de uma aeronave numa configuração básica comum, e esperam que a capacidade de operação inicial (IOC) seja atingida em 2018.
As aeronaves Gripen NG deverão, segundo a reportagem, ser construídas novas de fábrica, embora alguns elementos dos JAS 39C/D existentes sejam reutilizados, especialmente as asas. A AIN Online informou que isso seria possível devido ao projeto do Gripen E/F, que alarga a fuselagem para conseguir uma área de sustentação maior ao invés de alargar a área das asas.
Versão C/D continua a ser ofertada ao mercado
Nesse meio-tempo, a Saab continua a comercializar o atual Gripen C/D, destacando seu bom desempenho e o baixo custo de sua hora de voo, além de apoiar clientes atuais. A Hungria recentemente renovou seu “leasing” do Gripen para 2026, e negociações estão em andamento na República Tcheca para o mesmo fim. A Tailândia deverá receber seu segundo lote de seis caças no próximo ano, e a maior parte deles já está voando na Suécia.
A África do Sul deverá receber seus últimos jatos nos próximos meses, e no início do ano começaram as operações com o pod de reconhecimento DJRO (digital joint reconnaissance pod) da Thales. Oficialmente, todos os caças já foram entregues, mas quatro permaneceram na Suécia para que a África do Sul pudesse participar do exercício “Lion Effort” , que em maio reuniu operadores do Gripen na base sueca de Ronneby.
Quanto a novas oportunidades de vendas, o Brasil é a mais óbvia das que a Saab vem perseguindo. Se ganhar essa disputa com o Rafale e o F-18, é possível que outras oportunidades se abram na América Latina. Do outro lado do mundo, é possível que a Tailândia encomende um terceiro lote, enquanto na Malásia o Gripen pode ser um substituto para os russos MiG-29. Outras possibilidades no Extremo Oriente estão nas Filipinas, Indonésia e Vietnã. É possível, também, que países do leste europeu abram novas competições de caças.
Sea Gripen
O escritório da Saab no Reino Unido continua a realizar o trabalho conceitual numa versão do caça capaz de operar em porta-aviões, o Sea Gripen. Os alvos são Índia e Brasil. O trabalho para redução do risco do Sea Gripen deverão continuar até o ponto de um conceito de avaliação, quando se deverá “estacionar” esse desenvolvimento, segundo uma autoridade da Saab, aguardando novos desenvolvimentos.
FONTE: AIN Online (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
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Segundo o porta-voz do Pentágono, está definitivamente resolvido o problema dos F-22: http://www.bloomberg.com/news/2012-07-24/oxygen-problem-with-f-22-now-solved-pentagon-s-little-says.html
Sobre o Gripen… é muita idiotice o Brasil perder uma chance dessas.
Data marcada para acabarem-se os argumentos da corja rafalítica.
Mais uma oportunidade perdida para lamentar daqui 20 anos.
[]’s
Com esta configuração que o Gripen E/F esta projetando seria um excelente caça para a FAB, mas como único caça padrão nos próximos 30 anos acho pouco, Rafale e SH são melhores nestas condições, agora num HI-Low ele é imbatível.
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Meu sonho de consumo até 2025:
72 Gripens E/F operando no litoral [Canoas(2), Santa Cruz(2) e Natal(1)]
32 Su-35S ou SH E/F operando no continente [Anapólis(1) e Manaus(1)]
16 PAK-FA ou F-35 dissuasores [Anápolis(1)]
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(quant. de esquadrões)
Champs, complementando seu comentário: Independentemente do escolhido para o F-X2, a tendência bem clara é que, daqui a 15 anos, os caças de 4,5 geração acabem formando o “low” do “hi-low” mix das forças aéreas do mundo que estão desenvolvendo a quinta geração, ou de coalizões de forças aéreas com eles equipados com outras que tenham a quinta geração. Ainda assim, há forças aéreas respeitáveis que terão só caças de 4,5 geração formando sua aviação de caça, caso da França e da Suécia, por exemplo. Mas isso não quer dizer que a quinta geração seja a “proteção” da 4,5. Há… Read more »
Basicamente, essa matéria completa as informações corrigidas que o Poder Aéreo pegou junto à Saab em maio (após termos divulgado uma matéria com informação incorreta). Em maio, o que faltava era uma definição sobre o voo do 39-8: “Segundo Wilkinson, o demonstrador da nova geração do Gripen participou de duas fases de demonstração, a primeira envolvendo principalmente o novo tanque de combustível interno combinado ao reposicionamento do trem de pouso, e a segunda fase relativa aos novos sistemas de radar, SATCOM (comunicação por satélite) e RWR (receptor de alerta radar). A fase de demonstração foi finalizada e a aeronave, que… Read more »
Coerente seu raciocínio Nunão, complementando minha projeção no comentário anterior ao seu raciocínio: . – O A-1 não voltaria para a 1ª linha, passaria para a conversão e seria substituído pelo SU-35S ou SH E/F que tem uma capacidade de ataque infinitamente superior com a vantagem de ser multifuncional. – O F-5 seria substituído pelo Gripen NG como caça tático. – A 5ª geração, mesmo em pequena quantidade, seria uma forma de manter a Força Aérea atualizada na guerra aérea moderna. . Do jeito que somos lentos pra tomar uma decisão é capaz que a 5ª geração só chegue aqui… Read more »
E a pobre Suica fez uma bela escolha considerando custo-beneficio; lembrei de materia recente da Forbes de que, no mundo, os recem graduados na Suica sao os que podem esperar o salario mais alto…
http://www.forbes.com/sites/meghancasserly/2012/07/13/who-are-the-worlds-most-expensive-employees/
[]s!
[…] Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013 […]
Para aqueles que diziam que o Gripen NG não tinha “nem um protótipo”, que o avIão não existia, etc. Está aí a resposta. Além disso, esses “especialistas” esqueciam do fato de o F-5E, que atendeu e continua atendendo muito bem nossa FAB, devidamente modernizado, também nunca teve um protótipo, tendo sido desenvolvido a partir de um avião pré-existente, o F-5A. Exatamente como aconteceu com o Gripen E/F. Espero que o Governo se decida por esta fantástica aeronave de combate. Sobre o número ideal de F-X2 a ser adquirido, fala-se em um ideal de 79 aeronaves, prevendo a taxa de atrito… Read more »