SA-8 travando em um Phantom turco
O vídeo acima é citado como sendo um lançador de mísseis SA-8 grego travando em um F-4 Phantom turco. A imagem a curta distância permite identificar a aeronave como um Phantom. A longa distância, a fumaça do motor também denuncia ser um Phantom (ou AMX). Inclinando a cabeça noventa graus para a direita, o vídeo parece fazer mais sentido, pois aparentemente a câmera estava inclinada.
Amigos, boa noite.
Não sou capaz de entender uma palavra do que é dito, mas isso é o que está na descrição do vídeo:
Greek SA-8 AntiAir System locks a Turkish F-4
3:47
Adicionado: 5 meses atrás
De: GreenPanther13
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Ou seja, seria um SA-8 grego, não sírio.
Abraços,
Justin
Truque tolo e inocente.
Os israelenses já faziam isso no Egito.
Mandam um isolado, causa a maior algazarra, todo mundo vem olhar enquanto a força principal vem pelo o outro lado.
Quando o americano invadir aquilo, manda uns dois Phantom drones, o sírios vão chamar até o al-Assad para ver, enquanto isso a OTAN entra pela porta de trás com F-15s, F-16s, Typhoons, Rafales.
Para quê postergar o inevitável?
Realmente Justin. No meio de tanto assunto sobre a derrubada do Phantom turco não percebi que o vídeo falava da rotina turca de invadir os vizinhos.
“A longa distância, a fumaça do motor também denuncia ser um Phantom”
E a qualquer distância, a pífia manobrabilidade demonstrada pelo caça também denuncia ser um Phantom…
Eu não sabia que o Phantom era tão ruim de manobra!
Ruim não, péssimo.
Mas o avião em questão não fazia o que é conhecido por manobrabilidade, estava provocando, ou se passando por isca, enquanto outro avião “chupava” as emissões de radar e as gravava.
Isso é comum em países fronteiriços rivais.
Eu não imaginava o F-4 como um F-16, mas…
SIGINT Roberto?
asbueno disse:
27 de junho de 2012 às 21:27
Eu não sabia que o Phantom era tão ruim de manobra!
Não se ofenda, mas quantos anos tu tens?
Roberto F Santana disse:
27 de junho de 2012 às 21:35
…Isso é comum em países fronteiriços rivais.
RFS,
Certa vez, no meu tempo de S1 na FAB, conversando com um sgtº, ele contou-nos que os argentinos se divertiam “jammeando” as comunicações das FFAA de pindorama…
Também nunca vi.
Tem?
Eu quis dizer outra aeronave, outro tipo, à distância, colhendo as informações, enquanto os idiotas parecem ter captado o único avião do mundo, estão sob a mira de outro, que nem mesmo suspeitam que possa estar ao longe.
Giordani, tenho 44.
Todavia ser ruim de manobra é relativo e eu nunca havia lido uma menção a isso ou, então, não me lembrava.
Como escrevi: não dá para comparar com F-16, Mig-29.
Prezado Giordani RS,
Tinha até uma história, que no tempo da ditadura os Mirage argentinos vinham e tiravam rasantes em Itaipu, não sei se isso é verdade.
Prezado asbueno,
O Phantom só viria a melhorar sua manobrabilidade com os últimos modelos E, com seus slats de manobra, mesmo assim não superou os MiGs no Vietnam e nem no Oriente Médio.
Um ótimo interceptador, porém péssimo no dogfight.
O operador do SA-8 é bom de joystick .
No modo SACLOS visual, em nenhum momento o F-4 sai da distância letal.
Hoje, sistemas mais modernos como o Pantsir e o TOR usam o rastreamento automático e o operador não precisa mais fazer contorcionismo dentro do veículo.
Se a manobrabilidade está relacionada com a capacidade de fugir do SA-8 é só lembrar que o Phantom tem a manobrabilidade de um caça de segunda geração. Contra os mísseis mais modernos nem a manobrabilidade da terceira geração em diante irá fazer diferença.
RFS,
Nunca tinha ouvido falar dessa história(estória) dos deltas hermanos sobre itaipu…se realmente houve, foi invasão do espaço aéreo…mas invasão por invasão, fico com o canberra peruano que caiu em Alegrete…
“Justin Case disse:
27 de junho de 2012 às 20:24
…Não sou capaz de entender uma palavra do que é dito…”
É que eles estão falando grego…literalmente! 🙂
Boa! 🙂
Prezados, que o F-4 é uma aeronave pesada, isso é visível. Os EUA cometeram, entre outras, a besteira de colocá-lo como o principal caça para combater os Mig-21 vietnamitas.
Porém eu nunca li ostensivamente que ele era ruim de manobra.
Roberto, obrigado pelo adendo das últimas versões.