Fumaça 60 anos: encerrando a festa e esta série com os donos da casa
Já era mais do que hora de encerrar esta série do Poder Aéreo, em que cobrimos um dos mais importantes eventos da FAB no ano: o 60º aniversário da “Esquadrilha da Fumaça”, comemorados nos dias 12 e 13 do mês passado. O final da série só veio agora porque novos compromissos, visitando bases e participando de missões para novas matérias nos sites e no próximo número da revista Forças de Defesa, acabaram adiando a edição de imagens para a publicação dessas duas últimas partes da cobertura – justamente as que falam um pouco mais dos “donos da casa”, os aniversariantes.
Esta última parte, dedicada às manobras em solo e no ar do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, abre com a imagem de um dos T-27 Tucano da “Fumaça” num momento especial: “emoldurado” pelas derivas do convidado que mais chamou a atenção pelo ineditismo de sua presença, o caça Super Hornet da Marinha dos EUA. A imagem resume o que foi aquele final de semana, entre chuvas, nuvens e sol, entre exibições de jatos de alta performance e de equipes de demonstração de alta precisão, entre o óleo queimado da fumaça e o cheiro da gasolina e do querosene de aviação, e de Tucanos aparecendo entre as derivas dos jatos de alto desempenho.
E a sequência continua com a decolagem, exibição e pouso na tarde do dia 12, seguida pela decolagem e início da primeira exibição do dia 13, representando o contínuo início e reinício que marca toda a trajetória da “Esquadrilha da Fumaça”, e sua rotina anual de apresentações pelo Brasil e pelo mundo.
Quanto à última apresentação do dia 13, domingo, nós optamos por não fotografá-la: deixamos de trabalhar um pouco para simplesmente desfrutar o momento histórico, apreciando o trabalho do esquadrão no ar, com a sensação de dever cumprido e com muito material para trazer, sobre aqueles dois dias, para os nossos leitores. Material que você pode conferir nos links abaixo sobre tudo que foi destaque naquelas comemorações, e que incluem também a penúltima matéria, resumindo em imagens o que foi a festa de dez anos atrás, em 2002.
Parabéns ao EDA! Vendo novamente como foram as comemorações de 2002 e de 2012, desejamos que os 70 anos, em 2022, venham com ainda mais festa e grandes exibições de novas aeronaves – tanto para os pilotos da “Fumaça” quanto para os dos demais esquadrões da FAB!
VEJA TAMBÉM:
- Fumaça 50 anos – isso mesmo que você leu, 50 anos
- Fumaça 60 anos: a volta dos ‘Halcones’ chilenos a Pirassununga
- Fumaça 60 anos: acrobáticos, fumaceiros, wingwalkers e paraquedistas
- Fumaça 60 anos: Hornet ou Super Hornet?
- Fumaça 60 anos: a vez dos helicópteros do Exército
- Fumaça 60 anos: falando em helicópteros, o show do Black Hawk
- Fumaça 60 anos: quando uma das estrelas da festa virou arquibancada
- Fumaça 60 anos: a vez do transporte
- Fumaça 60 anos: caças da FAB no solo e no céu de Pirassununga
- Fumaça 60 anos: público conhece o P-3AM pela primeira vez
- Fumaça 60 anos: um floco de neve intrigante
- Fumaça 60 anos: o homem que domou o Super Hornet
- Fumaça 60 anos: conheça os Super Hornets que vieram ao Brasil
- Fumaça 60 anos: um ex-’Silent Hornet’ no Brasil?
- Fumaça 60 anos: meu nome é Hornet, Super Hornet
- Fumaça 60 anos: meu nome é Hornet, CF-188 Hornet
- Fumaça 60 anos: the show must go on!