Rafale para os EAU: como estão as negociações?
A agência de notícias Reuters, baseada em informações do jornal francês La Tribune, informou no último dia 29 de maio que as negociações entre a França e os Emirados Árabes Unidos (EAU) sobre uma potencial venda de 60 aviões de combate Dassault Rafale para a nação do Golfo estão novamente paralisadas.
As negociações, em curso há vários anos, receberam grande apoio do ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, mas esbarraram, em novembro do ano passado, em criticas públicas de Abu Dhabi sobre o preço do jato. As negociações foram retomadas novamente após este episódio e paralisadas novamente antes das recentes eleições francesas.
Citando fontes da indústria e do governo francês, o La Tribune informou que Abu Dhabi agora parece ter menos pressa para fechar um acordo e estaria avaliando o envolvimento diplomático do novo presidente François Hollande, um socialista que substituiu Sarkozy no governo francês.
A Índia escolheu o Rafale no final de janeiro deste ano após derrotar o Eurofighter Typhoon e espera entrar em negociações exclusivas para um pedido de 126 caças. No entanto, analistas dizem que o acordo também pode ser influenciado pelo resultado das negociações entre a França e Emirados Árabes Unidos.
FONTE: Reuters
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo