Comandantes brasileiros realizam treinamento em Simulador do Esquilo AS350 B3 na Eurocopter
Instrutores da Helibras disponibilizam testes de capacitação em diversas plantas do grupo
Comandantes de helicópteros da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizaram treinamento de Emergências no Simulador do AS350 – Esquilo, FFS (Full Flight Simulator) Nível B, em operação na American Eurocopter e sob a supervisão da Helibras.
O treinamento aconteceu em Arlington, no Texas, Estados Unidos, e compreendeu aulas teóricas e um módulo prático, ministrado no simulador do AS350 B3. Para essa missão, a American Eurocopter qualificou como instrutores dois pilotos brasileiras da Helibras com mais de 3 mil horas de voo em aeronave Esquilo e, pelo menos, mil horas como instrutor, estando assim capacitados para novos treinamentos.
Para o comandante Fernando Almeida, um dos participantes, além de todas as vantagens, o simulador oferece maior confiança e segurança. “O trabalho realizado com um simulador garante total segurança porque se praticado em uma aeronave real colocaríamos em risco outras pessoas e nós mesmos”, conclui.
Os pilotos foram testados a responder prontamente diversas situações de emergência, como a perda de rotor de cauda, perda do sistema hidráulico, panes no motor, dentre outras dificuldades possíveis. Realizadas em um simulador, as situações enfrentadas são de extrema realidade, e fazem com que os profissionais desenvolvam a capacidade de identificar a questão e aprimorar o senso de reflexo para tomar decisões e implantar uma solução de maneira mais ágil.
A reciclagem e a constante atualização de pilotos e mecânicos são importantíssimas para a manutenção da segurança dos voos e seguem um dos objetivos da Helibras quanto ao suporte e apoio ao cliente. “O treinamento reduz as chances de ocorrência de acidentes. Oferecemos este serviço a nossos clientes, seja por meio de módulos realizados no Centro de Treinamento, em Itajubá (MG), ou em simuladores do Grupo Eurocopter localizados nos Estados Unidos ou na Europa”, explica Cintia Trentini, gerente do Centro de Treinamento da Helibras.
A Cemig, como outras empresas de energia elétrica, utiliza helicópteros em atividades que requerem muita habilidade e perícia dos pilotos, como a inspeção de linhas de transmissão.
DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica
Sendo o Brasil um dos maiores operadores de helicópteros do mundo, ainda não instalaram um simulador de vôo por aqui?
Pois é…
O ideal seria a Helibras ter um simulador desses aqui em Itajubá né? Afinal, o número de aeronaves bem como o de operadores deve/deveria justificar o investimento.
Bom pra Efai que pelos mesmos (USD $ 15.000/18.000, eu estimo aprox. entre passagem/hotel + hora de simulador), consegue vender o excelente curso de treinamento de emergência no HB 350, onde se treina a vera!
Antes que me condenem…
Não que um simulador desses, classe delta, não reproduza fielmente/realisticamente as condições presentes em uma aeronave, porém nunca vi ninguém saíndo borrado (literalmente) de um simulador após uma perda de hidráulico, já no PT-HZE…
Corsário:
Tomou um sustou, hem?!
Marcos, kkkkk…não fui eu não, deixo logo avisado. Mas já recebi a seguinte ligação: – Sr. Corsario, tô levando o fulano pro hospital. – Mas o que ouve? – Ele foi fazer treinamento de emergência no “ZÉ” e passou mal. É normal acontecer isso. Ele achou que o Cmte. Bosco “tava doido”. Tá aqui agora, com taquicardia… -x- Pra quem tem memória… Lembram do esquilo da PM do Rio que foi “abatido” por tiro de favela? O piloto que fez o milagre de pousar disse que só conseguiu fazer a manobra graças ao treinamento de emergência feito no PT-HZE. -x-… Read more »
Caro Corsario137, o que o Cel Bosco faz na EFAI realmente é de arrepiar. O pior é pensar que este treinamento antes era dado para os pilotos da FAB, agora que a grana está (mais) curta…
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Ao pousar cheque o freio, pq senão escorrega!!!
(http://www.flightglobal.com/news/articles/Eurocopter-hit-by-another-emergency-AD-372732/)
Caro Grifo,
Sem dúvida. Mas o que me arrepia mesmo é esse atraso que impuseram as FAAs de impedir que elas façam treinamento de emergência real. Coisa que pelo visto não vai mudar.
Quanto a grana mais curta da FAB, se faltou lá sobrou na MB. Pelo que sei eles fizeram treinamento de emergência ano passado.
Sds.
Caro Corsario137, ao que eu saiba somente os pilotos do GTE estavam fazendo este treinamento. Talvez (e espero) que isto tenha mudado.