Proposta do F-16 para a Imperial Iranian Air Force (IIAF) antes da Revolução Iraniana de 1979, que provocou a fuga do xá e a instalação do Aiatolá Ruhollah Khomeini como chefe máximo do país. O Irã deveria receber centenas de caças F-16.
O Irã do Xá ficou divido entre o F-15 e o F-14. Na mesma época os israelenses testaram ambas as naves e chegaram a conclusão que o TomCat não prestava(pra eles). Sei de que os oficiais iranianos preferiam o Eagle, mas por pressão americana(USN) optaram pelo F-14. Agora, o F-16 foi unanimidade!
Mas por favor Sr. Editor, não coloca um “veja o que o brazil perdeu…”
Magal
Visitante
12 anos atrás
Só para complementar a informação do artigo. Os primeiros F-16 iranianos acabaram parando em Israel, pois esses já tinham sido encomendados pouco antes da “Revolução”. Tem uma série de livros bem interessantes sobre a F Aérea Iraniana antes e depois da Revolução contados sob o ponto de vista das tripulações dos F-4 / F-5 / F-14 que contam sobre essa história dos F-16. Na verdade os iranianos gostaram muito do F-14 e o que atraiu essa aeronave mais ainda foi a disponibildade do Phoenix, do radar AWG-9 (ultra díficil de “jammear” e é quase que um ‘mini-AEW” , melhores motores… Read more »
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
A necessidade iraniana era evitar os sobrevoos do MiG-25R sobre o Irã. Acho difícil o F-15 com o Sparrow ter chance de pegar um Foxbat voando a mach 2,8 a 24.000 metros. Segundo uma reportagem que saiu na Asas sobre o F-14 na IRIAF durante a guerra Irã-Iraque, mesmo a combinação AWG-9/Phoenix não era garantia de vitória, pois era necessário estar a uma certa velocidade e altitude para fazer o MiG-25 cair no envelope do Phoenix. As vitórias de Israel contra o MiG-25 (modelo P) foram a altitudes relativamente baixas, fora do envelope de voo onde o MiG-25 tem absoluta… Read more »
ricmoriah
Visitante
12 anos atrás
ainda bem que a revolução foi antes de entregarem os caças…
O Irã do Xá ficou divido entre o F-15 e o F-14. Na mesma época os israelenses testaram ambas as naves e chegaram a conclusão que o TomCat não prestava(pra eles). Sei de que os oficiais iranianos preferiam o Eagle, mas por pressão americana(USN) optaram pelo F-14. Agora, o F-16 foi unanimidade!
Mas por favor Sr. Editor, não coloca um “veja o que o brazil perdeu…”
Só para complementar a informação do artigo. Os primeiros F-16 iranianos acabaram parando em Israel, pois esses já tinham sido encomendados pouco antes da “Revolução”. Tem uma série de livros bem interessantes sobre a F Aérea Iraniana antes e depois da Revolução contados sob o ponto de vista das tripulações dos F-4 / F-5 / F-14 que contam sobre essa história dos F-16. Na verdade os iranianos gostaram muito do F-14 e o que atraiu essa aeronave mais ainda foi a disponibildade do Phoenix, do radar AWG-9 (ultra díficil de “jammear” e é quase que um ‘mini-AEW” , melhores motores… Read more »
A necessidade iraniana era evitar os sobrevoos do MiG-25R sobre o Irã. Acho difícil o F-15 com o Sparrow ter chance de pegar um Foxbat voando a mach 2,8 a 24.000 metros. Segundo uma reportagem que saiu na Asas sobre o F-14 na IRIAF durante a guerra Irã-Iraque, mesmo a combinação AWG-9/Phoenix não era garantia de vitória, pois era necessário estar a uma certa velocidade e altitude para fazer o MiG-25 cair no envelope do Phoenix. As vitórias de Israel contra o MiG-25 (modelo P) foram a altitudes relativamente baixas, fora do envelope de voo onde o MiG-25 tem absoluta… Read more »
ainda bem que a revolução foi antes de entregarem os caças…