70 anos do primeiro voo do Grumman F6F Hellcat
Em 26 de junho de 1942 voava o primeiro caça Grumman F6F Hellcat, aeronave que mudaria o panorama da guerra no Pacífico. O Hellcat foi desenvolvido para substituir o F4F Wildcat que sofria nas mãos do caça Mitsubishi Zero japonês.
O F6F era um projeto totalmente novo, com motor mais poderoso Pratt & Whitney R-2800 de 2.000 hp. O Hellcat e o Vought F4U Corsair dominaram os céus do Pacífico na segunda metade da Segunda Guerra Mundial.
Aos Hellcats foram creditados 5.271 “kills” enquanto em serviço na US Navy e no USMC, número superior ao obtido por qualquer outra aeronave aliada na guerra.
Foram produzidos 12.275 Hellcats e o avião continuou em serviço militar até 1960, quando deixou as cores da Aviação Naval Uruguaia.
O caça que ganhou a guerra do pacífico.
Bela aeronave.
De certa forma bisavô do Tomcat. Ao menos membro da linhagem.
Na foto acima uma réplica de uma das aeronaves do Cap. David Mc Campbell, Minsi III, o maior dos ases de Hellcat.
P.S. Tenho uma réplica dela na escala 1:72. É notória as linhas robustas da aeronave. Funcional, sem excessos nem carências, feita pra luta sobre o Pacífico, ou seja, resistente e letal. Inspira confiança só de olhar.
O Alte Ozawa enaltecendo as qualidades do Hellcat???????? deixa o Saburo Sakai saber disso………… rsrsrsrsrsss………
abraços.
O último e verdadeiro caça que o uruguay teve…
Mas o F6 fez jus ao seu nome, legítimo Gato do Inferno!
Vassili disse: ______
kkkkkkkkkkkkk ! Caro Vassili, à César o que é de César, ao Hellcat o que é do Hellcat… E o Saburo é meu subalterno… kkkkkkk !