Atlas, que carregava o mundo nas costas, poderá ser novo nome do A400M
A informação foi divulgada em nota desta sexta-feira, 29 de junho, no blog Ares da Aviation Week. O novo nome deverá substituir a denominação “Grizzly”, ao menos nas forças aéreas do Reino Unido e da França. A data para “rebatizar” o avião nessas forças deverá ser o próximo dia 6 de julho.
Segundo a nota, a decisão já foi tomada no ano passado pela Força Aérea Real Britânica (RAF), embora nem todos os altos oficiais da RAF tenham gostado do nome Atlas”. Entre os desgostosos, estaria o próprio comandante. A novidade é que, agora, os franceses também teriam decidido chamar os seus A400M de Atlas.
Ainda segundo a Aviation Week, a cerimônia que confirmará o nome Atlas no dia 6 será realizada em Farnborough, no Reino Unido. Justamente onde, em 2010, foi cunhado o atual nome “Grizzly”. Será nos bastidores do evento “Royal International Air Tattoo”, na presença de representantes de sete nações parceiras do programa A400M: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Reino Unido e Turquia.
Vale lembrar que Atlas, na mitologia grega, era um gigante que foi condenado por Zeus a carregar o mundo (ou o céu) nas costas. E falando em carregar, recentemente foram realizados testes de carregamento de helicópteros pela aeronave. Exercitou-se embarques de NH90 e de EC725 no compartimento de carga do A400M, respectivamente na Alemanha e na França, como se vê nas fotos abaixo.
FONTES/FOTOS: Aviation Week e Airbus Military
VEJA TAMBÉM:
- Um é pouco, dois é bom, cinco é ensaio em voo
- A400M na Bolívia
- Colocada a pedra fundamental do centro de treinamento francês do A400M
- Voa o 5º A400M
- Airbus devolve investimento feito pela África do Sul no programa A400M
- Airbus Military A400M executa o teste de ingestão de água
- A400M faz reabastecimento em voo
- A400M: definido o acordo definitivo entre os parceiros do programa
- Alívio para o A400M
- EADS propõe substituição da frota de C-130H/C-5A por A400M
- Cockpit do A400M
- Teste de carga do A400M
- Uma visão americana sobre o programa A400M
- Senhor, o A400 vai demorar… mas tem o prato do dia, o A330!
- A400M, o substituto do mito
Eu gostei. Faz até sentido, só que na Mitologia, Atlas foi enganado por Hércules…
Talvez um dia o AMX também ganhe um nome…
Olá Giordani,
Na Itália chamam o AMX de Ghibli. É o tal do vento que vem do mediterrâneo, ou do Adriático, não sei.
Pois é, Giordani.
EMB 110 = Bandeirante
EMB 120 = Brasília
KC-390 = ???
KC-390 GORDO 🙂
Sério, poderia ser…KC-390 Amazonas….ou “Inglesando”, Amazon. 😉
[]’s
Nick,
Amazonas já é o “nick” do C-105 (C-295) da FAB.
Vamos precisar de outro nick…
Falando nisso, os aviões da Embraer criados após a privatização não ganharam mais nomes. Do EMB-145 pra frente nenhum deles. Só os jatinhos executivos tem recebido nomes, mas só da língua inglesa, ao contrário das aeronaves anteriores.
Caro Nunão,
Nem sabia disso heim. =/
Bom já que os concorrentes do KC-390 usam nomes de deuses gregos, podia ser Zeus…. ou… Prometheus, esse já tem até filme. 🙂
[]’s
Nick,
Contando que não seja Sísifo, tá valendo!!!
Poderiam ter chamado o A-400 de Gigant, em referência ao ME-323: os alemães iriam adorar, mas os britânicos, franceses e outros tantos, nem tanto!
Embraer KC-390: Harpia, que é a maior águia brasileira.
O AMeXis deveria se chamar, em tupi guarani, A-1 “Eçaraia…”
Marcos,
Eu posso estar doido mas acho que já existe algo chamado Harpia na FAB. Acho que é um esquadrão.
Belo nome.