Eu tenho uma grande curiosidade para saber o que é a pequena superfície móvel abaixo do LERX, junto à asa (visível aberta na terceira foto). Ela só aparece aberta nas fotos de pouso e/ou decolagem desse modelo do MiG-29.
A princípio parece ser um flape krueger, mas não faz muito sentido num caça, especialmente um equipado com LERX.
Não é não 🙂 O Slat avança para frente. O Flape de bordo de ataque dobra para baixo. Já o flape krueger faz um movimento esquisito de uns 90 graus, abrindo de trás para frente.
Mas eu ainda não estou convencido que aquilo, seja o que for, sirva para aumentar a sustentação durante pousos e decolagens.
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
Depois de uma rápida procurada na rede, me parece que esse dispositivo só é usado nos pousos, com os flapes do bordo de fuga na posição mais baixa.
Em algumas fotos, que infelizmente só mostram o avião de lado, dá para notar que, quando completamente estendido, ele assume uma inclinação semelhante aos flapes de bordo de ataque. Sendo assim, pode acabar sendo um dispositivo para aumentar a sustentação, em condições de pouso.
Mauricio R.
Visitante
12 anos atrás
A peça na altura dos digitos “20” do indicativo “204”???
Não seria um spoiler, p/ afastar o fluxo de ar do trem de pouso principal???
O acionamento do trem de pouso, fica mto perto do flap.
Calma amigo. Esse Slat para virar uma celeuma do tipo “vaporzinho” é um tapinha…
Olha essa imagem. Talvez o nome correto da peça não seja slat, pode até ser um flap do bordo de ataque(com a mesma finalidade do F-111, usava na raiz da asa). Perceba, que pela abertura da peça, a curvatura no local não aumenta. Talvez, pode até ser um simples direcionador do fluxo de ar para a asa…
🙂
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
Sem problemas Giordani 🙂
É que eu me empolguei e agora estou me coçando para saber a função desse trem.
Eu tenho uma grande curiosidade para saber o que é a pequena superfície móvel abaixo do LERX, junto à asa (visível aberta na terceira foto). Ela só aparece aberta nas fotos de pouso e/ou decolagem desse modelo do MiG-29.
A princípio parece ser um flape krueger, mas não faz muito sentido num caça, especialmente um equipado com LERX.
Clésio, é um slat…
Não é não 🙂 O Slat avança para frente. O Flape de bordo de ataque dobra para baixo. Já o flape krueger faz um movimento esquisito de uns 90 graus, abrindo de trás para frente.
Mas eu ainda não estou convencido que aquilo, seja o que for, sirva para aumentar a sustentação durante pousos e decolagens.
Depois de uma rápida procurada na rede, me parece que esse dispositivo só é usado nos pousos, com os flapes do bordo de fuga na posição mais baixa.
Em algumas fotos, que infelizmente só mostram o avião de lado, dá para notar que, quando completamente estendido, ele assume uma inclinação semelhante aos flapes de bordo de ataque. Sendo assim, pode acabar sendo um dispositivo para aumentar a sustentação, em condições de pouso.
A peça na altura dos digitos “20” do indicativo “204”???
Não seria um spoiler, p/ afastar o fluxo de ar do trem de pouso principal???
O acionamento do trem de pouso, fica mto perto do flap.
É essa mesmo Maurício.
Clésio,
Calma amigo. Esse Slat para virar uma celeuma do tipo “vaporzinho” é um tapinha…
Olha essa imagem. Talvez o nome correto da peça não seja slat, pode até ser um flap do bordo de ataque(com a mesma finalidade do F-111, usava na raiz da asa). Perceba, que pela abertura da peça, a curvatura no local não aumenta. Talvez, pode até ser um simples direcionador do fluxo de ar para a asa…
🙂
Sem problemas Giordani 🙂
É que eu me empolguei e agora estou me coçando para saber a função desse trem.
Achei mais duas fotos interessantes. Na primeira, publicada aqui mesmo no poder aéreo, dá para ver que ela avança o suficiente para mandar ar para cima do LERX:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2012/05/MiG-29KUB-3.jpg
Já na segunda, pode-se perceber que a peça é bipartida: http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/1/0/4/1298401.jpg
E agora, é esperar para saber mais detalhes desse mistério de novela mexicana 🙂