A Alenia e a ATK apresentaram a versão multimissão MC-27J do cargueiro C-27J Spartan, também capaz de ser artilhado. O MC-27J será equipado com sensores e armas em “palets”, podendo ser reconfigurado para apoiar operações especiais. O palet com um canhão GAU-23 de 30mm e 2 mil tiros pode ser instalado em 4 horas. A Alenia e a ATK estimam um mercado para 50 MC-27J nos próximos 20 anos.

Já a a Airbus e a MBDA iniciaram testes do míssil antinavio Marte MK2/S na versão de patrulha marítima do cargueiro C-295, como já foi mostrado aqui (clique para acessar matéria).

As notícias acima, junto com outros projetos recentes como o Harverst Hawk do USMC, o MC-130J da USAF, a proposta do Sea Hercules da Lockheed Martin e uma versão artilhada do C-295, sugerem que a Embraer deveria pensar numa versão multifuncional do seu cargueiro KC-390. O projeto poderia considerar desde o início a capacidade de receber sensores e armas paletizados para realizar outras missões além das originalmente previstas.

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joseboscojr

GAU-23 = Mk44
Mudando de pato pra ganso, aquela cadeira de praia vai virar picadinho.

Ivan

Há um texto interessante no link abaixo:

http://sistemasdearmas.com.br/ca/macx04ac.html

Sds,
Ivan.

Ivan

Mas a Airbus Military também vem trabalhando em versões do CN-235 e C-295. O CN-235 inclusive já foi encomendado pela Jordânia, conforme o AEREO (por G-LOC) de 12 de junho passado: O Gunship da Jordânia “A aeronave será chamada de ACN-235-300 e será equipada com dois canhões M61A1 Vulcan de 20 mm na fuselagem dianteira esquerda e outra arma no lado direito. Um radar AN/APQ-180 também será instalado no lado direito da fuselagem a frente dos canhões. A aeronave terá um sistema de vigilância e sistemas de autoproteção. Um container no compartimento de carga levará quatro ou cinco operadores de… Read more »

Ivan

Outro link interessante sobre Canhoneiras Aéreas da Airbus Military:

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=132

Sds,
Ivan.

G-LOC

Essa estimativa de 50 MC-27J me faz pensar em quantos MC-390 poderiam ser vendidos a mais se já for pensado com esta capacidade:
– cabides nas asas e fuselagem para receber sensores e armas
– sistemas defensivos também podem ser instalados em casulos
– radar já com capacidade de realizar patrulha marítima e modos SAR
– já com capacidade de virar REVO

Lembrei dos casulos Vigilance da Lockheed, com radar do F-16 block 60 ou F-35, que podem ser usados para missões AWACS. Também podem ser usados para vigilância terrestres como o R-99 com modos SAR/ISAR.

Ivan
Mauricio R.

Mas o grande problema do ac de transporte/reabastecimento da Embraer, é que apesar da megalomania dos press releases, divulgados até o momento, o mesmo não emplacou no mercado.
E assim o desenvolvímento de versões especiais, comprometido.

G-LOC

Eu não vi nada de megalomaniaco na divulgação do KC-390. Esse assunto poderia ser mais detalhado.

Também poderia indicar o que significa emplacar no mercado para discussão pois já são 60 encomendas.

A Alenia estima 50 MC-27J em 20 anos e a Embraer pode pegar parte desse mercado com o MC-390. Então o KC-390 vira ABEHKMPSC-390.

Imagino que a colômbia se interessaria e ajudaria pois já tem experiência com os seus AC-47.

Mauricio R.

G-LOC, Vc não viu nada de megalomaníaco nos press releases a respeito do KC-390, pq vc não quis, esse problema é seu, pq vc não vê ou não os aceita; então não está ocorrendo??? Presta mais atenção ao mercado e vc verá que os números insistentemente veículados, inclusive na Farn 2012; são absolutamente irreais. Não há em nenhum momento, nem em sonho, 60 unidades vendidas, isso tb é outra mentira cabeluda, vendidos somente os 2 protótipos. Ninguém mais assinou contratos, tornanado as 58 intenções de compra existentes, negócios firmes e concretos. Qnto ao que a Alenia estima vender, vai pensando… Read more »

G-LOC

Mauricio,
Eu não tenho que ver nada. Vc afirmou e tem que mostrar.

Seu conceito de intenção de compras é falácia lógica. Não prova que vendeu, mas também não prova que não vendeu. O histórico de outros projetos mostram que a regra é a intenção de compras virar encomenda real. O mais provável é que as intenções aumentem e as encomendas também. Os cancelamentos estão mais relacionados com problemas econômicos dos países que querem comprar do que da aeronave ou do mercado.

Mauricio R.

G-LOC,

Minha lógica não tem nada de falácia, somente pq eu não babo ovo pela Embraer e por seus projetos, não que dizer absolutamente que eu esteja errado.
Mto pelo contrário.
Claramente o que a Embraer tem, não são vendas firmes, é só comparar c/ o próprio C-130J, o A-320NEO, o B-737MAX, o A-350.
Aliás o A-350 serve mto bem, como case do que se passa c/ o KC-390, no mercado, vá lá, leia e entenda; se quiser.

Mauricio R.

Qnto a megalomania da Embraer e seu KC 390:

“Embraer forecasts a market for 700 KC-390s up to 2025, worth around $50 billion.”

“We have identified more than 2,000 old aircraft in this segment,” says Carlos. “Most of these are [Lockheed] C-130s and they need to be replaced in the next 10 years. There is no doubt about it.”

“Letters of intent covering a total of 60 aircraft have been secured from Brazil (28), Colombia (12), Argentina (6), Chile (6), Portugal (6) and the Czech Republic (2).”

(http://www.flightglobal.com/news/articles/farnborough-kc-390-grows-in-importance-for-embraer-defense-373952/)

G-LOC

Maurício, quem está acusando aqui é vc. Uma explicação lógica tinha que ter um fundamento do tipo “uma aeronave da classe tal tem que ter x de encomendas ou intenção de compras em um período de tempo para ser considerado sucesso”. Sua comparação é com aeronaves já em produção ou aeronaves comerciais que tem mercado garantido. Falta outros exemplos de projetos de cargueiros como o IL-416, AN-70, outros jatos russos e chineses. Se for para comparar com jatos civis então coloca a série de jatos regionais no meio. A ninguém nunca reclamou que a Embraer errou nas suas previsões de… Read more »

Mauricio R.

G-LOC disse: 14 de julho de 2012 às 10:06 “Essa estimativa de 50 MC-27J me faz pensar em quantos MC-390 poderiam ser vendidos a mais se já for pensado com esta capacidade: – cabides nas asas e fuselagem para receber sensores e armas – sistemas defensivos também podem ser instalados em casulos – radar já com capacidade de realizar patrulha marítima e modos SAR – já com capacidade de virar REVO” Vc usou da estimativa da Alenia, p/ ilações sem base alguma, além de futurologia e babação de ovo, mas é a minha lógica que é falaciosa??? G-LOC disse: 14… Read more »

G-LOC

“Vc usou da estimativa da Alenia, p/ ilações sem base alguma, além de futurologia e babação de ovo, mas é a minha lógica que é falaciosa???” SIm. Estou usando a estimativa da Alenia pois é a única que tenho disponíveis. Algum fundamento tem e não tenho como provar que está errado. Tem uma fundamentação em fonte secundária. Fonte primária é eu mesmo fazer o estudo. Estão gastando alguns milhões no projeto sem saber no que vai dar? Área de informática é pior ainda. Diluem os investimentos em vários projetos sabendo que a maioria vai dar errado, mas os que dão… Read more »

Mauricio R.

“Algum fundamento tem e não tenho como provar que está errado.” Chegou aonde eu queria, o restante é enrolação. “A prática comum que vc descreveu viram compras reais na grande maioria da vezes. ” A maioria das vezes não quer dizer sempre, os britânicos iriam comprar 25 A-400M, vão comprar 22; os alemães diziam que iriam comprar 60 A-400M, agora vão adquirir 53 e transformaram 7 em opções. “Vc está sugestionando que isso é uma má prática? Cita a boa prática então.” Não, eu não estou sugerindo nada de mau ou errado. Somente que sendo a maneira como o mercado… Read more »

G-LOC

“Chegou aonde eu queria, o restante é enrolação.” Enrolação é a sua. Eu tenho uma premissa e vc ainda não mostrou que é falsa. Reli seus posts e não vi vc provando que é falso. Quem acusa é que tem que provar. E ainda usou a acusação vazia para me acusar de babação de ovo. “A maioria das vezes não quer dizer sempre, os britânicos iriam comprar 25 A-400M, vão comprar 22; os alemães diziam que iriam comprar 60 A-400M, agora vão adquirir 53 e transformaram 7 em opções.” Agora estamos mudando de assunto pois no post inicial era sobre… Read more »