Gripen Demo com radar AESA na Farnborough 2012
O Saab Gripen Demo está no Reino Unido equipado com o novo radar AESA, a tecnologia que representa a chave do sucesso da empresa sueca em oferecer o caça para a Força Aérea Suíça. Instalado no centro da Saab em Linköping em 16 de Junho, o Selex Galileo ES-05 Raven será mostrado com a aeronave pela primeira vez na Farnborough Air show.
A disponibilidade do novo radar será um fator fundamental na conclusão das negociações da venda de 22 aeronaves Gripen E/F para a Suíça, com os pilotos do país avaliando a tecnologia em ensaios em voo no final de agosto ou início de setembro. A antena pode ser reposicionada para +/- 100˚ para aumentar a cobertura de varredura.
A Saab está agora em “reais” negociações com o governo suíço para chegar a um acordo sobre um valor final do contrato e cronograma de entrega, diz Richard Smith, diretor de marketing da empresa para a Europa. Um acordo básico pode ser assinado no “fim do verão”, diz ele.
Os governos da Suécia e da Suíça assinaram recentemente uma carta de intenções para cooperar no desenvolvimento do Gripen E/F tendo como propósito a compra do modelo pelo último.
O Gripen E/F também é oferecido ao Brasil, disputando com o F/A-18E/F Super Hornet da Boeing e o Dassault Rafale. Smith disse que a Saab também está de olho em oportunidades que possam surgir na Dinamarca e nos Países Baixos: ambos são parceiros do programa F-35. “A decisão suíça criou uma boa plataforma” para futuras vendas da nova versão, ele observa.
FONTE / FOTOS: Flightglobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
O que eu não entendo é o seguinte: se vamos comprar um caça CARO de COMPRAR e MANTER para termos o melhor em nossa defesa, porque não comprarmos o F-35 (5ª geração) em vez do RAFALE (4ª+++ geração), o preço se não me engano é o mesmo…, e TTT só acreditando em Papai Noel, se vamos querer caças que podemos comprar e manter e ainda por cima VOAR e TREINAR a contento, e ainda poderemos aprender fazendo, alem de serem perfeitos para a nossa situação atual na AL (sem ninguém a nos incomodar), porque não comprarmos o GRIPEN NG, pois… Read more »
FLIGHTER, Permita-me discordar de [parte] de sua opinião. O F-18 não é intermediário em todos os sentidos em relação aos outros concorrentes de maneira alguma. Se engana quem pensa “hierarquicamente” em termos qualitativos no FX-2 desta maneira (do mais barato e relativamente efetivo, para o mais): Gripen NG > SH > Rafale. Isso não tem lá muito sentido. A aviônica do SH é extremamente avançada, provavelmente a mais avançada dos três. Porém, não é por isso que o Gripen ou Rafale ficam para trás. A grande desvantagem do Rafale é seu preço. Sobre ser um caça naval, o SH e… Read more »
Caramba, cabe um radome ali? Coisa estranha sô…
E quem tem a moral de contar as pecinhas? Será que dá mais que as de Le Jaquê? 🙂
MiLord Vader,
Tentei visualizar as TRMs na esperança de poder contar, mas a resolução do monitor (de casa e escritório) e a impressão da imagem frustraram minha curiosidade.
Se alguém souber como conseguir uma imagem com melhor definição ou como visualizar esta imagem com mais nitidez, me candidato a contar as TRMs após o trabalho.
Sds,
Ivan, o curioso. 🙂
Ivan, o curioso.
De acordo com a Selex são mil TRM. Você vai contar um por um?
Abs,
Ricardo
E aquele que ninguém sabe ao certo o que é, se demonstrador tecnológioco, se protótipo da nova versão, vai comendo o mercado pelas bordas e aparecendo, enquanto os açodados franceses se enrolam cada vez mais em seu trambolho absurdamente caro e anacrônico. Saab e o consórcio Eurofighter, ao contrário dos franceses, foram mto felizes em perceber que, exceto pelos americanos focados na nova edição da Guerra Fria, há um considerável espaço de manobra no mercado; p/ aeronaves ainda sem radar AESA. O que de certa forma ajuda na hora de pedir dinheiro, em uma Europa mergulhada na crise. Convém não… Read more »
Ricardo, SIM, mas ‘dá p´ra’ contar o total de uma ‘fileira’ e somar os saldos das ‘fileiras’ do mesmo tamanho. É inventário mesmo… rs rs rs. 🙂 A dificuldade é encontrar uma imagem com definição suficiente para ‘ver’ as TRMs. Quanto ao número de módulos de transmissão e recepção, penso que dificilmente chega ao milheiro. Usando o modelo de Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo diria que fica em torno de 900 (novecentos), mais ou menos 6%. Só para lembrar e usar como comparação, transcrevo abaixo o diâmetro das antenas dos radares mecâncos das versões mais antigas dos 3 (três) caças… Read more »
Daglian disse: 9 de julho de 2012 às 2:00
É amigo, não sei dizer porque coloquei “em todos os sentidos”, pois acho os 3 mais ou menos do mesmo nível, um melhor em umas coisas o outro em outras, mas sim queria me referir ao preço, por isso coloquei o F-18 no meio dos dois, quanto ao NG naval, não sei se vão desenvolve-lo. Agora!!!, F-35 muito para nos???, por quase o mesmo preço e manutenção da “JACA”, não sei não???
“Vader disse: 9 de julho de 2012 às 9:49 Caramba, cabe um radome ali? Coisa estranha sô…” Vader, deve caber, senão o avião não chegava à feira: a legenda original da foto de baixo (do avião pousando), que veio do site flightglobal, tinha como data o dia 5. Provavelmente o dia que a aeronave chegou voando para ser exposta nesse evento que começou hoje. Já a foto de cima não faz menção de data. Mas o que deve estar te confundindo é a visão em perspectiva, com o radar mais perto da câmera do que o resto do avião. Além… Read more »
Off topic: Raytheon Award Video
http://vimeo.com/40935850
Muito bom. Vale a pena conferir.
Excelente vídeo Corsario137.
Valeu a dica!
Fernando “Nunão” De Martini disse:
9 de julho de 2012 às 16:15
Ahaha Nunão, entendi sem precisar fazer o experimento (empírico), rsrsrsrs…
Capacidade de abstração? rsrsrsrs… 🙂
Abs.
Off topic: belíssimo video do M-2000
http://www.youtube.com/watch?v=m15Jd1A5OPU&feature=related
Vendo esse vídeo me faz pensar por que os franceses pararam o desenvolvimento do mesmo… Imaginem um -12 (radar AESA; Sensor Fusion, IRST, MAWS, etc…)
[]’s
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